Rumores e internet dão quantias entre a meia e as duas dúzias… vamos ver quanto vêm quando a poeira assentar… eu continuo a dizer que há 12 “white tails” em São José dos Campos à espera de comprador e que devem valer uns 180 milhões, se é que me faço entender…
A questão desses supostos 12, é a seguinte:
-Porque é que ninguém pegou neles até agora, seja a FAB, seja para vender a algum dos clientes até agora, como o Uruguai?
-Quanto é que nos iriam realmente custar, tendo em conta que 180M seria para os ditos no se estado actual, ao qual se juntaria um montante mais ou menos avultado para converter/modernizar para a versão N?
Relembro que já se falaram em mil e um valores, entre 180 e 230M. Alguém se admirava que os 180M fosse para a aquisição dos 12 "white tails", e 50M para os converter em A-29N, perfazendo exactamente 230M?
Aqui ninguém acredita que o Uruguai vai comprar 6 ST por 100 milhões, numa versão inferior, e Portugal vai pagar por 12 deles 180M numa versão N.
Também não me surpreendia que a Embraer não quisesse vender esses 12 por 180M, o que explica a forma como os valores continuam incertos, e que por cá ninguém foi capaz de fazer um orçamento.
Quando o 3º programa mais caro da LPM, não tem sequer orçamento fixo (e são atirados ao ar diversos valores), algo de errado não está certo. Noutros programas, o MD faz o orçamento, e os concorrentes têm que tentar fazer propostas para se encaixar dentro dele, neste programa, o orçamento varia consoante o que a Embraer quiser? Que programa mais esquisito.