Não me parece que a USN tenha intenções de substituir os F-35 pelo NGAD, mas sim os Super Hornet. O custo unitário previsto do NGAD também seria proibitivo para substituir todos os caças da USN (SH + F-35C).
F-35 em segunda-mão não é impossível, mas duvido que a poupança face a F-35A novos compense assim tanto, principalmente se contarmos com um possível upgrade que teriam que receber. De notar que o próprio motor F135 vai receber upgrades, e no futuro poderá surgir uma nova opção de motor (XA100) que se vier a ser integrado no F-35 (ainda não é certo) e vier a ser exportado (idem), poderá ser um game changer, e ainda reduzir custos de operação do F-35.
Também se fala num novo radar (APG-85) para substituir o actual APG-81, nas unidades de produção a partir de 2025.
Ou seja, entre gastar dinheiro num modelo mais antigo, e ter que investir num enorme upgrade, pode ficar quase tão caro como comprar um novo.
Só um parêntesis aqui, os programas NGAD e F/A-XX não partilham 1 avião basicamente comum com versões diferentes para USAF e a USN como aconteceu com o F-35A e C (algo que ambos os ramos, especialmente a USN não quer voltar a ter de todo) se é isso que está a ser implicado no comentário acima. O da USN é um programa de desenvolvimento completamente distinto e tem requisitos diferentes e características diferentes do avião da USAF. Por exemplo se for para substituir o Super-hornet, logo não pode ter preço assim tão proibitivo, i.e. fabricado em maiores quantidades o que o torna logo distinto da USAF (cockpit embutido na fuselagem e focado para missões de longa distancia). A USN não disse que vai substituir o F-35C, no entanto fica em aberto quantas unidades NGAD+F-35C vão partilhar espaço no porta-aviões. Nessa altura a USMC já terão substituídos todos os F/A-18A/C por F-35C há muito. Por isso acho que F-35C usados na FAP vai ser ainda menos difícil que isso.
Desejável? Não. Preferia ter o F-35A com o novo motor adaptativo e fingir que é um Raptor 1/2 mas isso é um pipe dream para mim.

Ver o video abaixo aos 16:00
NGAD USAF
N"j"AD USN