Eu não tenho conhecimentos técnicos para escolher o melhor avião.
Baseado no pouco que sei, acho que preferia combater no duo Rafale/drone...trata-se de um conceito novo que ainda não foi testado... tal como o F35 que também nunca foi testado, mas como eu gosto de drones...
Tudo bem, é a tua opinião, que respeito. Obrigado por responderes.
Já agora, só um reparo, se achas que o F-35 e o Rafale nunca foram testados em combate, sugiro que te informes sobre a guerra recente entres Israel e o Irão e sobre os confrontos entre o Paquistão e a India, tudo acontecimentos de 2025. Ou estavas a referir-te especificamente à China e à Rússia?
Eu gostava de te poder responder sobre as experiencias que citaste mas não consigo. Tenho que chamar em meu socorro o nosso amigo Mayo .
Ahah… boa piada… obrigado por dares um toque de humor ao meu Domingo.
Eu estou a passar um Domingo muito chato, ainda bem que não é o teu caso, graças a mim

Não sou piloto nem nada que se pareça. Presumo que tu o sejas para estares tão à vontade neste tema. Nada melhor que um piloto, sobretudo com experiencia, para debater sobre o melhor avião.
Para além dos aspectos técnicos, existem outros que são muito importantes como aaqueles que referi e que vou aqui repetir pois ninguem os refutou.
./.
Vou agarrar esta frase do JohnM que vem mesmo a calhar :"...Basta ver que quando os americanos pararam de fornecer as atualizações de software para os vetustos F-16 ucranianos para combater as últimas ameaças eletrônicas russas, os aviões nominalmente puderam voar, mas os ucranianos não se atreveram a passar-lo porque estariam muito vulneráveis."Junto os seguintes elementos :
- Os EUA entraram muito tarde na 1ªGuerra Mundial, em abril de 1917 quando a guerra tinha começado em 1914.
- Os EUA entraram igualmente tardiamente na 2ªGuerra Mundial, em dezembro de 1941...ou seja, mais de 2 anos depois do seu inicio.
- Os EUA começaram a reduzir a sua presença militar na frente oriental da Europa. Porquê ?
- Os EUA pela voz do seu presidente afirmaram que se não forem pagos não nos "protegem" e que os russos podem invadir à vontade os mau-pagadores.
- Os tenores do MAGA são anti intervencionistas, ou seja, os EUA não se vão precipitar a entrar numa guerra nuclear contra os russos para proteger a velha Europa.
Concluo : em caso de conflito com os russos, seremos nós europeus na frente do touro e provavelmente estaremos sózinhos. Quem nos garante que os EUA, para se salvaguardar, não fazem a mesma coisa com os nossos F35 ... a mesma coisa que fizeram com os F16 ucranianos ?