F-35A Lightning II na FAP

• 3966 Respostas
  • 855809 Visualizações
*

mayo

• Investigador
  • 1725
  • Recebeu: 131 vez(es)
  • Enviou: 1668 vez(es)
  • +308/-3086
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3960 em: Novembro 02, 2025, 10:55:16 pm »
Eu não tenho conhecimentos técnicos para escolher o melhor avião.
Baseado no pouco que sei, acho que preferia combater no duo Rafale/drone...trata-se de um conceito novo que ainda não foi testado... tal como o F35 que também nunca foi testado, mas como eu gosto de drones...
Tudo bem, é a tua opinião, que respeito. Obrigado por responderes.

Já agora, só um reparo, se achas que o F-35 e o Rafale nunca foram testados em combate, sugiro que te informes sobre a guerra recente entres Israel e o Irão e sobre os confrontos entre o Paquistão e a India, tudo acontecimentos de 2025. Ou estavas a referir-te especificamente à China e à Rússia?

Eu gostava de te poder responder sobre as experiencias que citaste mas não consigo. Tenho que chamar em meu socorro o nosso amigo Mayo .
Ahah… boa piada… obrigado por dares um toque de humor ao meu Domingo.

Percebo mais de aviação de caça que tu ! E não só !

Já disse aqui que foram os agentes israelitas infiltrados que destruíram a maior parte das defesas AA iranianas !
Depois foi a potencia de carga dos F-15I que fizeram a parte do leão do ataque israelita !

Quando ao clash entre a India e o Paquistão , os aviões não estão em causa, seja o Rafale ou J-10 ! O mesmos era verdade com o F-35 !
Adoro a tua versão revisionista da História, mas tu deixaste de merecer que eu perca o meu tempo contigo há algum tempo. Já nem te insultar tem graça.

Tu tens é medo de debater com alguém que te sabe refutar. Estás habituado a fraquinhos e a aduladores, fica mais fácil para ti, não é ?
foge, foge... :mrgreen:
Tenho que admitir que me enganei àcerca de ti… pensei que estavas a ser irónico quando disseste para debater com o 35. Se achas que, de facto, o homem tem dois neurónios e acreditas no que ele aqui vende, e tão também não mereces o meu respeito… ele anda aqui a vender peixe racista, com discurso de ódio permanente e já toda a gente, menos tu, aparentemente, percebeu que ele vive num mundo alternativo onde os Rafale abateram meia força aérea paquistanesa, as defesas aéreas iranianas foram destruídas pela Mossad e a Rússia é de facto, a vítima que nos teve outra alternativa que não invadir a  a Ucrânia. Tudo isto já foi aqui discutido até à exaustão (basta dares-te ao trabalho de pesquisar aquilo que já foi discutido em múltiplos tópicos, em vez de mandares bocas gratuitas sobre quem tem medo de discutir k quê) e muita gente lhe tentou meter algum juízo, sempre sem sucesso. Aparentemente, ele tem um seguidor. Parabéns, beijinhos e passar bem.

Eu não ando aqui a vender coisa nenhuma ! O que não é o teu caso ! Tambem não ando aqui a mentir !
Acredita  aquilo que quiseres, mas uma coisa é segura, tudo o que eu escrevo aqui , ou é factual ou torna-se realidade quando os propagandistas do costumo já não podem esconder a verdade !
Quando as historias de racismo já te expliquei o que sou  ! Mas bom, um palhaça do teu calibro tem algumas dificuldades á analisar o texto ! 

*

Lampuka

• Investigador
  • 1524
  • Recebeu: 569 vez(es)
  • Enviou: 646 vez(es)
  • +387/-1963
« Responder #3961 em: Hoje às 12:55:30 am »
Ninguém imaginaria a 7 de Janeiro de 2020 que o Trump alguma vez iria ser reeleito.
Não percebi??? Ninguém onde? Deves estar a brincar... com Biden e companhia e sem nenhuma alternativa credível?
Até eu que não os gramo sabia. 🤣
Quanto ao teu jogo das letras, não estás à espera que responda A, certo? Bem me parecia... preferia ir de Tucanito...
Põe lá o H, e podes considerar o EF 5 ou o RAFALE 5. Duas máquinas europeias que vão ficar para durar até aos G6.
Cheira-me a revolução no conceito da aviação de caças e estes vão suportar melhor as novidades.
Depois falamos...
João Pereira

*

Red Baron

• Investigador
  • 3121
  • Recebeu: 715 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +199/-514
« Responder #3962 em: Hoje às 01:11:36 am »
E a pergunta, qual é o melhor avião para Portugal ?

È o F-16V ( upgrade , 2ºmão ou novo ) ! Avião conhecido pela a FAP, barato a hora de voo e para defender o espaço aéreo português, não é preciso mais até.......2045 !

Portugal precisa é de fragatas, S-M e aviões de patrulha marítima para proteger o seu mar !

Quando Portugal decidiu tirar dinheiro dos F-16 para colocar nos KC-390. Chegou a um acordo com a USAF e LM para fazer uma conversão da tape MLU para a TAPE V.
Basta ler os relatórios de exclusão da LPM para perceber o erro que foi. Depois do Kosovo, o não aderir ao F-35 deu uma das mais importantes lições a FAP da sua existência.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Subsea7

*

JohnM

• Investigador
  • 1831
  • Recebeu: 1273 vez(es)
  • Enviou: 561 vez(es)
  • +374/-60
« Responder #3963 em: Hoje às 01:30:54 am »
Ninguém imaginaria a 7 de Janeiro de 2020 que o Trump alguma vez iria ser reeleito.
Não percebi??? Ninguém onde? Deves estar a brincar... com Biden e companhia e sem nenhuma alternativa credível?
Quanto ao teu jogo das letras, não estás à espera que responda A, certo? Bem me parecia... preferia ir de Tucanito...
Põe lá o H, e podes considerar o EF 5 ou o RAFALE 5. Duas máquinas europeias que vão ficar para durar até aos G6.
Cheira-me a revolução no conceito da aviação de caças e estes vão suportar melhor as novidades.
Depois falamos...
Eu, quando não sei, ou me vou informar para saber, ou pergunto a quem sabe, ou fico calado para não parecer burro, mas isso sou eu… caso não saibas, 7 de Janeiro de 2021 é k dia após o assalto ao Capitólio em Washington, não tem rigorosamente nada que ver com k Biden, que só tomou posse a 20 de Janeiro, que o dia de tomada de posse dos presidentes americanos. E posso-te garantir que sim, a 7 da Janeiro de 2021 não passava pela cabeça de ninguém que o Trump pudesse vir a ser reeleito e no e tanto voilá, menos de quatro anos depois aí estava ele de Jô o. A situação geopolítica é uma dama de gostos bastante imprevisíveis e tomar decisão pra a 3@ anos com base na situação presente pode vir a dar problemas…

Quanto às opções, não esperaria que respondesses A) devido ao teu anti-americanismo primário. Aliás as tuas opções já lá estão, som exceção só Tucanito, mas tu és um brincalhão… boa  noite.
« Última modificação: Hoje às 10:10:28 am por JohnM »

*

Lampuka

• Investigador
  • 1524
  • +387/-1963
« Responder #3964 em: Hoje às 08:50:24 am »
Depois falamos...
Eu, quando não sei, ou me vou informar para saber, ou pergunto a quem sabe, ou fico calado para não parecer burro, mas isso sou eu… caso não saibas, 7 de Janeiro de 2020 é k dia após o assalto ao Capitólio em Washington, não tem rigorosamente nada que ver com k Biden, que só tomou posse a 20 de Janeiro, que o dia de tomada de posse dos presidentes americanos. E posso-te garantir que sim, a 7 da Janeiro de 2020 não passava pela cabeça de ninguém que o Trump pudesse vir a ser reeleito e no e tanto voilá, menos de quatro anos depois aí estava ele de Jô o. A situação geopolítica é uma dama de gostos bastante imprevisíveis e tomar decisão pra a 3@ anos com base na situação presente pode vir a dar problemas…

Quanto às opções, não esperaria que respondesses A) devido ao teu anti-americanismo primário. Aliás as tuas opções já lá estão, som exceção só Tucanito, mas tu és um brincalhão… boa  noite.

O ataque ao Capitólio foi em 2021.

"E o burro sou eu???" 🤣🤣🤣

Mas não faz mal, eu nem associei a data ao resto da afirmação, por isso levas a taça.

Na realidade, só após algum tempo vieram os ditos sinais que dariam como certo que só com o aparecimento de alguém novo e credível poderiam evitar o regresso triunfal de Trump.

Já quanto à minha escolha, afinal fizeste juízos à mesma...

Assim não vale, condicionas os restantes participantes.
João Pereira

*

JohnM

• Investigador
  • 1831
  • Recebeu: 1273 vez(es)
  • Enviou: 561 vez(es)
  • +374/-60
« Responder #3965 em: Hoje às 10:16:34 am »
Depois falamos...
Eu, quando não sei, ou me vou informar para saber, ou pergunto a quem sabe, ou fico calado para não parecer burro, mas isso sou eu… caso não saibas, 7 de Janeiro de 2020 é k dia após o assalto ao Capitólio em Washington, não tem rigorosamente nada que ver com k Biden, que só tomou posse a 20 de Janeiro, que o dia de tomada de posse dos presidentes americanos. E posso-te garantir que sim, a 7 da Janeiro de 2020 não passava pela cabeça de ninguém que o Trump pudesse vir a ser reeleito e no e tanto voilá, menos de quatro anos depois aí estava ele de Jô o. A situação geopolítica é uma dama de gostos bastante imprevisíveis e tomar decisão pra a 3@ anos com base na situação presente pode vir a dar problemas…

O ataque ao Capitólio foi em 2021.

"E o burro sou eu???" 🤣🤣🤣

Mas não faz mal, eu nem associei a data ao resto da afirmação, por isso levas a taça.

Na realidade, só após algum tempo vieram os ditos sinais que dariam como certo que só com o aparecimento de alguém novo e credível poderiam evitar o regresso triunfal de Trump.

Já quanto à minha escolha, afinal fizeste juízos à mesma...

Assim não vale, condicionas os restantes participantes.
Peço desculpa, obviamente referia-me a 2021, tens toda a razão, não sei porque é raio de carga d’água disse 2020… o meu ponto mantém-se válido, o que hoje é verdade, daqui a quatro anos pode não k ser, por isso tomar decidisse que vão ter impacto nos próximos 30 anos como base num momento temporal específico é perigoso, porque as coisas mudam rapidamente.

Quanto a tua escolha, julgo que não fiz juízos de valor, tal como não di como legionário. É óbvio que eu sabia que não irias escolher o F-35. Gostaria que me dissesses quais os motivos técnicos por trás dessa decisivo, mas se não quiseres dizer, também não me chateio. Se achas que o Rafael ou o Typhoon garantem maior probabilidade de completar a missão com sucesso e trazer o piloto de volta para casa que o  F-35, por mim tudo bem.

*

Lampuka

• Investigador
  • 1524
  • +387/-1963
« Responder #3966 em: Hoje às 12:32:40 pm »
Os motivos,  mais do que técnicos, é que me cheira a flop...
Tás a ver quando as coisas são boas demais, fazem e acontecem, é só maravilhas...
Mesmo tudo aquilo que se apregoa como dados operacionais comprovados,  são pouco claros.
É certo que muitas vezes são informações sensíveis,  mas noutras alturas também o eram e todos "vimos".
Também considero que nunca tiveram um teste de fogo como por exemplo o RAFALE na Índia,  com partes equilibradas e munidas de equipamentos similares. O Irão, por muito que queiram vender essa ideia,  não é a Rússia ou a China.
Mesmo nos exercícios internacionais,  é sempre tudo muito restrito.
Assim sendo, parece-me que grande parte do "sucesso" comercial advém de muito trabalho diplomático,  manutenção de acordos, obrigações operacionais...
Ao mesmo tempo que se parte sempre do princípio que por ser invisível abate qualquer coisa que apareça e depois escapa.
Pelo que sei, o "escapar" já tem que se lhe diga. Da mesma forma que o invisível,  a partir do momento que abre as portas e dispara, também...
Ao que parece,  os indianos também não "viram" os caças chineses que os abateram. E estes, supostamente,  não seriam stealth. Por isso, haverá certamente maneiras de dar a volta à coisa.
Depois tem a disponibilidade,  o custo,  o custo operacional,  as exigências de manutenção e operacionalidade... tudo discutível.
Abraço
João Pereira