Estive ontem a ler sobre a 6a geração. Que Portugal estará mais inclinado a virar-se para o consórcio Itália/Reino Unido/Japão. Que a nível do outro consórcio já existe divisões entre França e Alemanha acerca do peso da aeronave e a que função se destina, existem também divisões acerca dos motores, França quer motores menos potentes ao contrário da Alemanha e pelo que percebi deverá ter a ver com os prazos de entrada da aeronave ao serviço, que mais do que 2040 é uma não questão ou seja não poderá ultrapassar esse prazo, e com ameaças em forma de desabafo por parte da França, que já construíram aeronaves deste calibre, sabem como construir e que na verdade não precisam de estar integrados em consórcio nenhum (as palavras não terão sido estas mas a ideia é esta) para que a aeronave seja uma realidade. O que não impede que nessa situação limite não houvesse integração de outros países no próprio projecto da França.
Enfim... o que vos parece? Bem sei que é tudo muito cru ainda... mas fiquei entusiasmado do que li do projecto do caça 6a geração do consórcio RU/Japão/Itália. Sem painéis físicos, hologramas projectados, realidade aumentada, painéis que compõem o avião serem activos dinamicamente para reduzir a intercepção aos radares inimigos... armas laser, wingmen, avião ligado a IA, travalhar em cloud etc, não sei pareceu-me mais projecto mais guerra das estrelas, mais futurista...se isto vem a ser realidade, se calhar não. Li também que em 2035 seria uma realidade. Duvido muito. Eu percebo 0 do assunto mas gosto muito de seguir e venho aqui quase todos os dias procurar por novidades e gosto de vos ler. O que acham de tudo isto? Tudo isto que escrevi perguntei ao chatgpt

Em relação à substituição dos F-16 enquanto a 6a G não é uma realidade e confesso desde que li acerca da 6a geração (parece que já esqueci o F-35 😂) qual a alternativa a não gastarmos fortunas no F-35A e aguentar por mais 15 anos até à entrada da 6a geração, isto admitindo que haverá alguma realidade em prazos até 2040. Se calhar passa disso. Alguns de nós se calhar já nem seremos vivos, ninguém sabe verdadeiramente o que será uma realidade ou não a 15-20 anos.
Ou seja quais as possibilidades possíveis em cima da mesa? Tirando a compra dos F-35 e a modernização dos F16 para modo Viper, o que nos resta e poderia ser uma opção de contenção até ao 6G?
Obrigado meus senhores