Imagino um apache entregando uma bomba guiada por laser/gps ou um maverick a mais de uma dezena de KM de seu alvo. Até foi integrado o míssil de cruzeiro Delilah na Colombia. CAS nem sempre se limita ao "Close". Grande parte das operações COIN na Colômbia foram realizadas a kilometros de distancia com bombas guiadas, bem longe de onde um manpads ou canhão AA consiga chegar.
O futuro do Apache passa por capacidade de ataque à distância. E o Apache tem radar para detetar alvos terretres e aéreos. O Super Tucano tem radar?
Não, mas se é para compararmos tamanhos de pila, é muito mais barato, muito mais barato de operar, mais rápido, menos vulnerável e leva mais munições… mais alguma coisa?
É menos vísivel, rearma e reabastece rapidamente numa FARP que pode ser criada em quase qualquer lugar e vai receber actualizações que lhe vão permitir disparar munições mais avançadas. O Super Tucano tem em curso algum programa de modernização para equipar melhores sensores, motores ou munições/armamento?
Tem.
E Portugal está encarregue de esse programa.
Onde tens andado?
A Embraer, o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA) e as empresas portuguesas Empordef Tecnologias de Informação, S.A. (ETI), GMVIS Skysoft, S.A. (GMV) e OGMA S.A, assinaram, nesta segunda-feira, 24/4, em Lisboa, um Memorando de Entendimento cujo objetivo é o desenvolvimento da Base Tecnológica e Industrial de Defesa de Portugal.
A assinatura ocorreu durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva às instalações das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico da Indústria Aeronáutica de Portugal (OGMA), ocasião em que esteve acompanhado do primeiro-ministro português, António Costa, e do presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto.
Entre seus principais pontos, o memorando destaca o potencial relacionamento estratégico nas áreas de desenvolvimento e integração de sistemas envolvendo o A-29 Super Tucano, em sua recém-lançada versão A-29N, voltada para o atendimento das necessidades de países membros da Organização Tratado do Atlântico Norte (OTAN).