Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

• 2014 Respostas
  • 297123 Visualizações
*

mafets

• Investigador
  • 9824
  • Recebeu: 3882 vez(es)
  • Enviou: 1180 vez(es)
  • +4128/-7019
Re: CAS
« Responder #1605 em: Setembro 04, 2024, 12:29:22 pm »
Os St vão tanto para Africa como os Merlin ou os Alpha. Aliás, para Africa foram só os 337 faz uns anos e que fazem instrução em Moçambique. Instrução que os St vão fazer desde o dia que chegaram até saírem de serviço. O resto é conversa da treta, típica de políticos, os seus amigos e os carreiristas que são mais que  as mães.   ::)

Saudações

P.S. 3 linhas de montagem para os ST. Enfim...  ::)
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Pescador, goncalobmartins

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23131
  • Recebeu: 4088 vez(es)
  • Enviou: 2864 vez(es)
  • +2673/-4478
« Responder #1606 em: Setembro 04, 2024, 12:51:15 pm »
¿Por qué Portugal quiere cazas hechos en Brasil? Así es el ‘Super Tucano’, el avión que los lusos planean desplegar en África

El país europeo ha seleccionado la aeronave de turbohélice de Embraer para reforzar las capacidades de su Fuerza Aérea. El Gobierno portugués quiere utilizar estas unidades en la misión de Naciones Unidas en República Centroafricana

https://www.infobae.com/espana/2024/07/29/por-que-portugal-quiere-cazas-hechos-en-brasil-asi-es-el-super-tucano-el-avion-que-los-lusos-planean-desplegar-en-africa/

Sds

Então mas saímos de África para voltar a África?
Esta missão vai durar até quando? Se eles não se entendem entre eles, fechem a porta e entreguem a chave.

Bem visto, a missão vai durar até o governo da RCA querer, é um pais com um governo democraticamente eleito reconhecido por os reconhecedores habituais, mas que cada vez mais estreita relações com a Russia.

quando acabar a missao da minusca os tucanos vao servir para serem alugados para passarem baners nas praias portuguesas, ou numa qualquer casa reality show.

e eu até gosto do tucanito...

Eu sei que gostas, mas o resto do pessoal definitivamente não gosta mesmo nada disto:

:arrow: https://www.nytimes.com/2021/06/27/world/asia/russia-mercenaries-central-african-republic.html

:arrow: https://www.cbsnews.com/news/russia-wagner-group-central-african-republic-bambari-massacre-rape-mass-murder/

:arrow: https://www.theguardian.com/world/2023/may/20/russian-mercenaries-behind-slaughter-in-mali-village-un-report-finds

Para mim... nem mais um soldado para África. Pelo menos não a "África" com governos controlados pelos Russos.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

*

Pescador

• Investigador
  • 5462
  • Recebeu: 3598 vez(es)
  • Enviou: 3021 vez(es)
  • +5959/-3813
« Responder #1607 em: Setembro 04, 2024, 03:01:16 pm »
Admito que estou com uma enorme curiosidade por saber qual o valor do contrato e o número de aparelhos a adquirir, isto porque das duas uma, ou um A-29N construido na linha de montagem do Brasil (e em Portugal?)  é substancialmente mais barato do que um A-29 construido em Jacksonville (algo que não acredito) ou então o Nuno Melo e o Miranda Sarmento vão ter um ataque de coração quando lhes chegar a conta...
Estou desconfiado que o valor (presente na LPM) de cerca de 200 milhões de Euros é conversa fiada (ver abaixo).

https://www.dsca.mil/press-media/major-arms-sales/government-nigeria-29-super-tucano-aircraft-weapons-and-associated
https://www.dsca.mil/press-media/major-arms-sales/lebanon-29-super-tucano-aircraft

Vamos lembrar o negócio no Brasil que afundou a empresa de telecomunicações portuguesa A maior da Europa

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Pescador

• Investigador
  • 5462
  • +5959/-3813
« Responder #1608 em: Setembro 04, 2024, 03:06:51 pm »
https://x.com/Drecas_2000/status/1830556513984811040

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/10103-2024-886139746

"Subdelega no Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Guilherme Rosado Cartaxo Alves, os poderes para a prática de todos os atos a realizar no âmbito da Resolução do Conselho de Ministros n.º 88/2024, de 12 de julho."

"A Resolução do Conselho de Ministros n.º 88/2024, de 12 de julho, autoriza, no quadro da cooperação entre República Portuguesa e a República Federativa do Brasil, nos domínios da defesa e segurança, o início das discussões técnicas e negociais, designadamente, com a Embraer, S. A., ao abrigo do disposto na alínea b) do n.º 1 do artigo 346.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, tendo em vista a eventual aquisição pelo Estado Português de aeronaves A-29 Super Tucano e a conceção e o desenvolvimento da sua configuração NATO, bem como a respetiva sustentação logística e uma solução integrada de simulação.

Nos termos do disposto no n.º 2 da referida Resolução do Conselho de Ministros n.º 88/2024, de 12 de julho, o Governo delegou, com faculdade de subdelegação, no membro do Governo responsável pela área da defesa nacional a condução das discussões técnicas e negociais acima referidas.

Assim:

Nos termos do disposto nos artigos 44.º a 47.º do Código do Procedimento Administrativo e no uso dos poderes que me foram delegados pelo n.º 2 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 88/2024, de 12 de julho, determino o seguinte:

1 - Subdelegar no Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Guilherme Rosado Cartaxo Alves, os poderes para a prática de todos os atos a realizar no âmbito das discussões técnicas, designadamente com a Embraer, S. A., ao abrigo do disposto na alínea b) do n.º 1 do artigo 346.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, tendo em vista a eventual aquisição pelo Estado Português de aeronaves A-29 Super Tucano, e a conceção e o desenvolvimento da sua configuração NATO, bem como a respetiva sustentação logística e uma solução integrada de simulação.

2 - Estabelecer que o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Guilherme Rosado Cartaxo Alves, remeta ao meu gabinete, até 31 de dezembro de 2024, um relatório que identifique todos os aspetos relevantes para a eventual aquisição, pelo Estado Português, de aeronaves A-29 Super Tucano, na sua configuração NATO, e a introdução do novo sistema de armas na Força Aérea, a respetiva sustentação logística e uma solução integrada de simulação, com as possíveis opções para decisão, respetivos cronogramas, custos associados e eventual proposta de clausulado contratual.

3 - Fixar que o presente despacho produz efeitos a partir da data da sua assinatura.

14 de agosto de 2024. - O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo."

Não deixa de ser irónico e um pouco maquiavélico que o homem que teve o...
 "sonho meu, sonho meu, vai buscar quem mora longe, sonho meu..." 
 ... de gastar 5.5Bi em F-35 - e divulgou esse sonho provavelmente sem falar antes com o Nuno Melo - recebe agora a ordem do Nuno Melo para lhe apresentar o estudo que vai justificar a compra de Super Tucanos.

Olhem a cara dele:
                                 antes:      ;D
                                 depois:    :mrgreen:

Vamos ver é se o Governo do Nuno Melo dura até o final do ano...

Contar histórias várias não as faz legitimas.
Essa verba dos F35 parece ter sido convenientemente atirada para lançar a confusão.
Destina-se a criar dúvidas, atrasos ou eventual desistência. Muito conveniente aos manos falsos que impingem o seu produto pela mão de vendedores aculturados.

Ninguém acha desperdício 200 M ou mais certamente do que não se vê agora, em tucanitos em vez de resolver a urgente e pertinente questão dos helicópteros?

*

sivispacem

• Investigador
  • 1413
  • Recebeu: 792 vez(es)
  • Enviou: 799 vez(es)
  • +431/-486
« Responder #1609 em: Setembro 04, 2024, 03:29:40 pm »
¿Por qué Portugal quiere cazas hechos en Brasil? Así es el ‘Super Tucano’, el avión que los lusos planean desplegar en África

El país europeo ha seleccionado la aeronave de turbohélice de Embraer para reforzar las capacidades de su Fuerza Aérea. El Gobierno portugués quiere utilizar estas unidades en la misión de Naciones Unidas en República Centroafricana

https://www.infobae.com/espana/2024/07/29/por-que-portugal-quiere-cazas-hechos-en-brasil-asi-es-el-super-tucano-el-avion-que-los-lusos-planean-desplegar-en-africa/

Sds

Então mas saímos de África para voltar a África?
Esta missão vai durar até quando? Se eles não se entendem entre eles, fechem a porta e entreguem a chave.

Bem visto, a missão vai durar até o governo da RCA querer, é um pais com um governo democraticamente eleito reconhecido por os reconhecedores habituais, mas que cada vez mais estreita relações com a Russia.

quando acabar a missao da minusca os tucanos vao servir para serem alugados para passarem baners nas praias portuguesas, ou numa qualquer casa reality show.

e eu até gosto do tucanito...

Eu sei que gostas, mas o resto do pessoal definitivamente não gosta mesmo nada disto:

:arrow: https://www.nytimes.com/2021/06/27/world/asia/russia-mercenaries-central-african-republic.html

:arrow: https://www.cbsnews.com/news/russia-wagner-group-central-african-republic-bambari-massacre-rape-mass-murder/

:arrow: https://www.theguardian.com/world/2023/may/20/russian-mercenaries-behind-slaughter-in-mali-village-un-report-finds

Para mim... nem mais um soldado para África. Pelo menos não a "África" com governos controlados pelos Russos.

Nem mais, a RCA que se entenda, já teve mais do que tempo para isso. Os russos que pacifiquem aquilo, Nunca percebi o motivo de lá termos ido parar, para além de um eventual pedido do Guterres. O que é nós temos a ver com (mais um) Estado falhado naquela zona?? (já sei, agora virão os teóricos das relaçóes internacionais e do apoio aos países de África, PALOPS e EMBRAER botar faladura...)
Mas palpita-me que talvez nãp estejamos muito mais tempo lá.... Será que os Tucanitos podem ser adaptados ao combate a incèndios???  :mrgreen: :mrgreen:

Até os franceses já se pisgaram,
Cumprimentos,

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador, yuwanko

*

P44

• Investigador
  • 21364
  • Recebeu: 6896 vez(es)
  • Enviou: 7919 vez(es)
  • +8070/-12628
« Responder #1610 em: Setembro 04, 2024, 07:06:48 pm »
Mas já se esqueceram do CAS na Lituânia?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

saabGripen

• Investigador
  • 1855
  • Recebeu: 266 vez(es)
  • Enviou: 102 vez(es)
  • +1069/-1843
« Responder #1611 em: Setembro 04, 2024, 07:43:40 pm »
https://x.com/Drecas_2000/status/1830556513984811040

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/10103-2024-886139746

"Subdelega no Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Guilherme Rosado Cartaxo Alves, os poderes para a prática de todos os atos a realizar no âmbito da Resolução do Conselho de Ministros n.º 88/2024, de 12 de julho."

"A Resolução do Conselho de Ministros n.º 88/2024, de 12 de julho, autoriza, no quadro da cooperação entre República Portuguesa e a República Federativa do Brasil, nos domínios da defesa e segurança, o início das discussões técnicas e negociais, designadamente, com a Embraer, S. A., ao abrigo do disposto na alínea b) do n.º 1 do artigo 346.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, tendo em vista a eventual aquisição pelo Estado Português de aeronaves A-29 Super Tucano e a conceção e o desenvolvimento da sua configuração NATO, bem como a respetiva sustentação logística e uma solução integrada de simulação.

Nos termos do disposto no n.º 2 da referida Resolução do Conselho de Ministros n.º 88/2024, de 12 de julho, o Governo delegou, com faculdade de subdelegação, no membro do Governo responsável pela área da defesa nacional a condução das discussões técnicas e negociais acima referidas.

Assim:

Nos termos do disposto nos artigos 44.º a 47.º do Código do Procedimento Administrativo e no uso dos poderes que me foram delegados pelo n.º 2 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 88/2024, de 12 de julho, determino o seguinte:

1 - Subdelegar no Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Guilherme Rosado Cartaxo Alves, os poderes para a prática de todos os atos a realizar no âmbito das discussões técnicas, designadamente com a Embraer, S. A., ao abrigo do disposto na alínea b) do n.º 1 do artigo 346.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, tendo em vista a eventual aquisição pelo Estado Português de aeronaves A-29 Super Tucano, e a conceção e o desenvolvimento da sua configuração NATO, bem como a respetiva sustentação logística e uma solução integrada de simulação.

2 - Estabelecer que o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Guilherme Rosado Cartaxo Alves, remeta ao meu gabinete, até 31 de dezembro de 2024, um relatório que identifique todos os aspetos relevantes para a eventual aquisição, pelo Estado Português, de aeronaves A-29 Super Tucano, na sua configuração NATO, e a introdução do novo sistema de armas na Força Aérea, a respetiva sustentação logística e uma solução integrada de simulação, com as possíveis opções para decisão, respetivos cronogramas, custos associados e eventual proposta de clausulado contratual.

3 - Fixar que o presente despacho produz efeitos a partir da data da sua assinatura.

14 de agosto de 2024. - O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo."

Não deixa de ser irónico e um pouco maquiavélico que o homem que teve o...
 "sonho meu, sonho meu, vai buscar quem mora longe, sonho meu..." 
 ... de gastar 5.5Bi em F-35 - e divulgou esse sonho provavelmente sem falar antes com o Nuno Melo - recebe agora a ordem do Nuno Melo para lhe apresentar o estudo que vai justificar a compra de Super Tucanos.

Olhem a cara dele:
                                 antes:      ;D
                                 depois:    :mrgreen:

Vamos ver é se o Governo do Nuno Melo dura até o final do ano...

Contar histórias várias não as faz legitimas.
Essa verba dos F35 parece ter sido convenientemente atirada para lançar a confusão.
Destina-se a criar dúvidas, atrasos ou eventual desistência. Muito conveniente aos manos falsos que impingem o seu produto pela mão de vendedores aculturados.

Deixa ver se estou a perceber o teu raciocínio "simples e belo"...

O CEMFA lançou a ideia dos 5.5Bi para F-35 para preparar o caminho para uma TROIKA Portugal-Brasil-Suécia para a nossa compra de SAAB Gripen?

Eu alinho nessa.

O CEMFA vai entregar o estudo sobre STs até ao fim do ano.
Depois o Lula vem cá assinar e tratar dos próximos negócios.

Deixa-as pousar...........  ::)
« Última modificação: Setembro 04, 2024, 07:46:16 pm por saabGripen »

*

Pescador

• Investigador
  • 5462
  • +5959/-3813
« Responder #1612 em: Setembro 05, 2024, 07:30:31 pm »
Eu não só alinho mas estou convicto de outra. Existem aculturados e jacarés traidores, movidos por interesses pessoais que metem as suas necessidades acima da necessidade real das FA e do País

*

Pescador

• Investigador
  • 5462
  • +5959/-3813
« Responder #1613 em: Setembro 09, 2024, 06:59:43 pm »
Aproveito para lembrar, quem tiver idade para isso, um negócio de radares quase obsoletos que foram adquiridos, também por civis metidos nas FA e na politica. No caso era, creio, o filho de um deles que estava envolvido numa central de compras
Também serviram bem o País. Como os ST vão  :bang: 

*

P44

• Investigador
  • 21364
  • +8070/-12628
« Responder #1614 em: Setembro 09, 2024, 07:12:47 pm »
Eu não só alinho mas estou convicto de outra. Existem aculturados e jacarés traidores, movidos por interesses pessoais que metem as suas necessidades acima da necessidade real das FA e do País

E o mais triste é que ainda se gabam.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

Pescador

• Investigador
  • 5462
  • +5959/-3813
« Responder #1615 em: Setembro 10, 2024, 12:42:32 pm »
Mas já se esqueceram do CAS na Lituânia?

ora bolas, pois é  :bang: :bang: :bang:

Mas acho que o grande feito dos ST por cá vai ser o combate naval e a caça aos drones marroquinos entre as nuvens
 ;D ;D
« Última modificação: Setembro 10, 2024, 12:44:23 pm por Pescador »

*

sivispacem

• Investigador
  • 1413
  • Recebeu: 792 vez(es)
  • Enviou: 799 vez(es)
  • +431/-486
« Responder #1616 em: Setembro 10, 2024, 02:56:33 pm »
Depressa, vão lá acordar o comissionista da EMBRAER para que os austríacos não cometam este erro!!! Avisem-nos que o A-29 vai ter uma versão NATO.....  ;D ;D

https://theaviationist.com/2024/09/04/austria-considering-joint-m-346-acquisition-with-italy/
Cumprimentos,

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23131
  • Recebeu: 4088 vez(es)
  • Enviou: 2864 vez(es)
  • +2673/-4478
« Responder #1617 em: Setembro 10, 2024, 04:19:33 pm »
Depressa, vão lá acordar o comissionista da EMBRAER para que os austríacos não cometam este erro!!! Avisem-nos que o A-29 vai ter uma versão NATO.....  ;D ;D

https://theaviationist.com/2024/09/04/austria-considering-joint-m-346-acquisition-with-italy/

Os Austriacos não pertencem à OTAN.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

*

P44

• Investigador
  • 21364
  • +8070/-12628
« Responder #1618 em: Setembro 10, 2024, 07:33:06 pm »

Burros neutros então.  Não querem o hiper-mega- phudereitor

*

saabGripen

• Investigador
  • 1855
  • Recebeu: 266 vez(es)
  • Enviou: 102 vez(es)
  • +1069/-1843
« Responder #1619 em: Setembro 10, 2024, 07:46:21 pm »

Burros neutros então.  Não querem o hiper-mega- phudereitor

Ou não.
Os fofistas devem conhecer a propensão da Austria para procurar compras conjuntas com paises amigos.

Mesmo adquirindo 346 em conjunto com a Itália, podem muito bem adquirir Tucanos em conjunto com Portugal.

Desculpem: Queria escrever foristas. Mas decidi deixar assim porque assenta-vos como uma luva.