Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

  • 2014 Respostas
  • 297100 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23131
  • Recebeu: 4088 vez(es)
  • Enviou: 2864 vez(es)
  • +2673/-4478
Re: CAS
« Responder #1530 em: Agosto 13, 2024, 12:53:48 pm »

É que, para o Nuno Melo, o desenvolvimento da Indústria de Defesa é importante.
A FAP deve ter isso em conta no seu "Planeamento Estratégico".
Para que o Planeamento não lhe seja feito por outros.

E ele está correto nessa análise. Embora este projecto seja para o mercado civil, pode servir para criar know-how nacional que pode ser aproveitado para a vertente militar (assim como a própria aeronave).
A mesma empresa está igualmente a trabalhar num drone (SAAM - Service for Advanced Air Mobility) que pode ser depois usado para fim militar.

https://www.aeronextportugal.pt/saam
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21364
  • Recebeu: 6896 vez(es)
  • Enviou: 7919 vez(es)
  • +8070/-12628
Re: CAS
« Responder #1531 em: Agosto 13, 2024, 01:14:04 pm »
Que têm esses drones a ver com os mosquitinhos? Tb são feitos pela Embraer?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 5462
  • Recebeu: 3598 vez(es)
  • Enviou: 3021 vez(es)
  • +5959/-3813
Re: CAS
« Responder #1532 em: Agosto 13, 2024, 03:09:32 pm »

É que, para o Nuno Melo, o desenvolvimento da Indústria de Defesa é importante.
A FAP deve ter isso em conta no seu "Planeamento Estratégico".
Para que o Planeamento não lhe seja feito por outros.

E ele está correto nessa análise. Embora este projecto seja para o mercado civil, pode servir para criar know-how nacional que pode ser aproveitado para a vertente militar (assim como a própria aeronave).
A mesma empresa está igualmente a trabalhar num drone (SAAM - Service for Advanced Air Mobility) que pode ser depois usado para fim militar.

https://www.aeronextportugal.pt/saam

Mais do mesmo.

Já existem modelos semelhantes cá e com maior desenvolvimento
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 5462
  • Recebeu: 3598 vez(es)
  • Enviou: 3021 vez(es)
  • +5959/-3813
Re: CAS
« Responder #1533 em: Agosto 13, 2024, 03:13:58 pm »
Aqui os palhaços de serviço, já sonham com 2 esquadras de ST....  :bang: :bang:


             Conhecem a EEA Aircraft?

Eu apostaria que, depois do Super Tucano, este aparelho vai ser o próximo que a FAP não quer mas, misteriosamente, vai comprar.
E que tal certificar e carimbar como "Tested in Combat"? 

                                                                            :bang:

A FAP ainda vai virar uma entidade de certificação de qualidade - como a APCER.


EEA Aircraft
Established in 2022, EEA Aircraft and Maintenance, S.A is the first Portuguese aeronautical OEM (Original Equipment Manufacturer) to develop, industrialize and commercialize the first light regional aircraft for the markets of defence, cargo, emergency, and passenger transportation. LUS 222 will be fully developed from the concept to certification, with CEiiA´s engineering and will be assembled in the first Portuguese assembly line in Ponte de Sor.

Durante muito tempo, eu visitava o Site do CEiiA á procura de uma referência ao (agora chamado) LUS222. Agora já lá está. Penso que podemos considerar que o projecto é para avançar.

Como o ARX da TEKEVER, foi financiado pelo PRR.

Por falar em ARX...
Outro aparelho que a FAP não quer mas vai ter que...

É que, para o Nuno Melo, o desenvolvimento da Indústria de Defesa é importante.
A FAP deve ter isso em conta no seu "Planeamento Estratégico".
Para que o Planeamento não lhe seja feito por outros.

Eu aposto que já deram casas no Brasil a uns Conde Andeiros de cá. E com jacuzi para a Janja levar a amigas
 

*

PTWolf

  • Especialista
  • ****
  • 1093
  • Recebeu: 516 vez(es)
  • Enviou: 2836 vez(es)
  • +1355/-295
Re: CAS
« Responder #1534 em: Agosto 15, 2024, 02:39:54 pm »

É que, para o Nuno Melo, o desenvolvimento da Indústria de Defesa é importante.
A FAP deve ter isso em conta no seu "Planeamento Estratégico".
Para que o Planeamento não lhe seja feito por outros.


mantendo o off-topic: https://www.aeronextportugal.pt/uas-arx
Esta é a versão actual do ARX ou é a 1ª versão que foi mostrada?
E ele está correto nessa análise. Embora este projecto seja para o mercado civil, pode servir para criar know-how nacional que pode ser aproveitado para a vertente militar (assim como a própria aeronave).
A mesma empresa está igualmente a trabalhar num drone (SAAM - Service for Advanced Air Mobility) que pode ser depois usado para fim militar.

https://www.aeronextportugal.pt/saam
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1855
  • Recebeu: 266 vez(es)
  • Enviou: 102 vez(es)
  • +1069/-1843
Re: CAS
« Responder #1535 em: Agosto 15, 2024, 03:56:00 pm »

É que, para o Nuno Melo, o desenvolvimento da Indústria de Defesa é importante.
A FAP deve ter isso em conta no seu "Planeamento Estratégico".
Para que o Planeamento não lhe seja feito por outros.


mantendo o off-topic: https://www.aeronextportugal.pt/uas-arx
Esta é a versão actual do ARX ou é a 1ª versão que foi mostrada?
E ele está correto nessa análise. Embora este projecto seja para o mercado civil, pode servir para criar know-how nacional que pode ser aproveitado para a vertente militar (assim como a própria aeronave).
A mesma empresa está igualmente a trabalhar num drone (SAAM - Service for Advanced Air Mobility) que pode ser depois usado para fim militar.

https://www.aeronextportugal.pt/saam


Não tinha visto este "update" da página do aeronextportugal - obrigado.

As imagens do ARX são da versão mais recente.

Sugiro ir ao Facebook da TEKEVER e encontrar um video recente de uma visita do António Costa, já como presidente da Europa toda, á TEKEVER.
O CEO fala um pouco do ARX.

São três projectos fantásticos.

O "drone" do CEiiA parece que foi feito á medida para a BIMBY.

E isto tudo foi financiado com umas centenas de milhões.

O que é que se conseguiria fazer com 2 Mil Milhões dos 5.5 Mil Milhões que a FAP queria estourar em F-35.

Se TEKEVER e CEiiA tiverem sucesso com estes projectos e mais alguns, os impostos directos e indirectos ao longo de 20 anos pagariam os F-35.

A isso chama-se colocar os bois á frente da carroça.

Ya?

 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 5462
  • Recebeu: 3598 vez(es)
  • Enviou: 3021 vez(es)
  • +5959/-3813
Re: CAS
« Responder #1536 em: Agosto 15, 2024, 06:47:29 pm »

É que, para o Nuno Melo, o desenvolvimento da Indústria de Defesa é importante.
A FAP deve ter isso em conta no seu "Planeamento Estratégico".
Para que o Planeamento não lhe seja feito por outros.


mantendo o off-topic: https://www.aeronextportugal.pt/uas-arx
Esta é a versão actual do ARX ou é a 1ª versão que foi mostrada?
E ele está correto nessa análise. Embora este projecto seja para o mercado civil, pode servir para criar know-how nacional que pode ser aproveitado para a vertente militar (assim como a própria aeronave).
A mesma empresa está igualmente a trabalhar num drone (SAAM - Service for Advanced Air Mobility) que pode ser depois usado para fim militar.

https://www.aeronextportugal.pt/saam


Não tinha visto este "update" da página do aeronextportugal - obrigado.

As imagens do ARX são da versão mais recente.

Sugiro ir ao Facebook da TEKEVER e encontrar um video recente de uma visita do António Costa, já como presidente da Europa toda, á TEKEVER.
O CEO fala um pouco do ARX.

São três projectos fantásticos.

O "drone" do CEiiA parece que foi feito á medida para a BIMBY.

E isto tudo foi financiado com umas centenas de milhões.

O que é que se conseguiria fazer com 2 Mil Milhões dos 5.5 Mil Milhões que a FAP queria estourar em F-35.

Se TEKEVER e CEiiA tiverem sucesso com estes projectos e mais alguns, os impostos directos e indirectos ao longo de 20 anos pagariam os F-35.

A isso chama-se colocar os bois á frente da carroça.

Ya?

Esse milhões que não estourarem em F35 vai ser para esbanjar em tucanitos e outras merdas para sustentar parasitas, segurar tachos e untar mãos nas "relações bilaterais"
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Pneucareca

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21364
  • Recebeu: 6896 vez(es)
  • Enviou: 7919 vez(es)
  • +8070/-12628
Re: CAS
« Responder #1537 em: Agosto 17, 2024, 08:15:56 am »
Tucanitos esse grande designio estratégico para a defesa de Portugal
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 5462
  • Recebeu: 3598 vez(es)
  • Enviou: 3021 vez(es)
  • +5959/-3813
Re: CAS
« Responder #1538 em: Agosto 19, 2024, 05:31:48 pm »
Tucanitos esse grande designio estratégico para a defesa de Portugal

Além mar a sul, já dizem que queremos para patrulha marítima   :bang:

Os C295 mesmo ali a jeito de um upgrade nesse sentido baseado em versões já existentes, seja até contra drones. Nada a inventar a pólvora(seca)

temos de comprar e pronto. Senão fazem birra e é xenofobia
Porque são eles, os outros, que sabem o que precisamos e devemos ter. Nem que mandem um aculturado aficionado dos jogos de vídeo, em troca de um original, que merecia ao menos o respeito de tentar vender o que é seu
« Última modificação: Agosto 19, 2024, 05:34:08 pm por Pescador »
 

*

MMaria

  • Especialista
  • ****
  • 958
  • Recebeu: 136 vez(es)
  • Enviou: 276 vez(es)
  • +36/-1331
Re: CAS
« Responder #1539 em: Agosto 19, 2024, 09:26:08 pm »
A propósito, nota dos castelhanos gaúchos sobre o A-29N:

Embraer invertirá 90 millones de Euros en la empresa portuguesa OGMA para la producción de los nuevos A-29N Super Tucano

https://www.zona-militar.com/2024/08/19/embraer-invertira-90-millones-de-euros-en-la-empresa-portuguesa-ogma-para-la-produccion-de-los-nuevos-a-29n-super-tucano/

Sds
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1413
  • Recebeu: 792 vez(es)
  • Enviou: 799 vez(es)
  • +431/-486
Re: CAS
« Responder #1540 em: Agosto 19, 2024, 09:40:03 pm »
A propósito, nota dos castelhanos gaúchos sobre o A-29N:

Embraer invertirá 90 millones de Euros en la empresa portuguesa OGMA para la producción de los nuevos A-29N Super Tucano

https://www.zona-militar.com/2024/08/19/embraer-invertira-90-millones-de-euros-en-la-empresa-portuguesa-ogma-para-la-produccion-de-los-nuevos-a-29n-super-tucano/

Sds

Ou seja, as OGMA vão montar o A-29 e colocar os rádios e o link 16 e a protecção balística da versão "N", pomposamente indicadora de se destinar à NATO.

E que outros países dessa aliança, além dos trouxas dos tugas, o pensam adquirir??? Que outros negócios estão em pipeline?
Cumprimentos,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pneucareca

*

MMaria

  • Especialista
  • ****
  • 958
  • Recebeu: 136 vez(es)
  • Enviou: 276 vez(es)
  • +36/-1331
Re: CAS
« Responder #1541 em: Agosto 19, 2024, 09:57:38 pm »
E as OGMA vão ganhar 90 mijones para fazer isso.

 :mrgreen:

« Última modificação: Agosto 19, 2024, 09:58:10 pm por MMaria »
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1855
  • Recebeu: 266 vez(es)
  • Enviou: 102 vez(es)
  • +1069/-1843
Re: CAS
« Responder #1542 em: Agosto 19, 2024, 10:34:47 pm »
A propósito, nota dos castelhanos gaúchos sobre o A-29N:

Embraer invertirá 90 millones de Euros en la empresa portuguesa OGMA para la producción de los nuevos A-29N Super Tucano

https://www.zona-militar.com/2024/08/19/embraer-invertira-90-millones-de-euros-en-la-empresa-portuguesa-ogma-para-la-produccion-de-los-nuevos-a-29n-super-tucano/

Sds

Ou seja, as OGMA vão montar o A-29 e colocar os rádios e o link 16 e a protecção balística da versão "N", pomposamente indicadora de se destinar à NATO.

E que outros países dessa aliança, além dos trouxas dos tugas, o pensam adquirir??? Que outros negócios estão em pipeline?


Novamente:

Aconselho aguardar até a notícia ser dada por agências de notícias portuguesas.

Eu acho muita coincidência a Embraer investir 90M para a manutenção dos motores da P&W e agora 90M para os STs.

Mas não se preocupem, eles vêm!
Temos a confirmação de vários foristas muito bem colocados - alguns que passam muito tempo perto da "mesa", em cima da qual o ST está neste momento.

Deixai-os ...     ::)       ...pousaaaaar   ::)
« Última modificação: Agosto 19, 2024, 10:35:52 pm por saabGripen »
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2215
  • Recebeu: 2459 vez(es)
  • Enviou: 3238 vez(es)
  • +5625/-3369
Re: CAS
« Responder #1543 em: Agosto 19, 2024, 11:36:35 pm »
Certo !
Devido a alguns cobardes que andam pela zona de Alfragide.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1855
  • Recebeu: 266 vez(es)
  • Enviou: 102 vez(es)
  • +1069/-1843
Re: CAS
« Responder #1544 em: Agosto 20, 2024, 12:19:19 am »
Certo !
Devido a alguns cobardes que andam pela zona de Alfragide.


Subsea7,

São os mesmos cobardes que vão ditar ao Governo qual o caça a comprar?
Afinal como está esse assunto? Já que o ST, segundo tua informação,  é assunto fechado?

Pelo menos podes dizer se já saiu do carpinteiro a mesa onde vai ser colocado o novo caça para se decidir?

Não?

Ou a FAP está toda de férias?


Agora este emoji é uma homenagem ao Grande Pedroto;

é o emoji "deixa-as pousaaaaar"   ::)
« Última modificação: Agosto 20, 2024, 12:24:40 am por saabGripen »