Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

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saabGripen

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Re: CAS
« Responder #1335 em: Julho 01, 2024, 12:15:22 am »
Algumas considerações sobre a aquisição dos Super Tucano.

Torna-se agora óbvio, lendo todas as vossas mensagens, de que a FAP escolheu o ST por ser uma plataforma para formação de pilotos e ao mesmo tempo com capacidade para apoio aéreo próximo. Como já foi dito várias vezes, a capacidade desta aeronave em fazer esta última missão, é (muito) limitada num cenário em que os adversários têm poderio militar semelhante ou próximo ao "nosso". Isto significa que a utilização dos ST em apoio aéreo às nossas forças terrestres ou até navais, dificilmente irá acontecer (e esperemos que não aconteça) num conflito direto com a Rússia. Eventualmente poderão ser úteis na intercepção de veículos aéreos de reconhecimento ou de ataque mas do que sei, os seus sensores não são suficientes para localizar estes alvos sem apoio de meios no solo ou no ar que os conseguem "ver". Mesmo neste último caso, é preciso que a ameaça anti-aérea adversária esteja devidamente distante ou neutralizada (não é por acaso que os ucranianos apenas usam o Yak-52 na província de Odesa). Poderá haver também a possibilidade (agora remota) de utilização dos ST em África - não vou considerar o cenário da RCA pois ali os ST eram comidos ao pequeno almoço pelos sistemas anti-aéreos russos a menos que se pusesse a disparar salvos de foguetes à distância. Eventualmente uma missão em Moçambique para combater terroristas islâmicos? É uma possibilidade bastante remota mas nunca se sabe. Seja como for, na prática o ST provavelmente nunca vai ser usado em missões reais de apoio aéreo próximo.

Uma achega sobre os helicopteros de ataque: muitos andam a anunciar o seu fim e de facto trata-se de um veículo que tem de evoluir para se manter viável no campo de batalha. Relembro que existem programas de modernização que estão a permitir a estes meios manterem-se úteis e o AH-1Z Viper é um dos que está a ser alvo de um programa desse género.

O AH-1Z foi analisado, mas como não era Embraer...Morreu.

Por falar em Z...

Vou sugerir á EMBRAER dar uma designação nova ao ST Português;

SUPER TUCANO A-29 Viper
O Forum Defesa adora tudo que é VIPER.


E a propósito de uma pergunta que me foi feita aqui:
Qual o RCS de um Tucano?

Olha que...   não sei ...
Muito mais baixo que o de um F-16 é de certeza...

E de um Apache tambem...
 

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sivispacem

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Re: CAS
« Responder #1336 em: Julho 01, 2024, 12:42:32 am »
Algumas considerações sobre a aquisição dos Super Tucano.

Torna-se agora óbvio, lendo todas as vossas mensagens, de que a FAP escolheu o ST por ser uma plataforma para formação de pilotos e ao mesmo tempo com capacidade para apoio aéreo próximo. Como já foi dito várias vezes, a capacidade desta aeronave em fazer esta última missão, é (muito) limitada num cenário em que os adversários têm poderio militar semelhante ou próximo ao "nosso". Isto significa que a utilização dos ST em apoio aéreo às nossas forças terrestres ou até navais, dificilmente irá acontecer (e esperemos que não aconteça) num conflito direto com a Rússia. Eventualmente poderão ser úteis na intercepção de veículos aéreos de reconhecimento ou de ataque mas do que sei, os seus sensores não são suficientes para localizar estes alvos sem apoio de meios no solo ou no ar que os conseguem "ver". Mesmo neste último caso, é preciso que a ameaça anti-aérea adversária esteja devidamente distante ou neutralizada (não é por acaso que os ucranianos apenas usam o Yak-52 na província de Odesa). Poderá haver também a possibilidade (agora remota) de utilização dos ST em África - não vou considerar o cenário da RCA pois ali os ST eram comidos ao pequeno almoço pelos sistemas anti-aéreos russos a menos que se pusesse a disparar salvos de foguetes à distância. Eventualmente uma missão em Moçambique para combater terroristas islâmicos? É uma possibilidade bastante remota mas nunca se sabe. Seja como for, na prática o ST provavelmente nunca vai ser usado em missões reais de apoio aéreo próximo.

Uma achega sobre os helicopteros de ataque: muitos andam a anunciar o seu fim e de facto trata-se de um veículo que tem de evoluir para se manter viável no campo de batalha. Relembro que existem programas de modernização que estão a permitir a estes meios manterem-se úteis e o AH-1Z Viper é um dos que está a ser alvo de um programa desse género.

O AH-1Z foi analisado, mas como não era Embraer...Morreu.

Por falar em Z...

Vou sugerir á EMBRAER dar uma designação nova ao ST Português;

SUPER TUCANO A-29 Viper
O Forum Defesa adora tudo que é VIPER.


E a propósito de uma pergunta que me foi feita aqui:
Qual o RCS de um Tucano?

Olha que...   não sei ...
Muito mais baixo que o de um F-16 é de certeza...

E de um Apache tambem...

EU não teria tanta certeza assim.... E depois qualquer um deles pode levar um pod e/ou tem sistemas de ge que obviamente o A-29 não tem.

Saab Gripen.... vá estudar!!!!
« Última modificação: Julho 01, 2024, 10:22:24 am por sivispacem »
Cumprimentos,
 
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Re: CAS
« Responder #1337 em: Julho 01, 2024, 06:35:25 am »
O FD já chegou a Alfragide, a CeiiA e ao MDN, por isso, é normal que este tópico esteja "on fire".
Quando os Tucanos forem abatidos por sistemas Buk, ou semelhante em África, quais são os helis que os vão recuperar, caso ejetem?

É questão falsa.
No dia em que aparecerem BUK perto dos nossos 200 Comandos/Paras, os ditos BUK estarão acompanhados de 1000 Wagners.
E os nossos retiram-se.

Agora hipotéticamente...
Qual o aparelho com uma probabilidade de sobrevivência mais alta que um ST numa área varrida por um BUK?

Deve ser um dos nossos F-16 ou F-35.
É isso?

Apache ou Cobra não é decerteza.

Olá MDN.
Sugiro arranjares um barbeiro melhor.

É.

Qual é a RCS do A-29 Vs o F-35? Não deve ter a menor comparação possível, a começar logo pela hélice do A-29, que se apanha a milhas de distància...
Pode voar baixo? Mas então é apanhado pelos manpads que hoje em dia,  num conflito de média e alta intensidade, são quase munições individuais.
Até mesmo um helicóptero pode ter melhores possibilidades, desde que náo seja nas planícies infindáveis da Ucrânia, sem possibilidade de fazer NOE ou de se esconder em vôo estacionário atrás de um renque de árvores ou meio de uma clareira de uma floresta, por exemplo
E depois o nível de gestáo de informação (Sit. Awareness), de possibilidades de transporte de armamento, etc, etc, não tem comparação. Nem menciono sistemas de auto-protecção e GE, penso ser despiciendo.
Por alguma razão os EUA não os quiseram para sí, não obstante a multiplicidade de teatros de operação em que estão ou estiveram presentes....

É isso.

Quando é que mandam 2 F-16 e 120 técnicos de apoio para dar CAS á FND de 190 soldados na RCA?
Os F-16 vão e depois os Russos mandam o BUK ou é ao contrário?

Tem razão

Os ST ficam reservados para a Lituânia
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: CAS
« Responder #1338 em: Julho 01, 2024, 10:23:26 am »
O FD já chegou a Alfragide, a CeiiA e ao MDN, por isso, é normal que este tópico esteja "on fire".
Quando os Tucanos forem abatidos por sistemas Buk, ou semelhante em África, quais são os helis que os vão recuperar, caso ejetem?

É questão falsa.
No dia em que aparecerem BUK perto dos nossos 200 Comandos/Paras, os ditos BUK estarão acompanhados de 1000 Wagners.
E os nossos retiram-se.

Agora hipotéticamente...
Qual o aparelho com uma probabilidade de sobrevivência mais alta que um ST numa área varrida por um BUK?

Deve ser um dos nossos F-16 ou F-35.
É isso?

Apache ou Cobra não é decerteza.

Olá MDN.
Sugiro arranjares um barbeiro melhor.

É.

Qual é a RCS do A-29 Vs o F-35? Não deve ter a menor comparação possível, a começar logo pela hélice do A-29, que se apanha a milhas de distància...
Pode voar baixo? Mas então é apanhado pelos manpads que hoje em dia,  num conflito de média e alta intensidade, são quase munições individuais.
Até mesmo um helicóptero pode ter melhores possibilidades, desde que náo seja nas planícies infindáveis da Ucrânia, sem possibilidade de fazer NOE ou de se esconder em vôo estacionário atrás de um renque de árvores ou meio de uma clareira de uma floresta, por exemplo
E depois o nível de gestáo de informação (Sit. Awareness), de possibilidades de transporte de armamento, etc, etc, não tem comparação. Nem menciono sistemas de auto-protecção e GE, penso ser despiciendo.
Por alguma razão os EUA não os quiseram para sí, não obstante a multiplicidade de teatros de operação em que estão ou estiveram presentes....

É isso.

Quando é que mandam 2 F-16 e 120 técnicos de apoio para dar CAS á FND de 190 soldados na RCA?
Os F-16 vão e depois os Russos mandam o BUK ou é ao contrário?

Tem razão

Os ST ficam reservados para a Lituânia

Ou Roménia!!!  ;D ;D
Cumprimentos,
 

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Re: CAS
« Responder #1339 em: Julho 01, 2024, 10:36:32 am »
Algumas considerações sobre a aquisição dos Super Tucano.

Torna-se agora óbvio, lendo todas as vossas mensagens, de que a FAP escolheu o ST por ser uma plataforma para formação de pilotos e ao mesmo tempo com capacidade para apoio aéreo próximo. Como já foi dito várias vezes, a capacidade desta aeronave em fazer esta última missão, é (muito) limitada num cenário em que os adversários têm poderio militar semelhante ou próximo ao "nosso". Isto significa que a utilização dos ST em apoio aéreo às nossas forças terrestres ou até navais, dificilmente irá acontecer (e esperemos que não aconteça) num conflito direto com a Rússia. Eventualmente poderão ser úteis na intercepção de veículos aéreos de reconhecimento ou de ataque mas do que sei, os seus sensores não são suficientes para localizar estes alvos sem apoio de meios no solo ou no ar que os conseguem "ver". Mesmo neste último caso, é preciso que a ameaça anti-aérea adversária esteja devidamente distante ou neutralizada (não é por acaso que os ucranianos apenas usam o Yak-52 na província de Odesa). Poderá haver também a possibilidade (agora remota) de utilização dos ST em África - não vou considerar o cenário da RCA pois ali os ST eram comidos ao pequeno almoço pelos sistemas anti-aéreos russos a menos que se pusesse a disparar salvos de foguetes à distância. Eventualmente uma missão em Moçambique para combater terroristas islâmicos? É uma possibilidade bastante remota mas nunca se sabe. Seja como for, na prática o ST provavelmente nunca vai ser usado em missões reais de apoio aéreo próximo.

Uma achega sobre os helicopteros de ataque: muitos andam a anunciar o seu fim e de facto trata-se de um veículo que tem de evoluir para se manter viável no campo de batalha. Relembro que existem programas de modernização que estão a permitir a estes meios manterem-se úteis e o AH-1Z Viper é um dos que está a ser alvo de um programa desse género.

O AH-1Z foi analisado, mas como não era Embraer...Morreu.

Por falar em Z...

Vou sugerir á EMBRAER dar uma designação nova ao ST Português;

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E a propósito de uma pergunta que me foi feita aqui:
Qual o RCS de um Tucano?

Olha que...   não sei ...
Muito mais baixo que o de um F-16 é de certeza...

E de um Apache tambem...

EU não teria tanta certeza assim.... E depois qualquer um deles pode levar um pod e/ou tem sistemas de ge que obviamente o A-29 não tem.

Saab Gripen.... vá estudar!!!!


Obrigado.

Mas tenho que saber o que devo estudar.
Se ler a pergunta original, um pouco mais acima, e a minha resposta vai ver que o seu comentário é um pouco... incoerente.

Sugiro que o colega de forum responda directamente á pergunta "qual aparelho tem um RCS mais baixo - Tucano ou F-16".
Penso que estou em condições de entrar em diálogo sem estudo adicional.
 

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Re: CAS
« Responder #1340 em: Julho 01, 2024, 04:33:47 pm »
Algumas considerações sobre a aquisição dos Super Tucano.

Torna-se agora óbvio, lendo todas as vossas mensagens, de que a FAP escolheu o ST por ser uma plataforma para formação de pilotos e ao mesmo tempo com capacidade para apoio aéreo próximo. Como já foi dito várias vezes, a capacidade desta aeronave em fazer esta última missão, é (muito) limitada num cenário em que os adversários têm poderio militar semelhante ou próximo ao "nosso". Isto significa que a utilização dos ST em apoio aéreo às nossas forças terrestres ou até navais, dificilmente irá acontecer (e esperemos que não aconteça) num conflito direto com a Rússia. Eventualmente poderão ser úteis na intercepção de veículos aéreos de reconhecimento ou de ataque mas do que sei, os seus sensores não são suficientes para localizar estes alvos sem apoio de meios no solo ou no ar que os conseguem "ver". Mesmo neste último caso, é preciso que a ameaça anti-aérea adversária esteja devidamente distante ou neutralizada (não é por acaso que os ucranianos apenas usam o Yak-52 na província de Odesa). Poderá haver também a possibilidade (agora remota) de utilização dos ST em África - não vou considerar o cenário da RCA pois ali os ST eram comidos ao pequeno almoço pelos sistemas anti-aéreos russos a menos que se pusesse a disparar salvos de foguetes à distância. Eventualmente uma missão em Moçambique para combater terroristas islâmicos? É uma possibilidade bastante remota mas nunca se sabe. Seja como for, na prática o ST provavelmente nunca vai ser usado em missões reais de apoio aéreo próximo.

Uma achega sobre os helicopteros de ataque: muitos andam a anunciar o seu fim e de facto trata-se de um veículo que tem de evoluir para se manter viável no campo de batalha. Relembro que existem programas de modernização que estão a permitir a estes meios manterem-se úteis e o AH-1Z Viper é um dos que está a ser alvo de um programa desse género.

O AH-1Z foi analisado, mas como não era Embraer...Morreu.

Por falar em Z...

Vou sugerir á EMBRAER dar uma designação nova ao ST Português;

SUPER TUCANO A-29 Viper
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E a propósito de uma pergunta que me foi feita aqui:
Qual o RCS de um Tucano?

Olha que...   não sei ...
Muito mais baixo que o de um F-16 é de certeza...

E de um Apache tambem...

EU não teria tanta certeza assim.... E depois qualquer um deles pode levar um pod e/ou tem sistemas de ge que obviamente o A-29 não tem.

Saab Gripen.... vá estudar!!!!


Obrigado.

Mas tenho que saber o que devo estudar.
Se ler a pergunta original, um pouco mais acima, e a minha resposta vai ver que o seu comentário é um pouco... incoerente.

Sugiro que o colega de forum responda directamente á pergunta "qual aparelho tem um RCS mais baixo - Tucano ou F-16".
Penso que estou em condições de entrar em diálogo sem estudo adicional.

Comparar o ST com o F16 é coisa de miúdos que só jogam computadores.
A sério, apetece mesmo arrear
 

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Re: CAS
« Responder #1341 em: Julho 01, 2024, 05:45:27 pm »


Penso que estou em condições de entrar em diálogo sem estudo adicional.
[/quote]

O "colega" acha que está sempre em condiçóes de entrar em diálogo. Pena é que na maioria nem saiba bem do que fala. Podia ser uma certa falta de noção. Mas na realidade acho que é pago à palavra, como alguns tradutores....
Cumprimentos,
 

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saabGripen

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Re: CAS
« Responder #1342 em: Julho 01, 2024, 06:08:59 pm »


Penso que estou em condições de entrar em diálogo sem estudo adicional.

O "colega" acha que está sempre em condiçóes de entrar em diálogo. Pena é que na maioria nem saiba bem do que fala. Podia ser uma certa falta de noção. Mas na realidade acho que é pago à palavra, como alguns tradutores....
[/quote]

Já percebi.
Nem sabes o que é o RCS.
Mas foste meter o focinho onde não eras chamado.
 

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sivispacem

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Re: CAS
« Responder #1343 em: Julho 01, 2024, 06:29:48 pm »


Penso que estou em condições de entrar em diálogo sem estudo adicional.

O "colega" acha que está sempre em condiçóes de entrar em diálogo. Pena é que na maioria nem saiba bem do que fala. Podia ser uma certa falta de noção. Mas na realidade acho que é pago à palavra, como alguns tradutores....

Já percebi.
Nem sabes o que é o RCS.
Mas foste meter o focinho onde não eras chamado.
[/quote]

Tu??? Não andámos na mesma escola....

E por acaso o colega é parente próximo do Biden? É que quem fez a pergunta inicial sobre o RCS até fui eu...
Mas deve ser da idade ou da falta de açúcar!!
Cumprimentos,
 

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CruzSilva

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Re: CAS
« Responder #1344 em: Julho 01, 2024, 07:56:59 pm »
Algumas considerações sobre a aquisição dos Super Tucano.

Torna-se agora óbvio, lendo todas as vossas mensagens, de que a FAP escolheu o ST por ser uma plataforma para formação de pilotos e ao mesmo tempo com capacidade para apoio aéreo próximo. Como já foi dito várias vezes, a capacidade desta aeronave em fazer esta última missão, é (muito) limitada num cenário em que os adversários têm poderio militar semelhante ou próximo ao "nosso". Isto significa que a utilização dos ST em apoio aéreo às nossas forças terrestres ou até navais, dificilmente irá acontecer (e esperemos que não aconteça) num conflito direto com a Rússia. Eventualmente poderão ser úteis na intercepção de veículos aéreos de reconhecimento ou de ataque mas do que sei, os seus sensores não são suficientes para localizar estes alvos sem apoio de meios no solo ou no ar que os conseguem "ver". Mesmo neste último caso, é preciso que a ameaça anti-aérea adversária esteja devidamente distante ou neutralizada (não é por acaso que os ucranianos apenas usam o Yak-52 na província de Odesa). Poderá haver também a possibilidade (agora remota) de utilização dos ST em África - não vou considerar o cenário da RCA pois ali os ST eram comidos ao pequeno almoço pelos sistemas anti-aéreos russos a menos que se pusesse a disparar salvos de foguetes à distância. Eventualmente uma missão em Moçambique para combater terroristas islâmicos? É uma possibilidade bastante remota mas nunca se sabe. Seja como for, na prática o ST provavelmente nunca vai ser usado em missões reais de apoio aéreo próximo.

Uma achega sobre os helicopteros de ataque: muitos andam a anunciar o seu fim e de facto trata-se de um veículo que tem de evoluir para se manter viável no campo de batalha. Relembro que existem programas de modernização que estão a permitir a estes meios manterem-se úteis e o AH-1Z Viper é um dos que está a ser alvo de um programa desse género.

O AH-1Z foi analisado, mas como não era Embraer...Morreu.
Dúvido que tivessemos dinheiro para uma aquisição de forma tradicional.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

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saabGripen

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Re: CAS
« Responder #1345 em: Julho 01, 2024, 09:08:55 pm »


Penso que estou em condições de entrar em diálogo sem estudo adicional.

O "colega" acha que está sempre em condiçóes de entrar em diálogo. Pena é que na maioria nem saiba bem do que fala. Podia ser uma certa falta de noção. Mas na realidade acho que é pago à palavra, como alguns tradutores....

Já percebi.
Nem sabes o que é o RCS.
Mas foste meter o focinho onde não eras chamado.

Tu??? Não andámos na mesma escola....

E por acaso o colega é parente próximo do Biden? É que quem fez a pergunta inicial sobre o RCS até fui eu...
Mas deve ser da idade ou da falta de açúcar!!
[/quote]




Ai foste tu...
Não me dou bem com isto da informática.

Nota:
Pessoas que intervêm aqui sobre cobertura de anonimato e de pseudónimos com sivi...
...eu trato por tu - tem paciência.
Porque o anonimato torna-nos todos iguais - e tu não me tratas melhor que eu te trato a ti...   é ou não é?

Vamos falar de hélices.
Se forem de aço não são nada favoráveis a stealth. Mas se forem de materiais compósitos já se comportam bastante melhor. Não devem ser de aço...

Outra vantagem to Tucano em termos de stealth é que é muito mais pequeno que um F-16 ou 35.
O Tamanho conta.

Agora é a tua vez.

« Última modificação: Julho 01, 2024, 09:09:49 pm por saabGripen »
 

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Re: CAS
« Responder #1346 em: Julho 02, 2024, 10:19:18 am »
Não tenho dados sobre o RCS do Tucano por isso não vou falar sobre ele. Vou só deixar uma achega quanto ao RCS dos caças supersónicos. É que os turbofan também têm hélices e elas dão retorno de radar mesmo quando inseridas dentro de um inlet. Imaginem uma bola de golfe atirada com força para dentro do inlet de um caça. Bate em cima, bate em baixo, bate em cima, bate em baixo, bate nas pás e faz o caminho contrário. É o que acomtece com as emissões do radar. É um dos problemas mais difíceis de resolver nos aviões stealth e necessita que as pás e o inlet sejam criados de raíz para reduzir o retorno. O F-16 tem um problema porque aquele inlet é bastante largo e central. É claro que se o turbofan estivesse "à mostra" fora de um inlet o retorno seria maior e mais imediato.
 

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Tikuna

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Re: CAS
« Responder #1347 em: Julho 02, 2024, 05:15:20 pm »
Imagino um apache entregando uma bomba guiada por laser/gps ou um maverick a mais de uma dezena de KM de seu alvo. Até foi integrado o míssil de cruzeiro Delilah na Colombia. CAS nem sempre se limita ao "Close". Grande parte das operações COIN na Colômbia foram realizadas a kilometros de distancia com bombas guiadas, bem longe de onde um manpads ou canhão AA consiga chegar.
« Última modificação: Julho 02, 2024, 08:03:45 pm por Tikuna »
 
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Re: CAS
« Responder #1348 em: Julho 02, 2024, 06:54:40 pm »
Não tenho dados sobre o RCS do Tucano por isso não vou falar sobre ele. Vou só deixar uma achega quanto ao RCS dos caças supersónicos. É que os turbofan também têm hélices e elas dão retorno de radar mesmo quando inseridas dentro de um inlet. Imaginem uma bola de golfe atirada com força para dentro do inlet de um caça. Bate em cima, bate em baixo, bate em cima, bate em baixo, bate nas pás e faz o caminho contrário. É o que acomtece com as emissões do radar. É um dos problemas mais difíceis de resolver nos aviões stealth e necessita que as pás e o inlet sejam criados de raíz para reduzir o retorno. O F-16 tem um problema porque aquele inlet é bastante largo e central. É claro que se o turbofan estivesse "à mostra" fora de um inlet o retorno seria maior e mais imediato.

Não precisas de dados.
Já tens mais conhecimentos sobre o efeito do inlet e das pás sobre o stealth de um avião que 99.95% da população portuguesa.

A maioria dos intervenientes aqui no Forum não têm mais conhecimento acerca de nada que os que tu tens sobre stealth de inlets de motor - e fazem aqui figura de doutorados.

Agora aplica esse conhecimento ao inlet e ao motor de um Tucano e podes "estimar" se o RCS, quanto a isso, é maior ou menor que o de um F-qualquer-coisa
« Última modificação: Julho 02, 2024, 06:56:25 pm por saabGripen »
 

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Re: CAS
« Responder #1349 em: Julho 02, 2024, 08:41:15 pm »
Não tenho dados sobre o RCS do Tucano por isso não vou falar sobre ele. Vou só deixar uma achega quanto ao RCS dos caças supersónicos. É que os turbofan também têm hélices e elas dão retorno de radar mesmo quando inseridas dentro de um inlet. Imaginem uma bola de golfe atirada com força para dentro do inlet de um caça. Bate em cima, bate em baixo, bate em cima, bate em baixo, bate nas pás e faz o caminho contrário. É o que acomtece com as emissões do radar. É um dos problemas mais difíceis de resolver nos aviões stealth e necessita que as pás e o inlet sejam criados de raíz para reduzir o retorno. O F-16 tem um problema porque aquele inlet é bastante largo e central. É claro que se o turbofan estivesse "à mostra" fora de um inlet o retorno seria maior e mais imediato.

Não precisas de dados.
Já tens mais conhecimentos sobre o efeito do inlet e das pás sobre o stealth de um avião que 99.95% da população portuguesa.

A maioria dos intervenientes aqui no Forum não têm mais conhecimento acerca de nada que os que tu tens sobre stealth de inlets de motor - e fazem aqui figura de doutorados.

Agora aplica esse conhecimento ao inlet e ao motor de um Tucano e podes "estimar" se o RCS, quanto a isso, é maior ou menor que o de um F-qualquer-coisa

Como se a RCS fosse apenas derivada do inlet do motor.... no caso do F-16, por exemplo, até há uma pintura e uma canopy que reduzem esses resultados. E depois há os materiais usados na construção dos aviões ("RAM") e a própria forma do avião. ENtre outros....

Mas adiante. Podemos sempre fazer como os espíritos mais garbosos do braziúú e construir um Super Tucano furtivo!!!!
Se calhar são estes os plano de m~edio/longo prazo da EMBRAER para as OGMA....  ;D :mrgreen:

http://sistemasdearmas.com.br/alx/alxmoderniza6clo.html
Cumprimentos,