https://x.com/Drecas_2000/status/1830556513984811040
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/10103-2024-886139746
"Subdelega no Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Guilherme Rosado Cartaxo Alves, os poderes para a prática de todos os atos a realizar no âmbito da Resolução do Conselho de Ministros n.º 88/2024, de 12 de julho."
"A Resolução do Conselho de Ministros n.º 88/2024, de 12 de julho, autoriza, no quadro da cooperação entre República Portuguesa e a República Federativa do Brasil, nos domínios da defesa e segurança, o início das discussões técnicas e negociais, designadamente, com a Embraer, S. A., ao abrigo do disposto na alínea b) do n.º 1 do artigo 346.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, tendo em vista a eventual aquisição pelo Estado Português de aeronaves A-29 Super Tucano e a conceção e o desenvolvimento da sua configuração NATO, bem como a respetiva sustentação logística e uma solução integrada de simulação.
Nos termos do disposto no n.º 2 da referida Resolução do Conselho de Ministros n.º 88/2024, de 12 de julho, o Governo delegou, com faculdade de subdelegação, no membro do Governo responsável pela área da defesa nacional a condução das discussões técnicas e negociais acima referidas.
Assim:
Nos termos do disposto nos artigos 44.º a 47.º do Código do Procedimento Administrativo e no uso dos poderes que me foram delegados pelo n.º 2 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 88/2024, de 12 de julho, determino o seguinte:
1 - Subdelegar no Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Guilherme Rosado Cartaxo Alves, os poderes para a prática de todos os atos a realizar no âmbito das discussões técnicas, designadamente com a Embraer, S. A., ao abrigo do disposto na alínea b) do n.º 1 do artigo 346.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, tendo em vista a eventual aquisição pelo Estado Português de aeronaves A-29 Super Tucano, e a conceção e o desenvolvimento da sua configuração NATO, bem como a respetiva sustentação logística e uma solução integrada de simulação.
2 - Estabelecer que o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Guilherme Rosado Cartaxo Alves, remeta ao meu gabinete, até 31 de dezembro de 2024, um relatório que identifique todos os aspetos relevantes para a eventual aquisição, pelo Estado Português, de aeronaves A-29 Super Tucano, na sua configuração NATO, e a introdução do novo sistema de armas na Força Aérea, a respetiva sustentação logística e uma solução integrada de simulação, com as possíveis opções para decisão, respetivos cronogramas, custos associados e eventual proposta de clausulado contratual.
3 - Fixar que o presente despacho produz efeitos a partir da data da sua assinatura.
14 de agosto de 2024. - O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo."
Não deixa de ser irónico e um pouco maquiavélico que o homem que teve o...
"sonho meu, sonho meu, vai buscar quem mora longe, sonho meu..."
... de gastar 5.5Bi em F-35 - e divulgou esse sonho provavelmente sem falar antes com o Nuno Melo - recebe agora a ordem do Nuno Melo para lhe apresentar o estudo que vai justificar a compra de Super Tucanos.
Olhem a cara dele:
antes: 
depois: 
Vamos ver é se o Governo do Nuno Melo dura até o final do ano...
Contar histórias várias não as faz legitimas.
Essa verba dos F35 parece ter sido convenientemente atirada para lançar a confusão.
Destina-se a criar dúvidas, atrasos ou eventual desistência. Muito conveniente aos manos falsos que impingem o seu produto pela mão de vendedores aculturados.
Ninguém acha desperdício 200 M ou mais certamente do que não se vê agora, em tucanitos em vez de resolver a urgente e pertinente questão dos helicópteros?