OK CruzSilva,
O CruzSilva pede, o saabGripen dá.
E esta:
O Tucano não tem radar, mas a TEKEVER produz um SAR e (tão importente/difícil - ou mais) o software que permite transformar os dados do SAR em informação útil.
Lembro-te que SAR é o ideal para ataqua ao solo.
Permite ver por baixo de cobertura vegetal e "mapear" uma zona.
Penso que o alcance deve ser bastante grande porque a TEKEVER pensa colocá-lo em satélites.
Colocálo num ST deverá ser fácil ---- e atrair clientes.
Faz favor de ver:
https://www.tekever.com/news/tekever-expands-its-ar5-drone-capabilities-with-game-changing-synthetic-aperture-radar-sar-technology/
Mais!
Não é divulgado, mas eu apostaria que Drones da Tekever estão a procurar alvos com SAR neste momento na Ucrânia.
E os SAR e o software a ser aperfeiçoado.
Vês a FAP interessada nisto?
Nos powerpoints colocam imágens de Drones Americanos - quando a TEKEVER está para apresentar o ARX qualquer dia destes.
E uma vergonha ou não é?
Só pensam em F-35 usados.
Tudo bem mas aonde está escrito que os Super Tucano vão passar a utilizar esse SAR? A minha questão é esta. E já agora, modificando o nariz do ST é possível o radar funcionar "como deve ser" com hélices a girar à sua frente? Se não, a solução poderia passar por uma cápsula numa estação de armas.
Não sei se me devia meter na vossa discussão mas aqui vai,
O radar SAR por incrível que pareça quanto mais longe melhor funciona (mais detalhe), contudo tanto quanto sei a sua utilidade é mais para reconhecimento do terreno e não é capaz de seguimento de objetos em movimento.
Sobre o A29-N e a utilização de radares, a nova versão NATO vai ter os data links da NATO, e por isso vai permitir usar os dados de radar/sensores de outros meios, penso que está tbm planeado levar um pod qualquer, penso que uma vez com os equipamentos specs NATO poderá levar qualquer armamento equipamento (depois da integração de software feita) disponível (tendo em conta a limitações físicas existentes)
O A29 é bilugar e a versão N vai permitir voar o avião apenas com 1 elemento, libertando o outro lugar para outras funções, até agora ainda não foi confirmado nada mas foi referido isso na apresentação.
PS: Isto não quer dizer que o A-29N servirá para tudo, é bom para instrução avançada (com as limitações de não ser um avião a jato), e é bom para CAS e outro tipo de missões (Reconhecimento, ...) onde o adversário não tenha capacidade anti-aerea. É incapaz de substituir um caça F-16/F-35 ou substituir um Heli Apache em ambientes urbanos por exemplo, cada macaco no seu galho.