Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

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Lampuka

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Re: CAS
« Responder #1350 em: Julho 02, 2024, 08:59:09 pm »
Furtivo não sei, mas furtar é uma das nossas especialidades 😂😉
E ainda damos lições de moral 😇😱
João Pereira
 

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CruzSilva

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Re: CAS
« Responder #1351 em: Julho 02, 2024, 09:14:29 pm »
Imagino um apache entregando uma bomba guiada por laser/gps ou um maverick a mais de uma dezena de KM de seu alvo. Até foi integrado o míssil de cruzeiro Delilah na Colombia. CAS nem sempre se limita ao "Close". Grande parte das operações COIN na Colômbia foram realizadas a kilometros de distancia com bombas guiadas, bem longe de onde um manpads ou canhão AA consiga chegar.
O futuro do Apache passa por capacidade de ataque à distância. E o Apache tem radar para detetar alvos terretres e aéreos. O Super Tucano tem radar?
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

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JohnM

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Re: CAS
« Responder #1352 em: Julho 02, 2024, 09:16:57 pm »
Imagino um apache entregando uma bomba guiada por laser/gps ou um maverick a mais de uma dezena de KM de seu alvo. Até foi integrado o míssil de cruzeiro Delilah na Colombia. CAS nem sempre se limita ao "Close". Grande parte das operações COIN na Colômbia foram realizadas a kilometros de distancia com bombas guiadas, bem longe de onde um manpads ou canhão AA consiga chegar.
O futuro do Apache passa por capacidade de ataque à distância. E o Apache tem radar para detetar alvos terretres e aéreos. O Super Tucano tem radar?
Não, mas se é para compararmos tamanhos de pila, é muito mais barato, muito mais barato de operar, mais rápido, menos vulnerável e leva mais munições… mais alguma coisa?
« Última modificação: Julho 02, 2024, 09:19:13 pm por JohnM »
 

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saabGripen

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Re: CAS
« Responder #1353 em: Julho 02, 2024, 09:22:38 pm »
Não tenho dados sobre o RCS do Tucano por isso não vou falar sobre ele. Vou só deixar uma achega quanto ao RCS dos caças supersónicos. É que os turbofan também têm hélices e elas dão retorno de radar mesmo quando inseridas dentro de um inlet. Imaginem uma bola de golfe atirada com força para dentro do inlet de um caça. Bate em cima, bate em baixo, bate em cima, bate em baixo, bate nas pás e faz o caminho contrário. É o que acomtece com as emissões do radar. É um dos problemas mais difíceis de resolver nos aviões stealth e necessita que as pás e o inlet sejam criados de raíz para reduzir o retorno. O F-16 tem um problema porque aquele inlet é bastante largo e central. É claro que se o turbofan estivesse "à mostra" fora de um inlet o retorno seria maior e mais imediato.

Não precisas de dados.
Já tens mais conhecimentos sobre o efeito do inlet e das pás sobre o stealth de um avião que 99.95% da população portuguesa.

A maioria dos intervenientes aqui no Forum não têm mais conhecimento acerca de nada que os que tu tens sobre stealth de inlets de motor - e fazem aqui figura de doutorados.

Agora aplica esse conhecimento ao inlet e ao motor de um Tucano e podes "estimar" se o RCS, quanto a isso, é maior ou menor que o de um F-qualquer-coisa

Como se a RCS fosse apenas derivada do inlet do motor.... no caso do F-16, por exemplo, até há uma pintura e uma canopy que reduzem esses resultados. E depois há os materiais usados na construção dos aviões ("RAM") e a própria forma do avião. ENtre outros....

Mas adiante. Podemos sempre fazer como os espíritos mais garbosos do braziúú e construir um Super Tucano furtivo!!!!
Se calhar são estes os plano de m~edio/longo prazo da EMBRAER para as OGMA....  ;D :mrgreen:

http://sistemasdearmas.com.br/alx/alxmoderniza6clo.html


Os planos de curto prazo passam pela FAP ter 22 Tucanos.
Furtivos ou não.

Deves responder á pergunta:

Qual tem RCS mais baixio:
Tucano ou F-16?

É o Tucano.
 

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CruzSilva

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Re: CAS
« Responder #1354 em: Julho 02, 2024, 09:23:24 pm »
Imagino um apache entregando uma bomba guiada por laser/gps ou um maverick a mais de uma dezena de KM de seu alvo. Até foi integrado o míssil de cruzeiro Delilah na Colombia. CAS nem sempre se limita ao "Close". Grande parte das operações COIN na Colômbia foram realizadas a kilometros de distancia com bombas guiadas, bem longe de onde um manpads ou canhão AA consiga chegar.
O futuro do Apache passa por capacidade de ataque à distância. E o Apache tem radar para detetar alvos terretres e aéreos. O Super Tucano tem radar?
Não, mas se é para compararmos tamanhos de pila, é muito mais barato, muito mais barato de operar, mais rápido, menos vulnerável e leva mais munições… mais alguma coisa?
É menos vísivel, rearma e reabastece rapidamente numa FARP que pode ser criada em quase qualquer lugar e vai receber actualizações que lhe vão permitir disparar munições mais avançadas. O Super Tucano tem em curso algum programa de modernização para equipar melhores sensores, motores ou munições/armamento?
« Última modificação: Julho 02, 2024, 09:23:50 pm por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

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Re: CAS
« Responder #1355 em: Julho 02, 2024, 09:27:23 pm »
Imagino um apache entregando uma bomba guiada por laser/gps ou um maverick a mais de uma dezena de KM de seu alvo. Até foi integrado o míssil de cruzeiro Delilah na Colombia. CAS nem sempre se limita ao "Close". Grande parte das operações COIN na Colômbia foram realizadas a kilometros de distancia com bombas guiadas, bem longe de onde um manpads ou canhão AA consiga chegar.
O futuro do Apache passa por capacidade de ataque à distância. E o Apache tem radar para detetar alvos terretres e aéreos. O Super Tucano tem radar?
Não, mas se é para compararmos tamanhos de pila, é muito mais barato, muito mais barato de operar, mais rápido, menos vulnerável e leva mais munições… mais alguma coisa?
É menos vísivel, rearma e reabastece rapidamente numa FARP que pode ser criada em quase qualquer lugar e vai receber actualizações que lhe vão permitir disparar munições mais avançadas. O Super Tucano tem em curso algum programa de modernização para equipar melhores sensores, motores ou munições/armamento?
Continua a ser muito mais vulnerável e caro de operar… e a ser mais lento a atender a situações… os sensores que o ST transporta são os necessários para a sua missão… como qualquer aeronave, incluindo Apache, podem ser sempre modernizado e substituídos por outros mais adequados ao que o cliente quiser…
 

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saabGripen

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Re: CAS
« Responder #1356 em: Julho 02, 2024, 09:28:57 pm »
Imagino um apache entregando uma bomba guiada por laser/gps ou um maverick a mais de uma dezena de KM de seu alvo. Até foi integrado o míssil de cruzeiro Delilah na Colombia. CAS nem sempre se limita ao "Close". Grande parte das operações COIN na Colômbia foram realizadas a kilometros de distancia com bombas guiadas, bem longe de onde um manpads ou canhão AA consiga chegar.
O futuro do Apache passa por capacidade de ataque à distância. E o Apache tem radar para detetar alvos terretres e aéreos. O Super Tucano tem radar?
Não, mas se é para compararmos tamanhos de pila, é muito mais barato, muito mais barato de operar, mais rápido, menos vulnerável e leva mais munições… mais alguma coisa?
É menos vísivel, rearma e reabastece rapidamente numa FARP que pode ser criada em quase qualquer lugar e vai receber actualizações que lhe vão permitir disparar munições mais avançadas. O Super Tucano tem em curso algum programa de modernização para equipar melhores sensores, motores ou munições/armamento?

Tem.
E Portugal está encarregue de esse programa.
Onde tens andado?


A Embraer, o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA) e as empresas portuguesas Empordef Tecnologias de Informação, S.A. (ETI), GMVIS Skysoft, S.A. (GMV) e OGMA S.A, assinaram, nesta segunda-feira, 24/4, em Lisboa, um Memorando de Entendimento cujo objetivo é o desenvolvimento da Base Tecnológica e Industrial de Defesa de Portugal.

A assinatura ocorreu durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva às instalações das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico da Indústria Aeronáutica de Portugal (OGMA), ocasião em que esteve acompanhado do primeiro-ministro português, António Costa, e do presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto.

Entre seus principais pontos, o memorando destaca o potencial relacionamento estratégico nas áreas de desenvolvimento e integração de sistemas envolvendo o A-29 Super Tucano, em sua recém-lançada versão A-29N, voltada para o atendimento das necessidades de países membros da Organização Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
 

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CruzSilva

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Re: CAS
« Responder #1357 em: Julho 02, 2024, 09:30:10 pm »
Imagino um apache entregando uma bomba guiada por laser/gps ou um maverick a mais de uma dezena de KM de seu alvo. Até foi integrado o míssil de cruzeiro Delilah na Colombia. CAS nem sempre se limita ao "Close". Grande parte das operações COIN na Colômbia foram realizadas a kilometros de distancia com bombas guiadas, bem longe de onde um manpads ou canhão AA consiga chegar.
O futuro do Apache passa por capacidade de ataque à distância. E o Apache tem radar para detetar alvos terretres e aéreos. O Super Tucano tem radar?
Não, mas se é para compararmos tamanhos de pila, é muito mais barato, muito mais barato de operar, mais rápido, menos vulnerável e leva mais munições… mais alguma coisa?
É menos vísivel, rearma e reabastece rapidamente numa FARP que pode ser criada em quase qualquer lugar e vai receber actualizações que lhe vão permitir disparar munições mais avançadas. O Super Tucano tem em curso algum programa de modernização para equipar melhores sensores, motores ou munições/armamento?
Continua a ser muito mais vulnerável e caro de operar… e a ser mais lento a atender a situações… os sensores que o ST transporta são os necessários para a sua missão… como qualquer aeronave, incluindo Apache, podem ser sempre modernizado e substituídos por outros mais adequados ao que o cliente quiser…
Não respondeste à minha pergunta pelo que vou reformular: há planos para modernizar o Super Tucano e o tornar mais viável? Os helicópteros de ataque vão deixar de ser meras plataformas de apoio aéreo e vão ter capacidades ar-ar significativas. Se me disseres que existe um plano para modernizar o Super Tucano eu dou-te toda a razão.
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Re: CAS
« Responder #1358 em: Julho 02, 2024, 09:31:56 pm »


E porque é que comparam Tucanos com Apaches se vamos ter 22 Tucanos e zero Apaches?

É só para brincar?
 

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Re: CAS
« Responder #1359 em: Julho 02, 2024, 09:33:54 pm »
Imagino um apache entregando uma bomba guiada por laser/gps ou um maverick a mais de uma dezena de KM de seu alvo. Até foi integrado o míssil de cruzeiro Delilah na Colombia. CAS nem sempre se limita ao "Close". Grande parte das operações COIN na Colômbia foram realizadas a kilometros de distancia com bombas guiadas, bem longe de onde um manpads ou canhão AA consiga chegar.
O futuro do Apache passa por capacidade de ataque à distância. E o Apache tem radar para detetar alvos terretres e aéreos. O Super Tucano tem radar?
Não, mas se é para compararmos tamanhos de pila, é muito mais barato, muito mais barato de operar, mais rápido, menos vulnerável e leva mais munições… mais alguma coisa?
É menos vísivel, rearma e reabastece rapidamente numa FARP que pode ser criada em quase qualquer lugar e vai receber actualizações que lhe vão permitir disparar munições mais avançadas. O Super Tucano tem em curso algum programa de modernização para equipar melhores sensores, motores ou munições/armamento?
Continua a ser muito mais vulnerável e caro de operar… e a ser mais lento a atender a situações… os sensores que o ST transporta são os necessários para a sua missão… como qualquer aeronave, incluindo Apache, podem ser sempre modernizado e substituídos por outros mais adequados ao que o cliente quiser…
Não respondeste à minha pergunta pelo que vou reformular: há planos para modernizar o Super Tucano e o tornar mais viável? Os helicópteros de ataque vão deixar de ser meras plataformas de apoio aéreo e vão ter capacidades ar-ar significativas. Se me disseres que existe um plano para modernizar o Super Tucano eu dou-te toda a razão.

Então lê o meu post anterior a este e dá-me toda a razão, se não te importas...
 

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Re: CAS
« Responder #1360 em: Julho 02, 2024, 09:34:41 pm »


Deviamos estar a ver a bola ... mas pronto...
 

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Re: CAS
« Responder #1361 em: Julho 02, 2024, 09:35:27 pm »
Imagino um apache entregando uma bomba guiada por laser/gps ou um maverick a mais de uma dezena de KM de seu alvo. Até foi integrado o míssil de cruzeiro Delilah na Colombia. CAS nem sempre se limita ao "Close". Grande parte das operações COIN na Colômbia foram realizadas a kilometros de distancia com bombas guiadas, bem longe de onde um manpads ou canhão AA consiga chegar.
O futuro do Apache passa por capacidade de ataque à distância. E o Apache tem radar para detetar alvos terretres e aéreos. O Super Tucano tem radar?
Não, mas se é para compararmos tamanhos de pila, é muito mais barato, muito mais barato de operar, mais rápido, menos vulnerável e leva mais munições… mais alguma coisa?
É menos vísivel, rearma e reabastece rapidamente numa FARP que pode ser criada em quase qualquer lugar e vai receber actualizações que lhe vão permitir disparar munições mais avançadas. O Super Tucano tem em curso algum programa de modernização para equipar melhores sensores, motores ou munições/armamento?
Continua a ser muito mais vulnerável e caro de operar… e a ser mais lento a atender a situações… os sensores que o ST transporta são os necessários para a sua missão… como qualquer aeronave, incluindo Apache, podem ser sempre modernizado e substituídos por outros mais adequados ao que o cliente quiser…
Não respondeste à minha pergunta pelo que vou reformular: há planos para modernizar o Super Tucano e o tornar mais viável? Os helicópteros de ataque vão deixar de ser meras plataformas de apoio aéreo e vão ter capacidades ar-ar significativas. Se me disseres que existe um plano para modernizar o Super Tucano eu dou-te toda a razão.

Então lê o meu post anterior a este e dá-me toda a razão, se não te importas...
A tua mensagem não diz nada em concreto, é mero memorando. É só paleio. Estou a falar de um plano, algo concreto tipo: o Super Tucano vai poder fazer isto ou aquilo.

Sabendo o que vai mudar no Super Tucano podemos perceber se o avião vale a pena ou não.
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Re: CAS
« Responder #1362 em: Julho 02, 2024, 09:44:21 pm »
Imagino um apache entregando uma bomba guiada por laser/gps ou um maverick a mais de uma dezena de KM de seu alvo. Até foi integrado o míssil de cruzeiro Delilah na Colombia. CAS nem sempre se limita ao "Close". Grande parte das operações COIN na Colômbia foram realizadas a kilometros de distancia com bombas guiadas, bem longe de onde um manpads ou canhão AA consiga chegar.
O futuro do Apache passa por capacidade de ataque à distância. E o Apache tem radar para detetar alvos terretres e aéreos. O Super Tucano tem radar?
Não, mas se é para compararmos tamanhos de pila, é muito mais barato, muito mais barato de operar, mais rápido, menos vulnerável e leva mais munições… mais alguma coisa?
É menos vísivel, rearma e reabastece rapidamente numa FARP que pode ser criada em quase qualquer lugar e vai receber actualizações que lhe vão permitir disparar munições mais avançadas. O Super Tucano tem em curso algum programa de modernização para equipar melhores sensores, motores ou munições/armamento?
Continua a ser muito mais vulnerável e caro de operar… e a ser mais lento a atender a situações… os sensores que o ST transporta são os necessários para a sua missão… como qualquer aeronave, incluindo Apache, podem ser sempre modernizado e substituídos por outros mais adequados ao que o cliente quiser…
Não respondeste à minha pergunta pelo que vou reformular: há planos para modernizar o Super Tucano e o tornar mais viável? Os helicópteros de ataque vão deixar de ser meras plataformas de apoio aéreo e vão ter capacidades ar-ar significativas. Se me disseres que existe um plano para modernizar o Super Tucano eu dou-te toda a razão.

Então lê o meu post anterior a este e dá-me toda a razão, se não te importas...
A tua mensagem não diz nada em concreto, é mero memorando. É só paleio. Estou a falar de um plano, algo concreto tipo: o Super Tucano vai poder fazer isto ou aquilo.

Sabendo o que vai mudar no Super Tucano podemos perceber se o avião vale a pena ou não.
Já que não gostaste da resposta do SaabGripen, deixa-me responder com outra pergunta: que modernização farias ao A-29N? Já é das melhores plataformas para CAS em ambientes permissivos e semi-permissivos, que é a utilização planeada, vai ser preciso modernizar exatamente o quê neste momento? Daqui a 10 ou 15 anos não sei…até lá não me doa a cabeça…
 

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saabGripen

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Re: CAS
« Responder #1363 em: Julho 02, 2024, 09:45:50 pm »
Imagino um apache entregando uma bomba guiada por laser/gps ou um maverick a mais de uma dezena de KM de seu alvo. Até foi integrado o míssil de cruzeiro Delilah na Colombia. CAS nem sempre se limita ao "Close". Grande parte das operações COIN na Colômbia foram realizadas a kilometros de distancia com bombas guiadas, bem longe de onde um manpads ou canhão AA consiga chegar.
O futuro do Apache passa por capacidade de ataque à distância. E o Apache tem radar para detetar alvos terretres e aéreos. O Super Tucano tem radar?
Não, mas se é para compararmos tamanhos de pila, é muito mais barato, muito mais barato de operar, mais rápido, menos vulnerável e leva mais munições… mais alguma coisa?
É menos vísivel, rearma e reabastece rapidamente numa FARP que pode ser criada em quase qualquer lugar e vai receber actualizações que lhe vão permitir disparar munições mais avançadas. O Super Tucano tem em curso algum programa de modernização para equipar melhores sensores, motores ou munições/armamento?
Continua a ser muito mais vulnerável e caro de operar… e a ser mais lento a atender a situações… os sensores que o ST transporta são os necessários para a sua missão… como qualquer aeronave, incluindo Apache, podem ser sempre modernizado e substituídos por outros mais adequados ao que o cliente quiser…
Não respondeste à minha pergunta pelo que vou reformular: há planos para modernizar o Super Tucano e o tornar mais viável? Os helicópteros de ataque vão deixar de ser meras plataformas de apoio aéreo e vão ter capacidades ar-ar significativas. Se me disseres que existe um plano para modernizar o Super Tucano eu dou-te toda a razão.

Então lê o meu post anterior a este e dá-me toda a razão, se não te importas...
A tua mensagem não diz nada em concreto, é mero memorando. É só paleio. Estou a falar de um plano, algo concreto tipo: o Super Tucano vai poder fazer isto ou aquilo.

Sabendo o que vai mudar no Super Tucano podemos perceber se o avião vale a pena ou não.


É incorrecto.

Tu deves ver se vale a pena vendo o que ele já tem.
É ir ao site da EMBRAER e ver Sensores e Armamento já certificado.

E uma coisa que os "Helicópteristas" aqui do Forum não referem;
O ST tem "Ejection Seats" e os vossos Helis não.
 

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saabGripen

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Re: CAS
« Responder #1364 em: Julho 02, 2024, 09:47:46 pm »
Imagino um apache entregando uma bomba guiada por laser/gps ou um maverick a mais de uma dezena de KM de seu alvo. Até foi integrado o míssil de cruzeiro Delilah na Colombia. CAS nem sempre se limita ao "Close". Grande parte das operações COIN na Colômbia foram realizadas a kilometros de distancia com bombas guiadas, bem longe de onde um manpads ou canhão AA consiga chegar.
O futuro do Apache passa por capacidade de ataque à distância. E o Apache tem radar para detetar alvos terretres e aéreos. O Super Tucano tem radar?
Não, mas se é para compararmos tamanhos de pila, é muito mais barato, muito mais barato de operar, mais rápido, menos vulnerável e leva mais munições… mais alguma coisa?
É menos vísivel, rearma e reabastece rapidamente numa FARP que pode ser criada em quase qualquer lugar e vai receber actualizações que lhe vão permitir disparar munições mais avançadas. O Super Tucano tem em curso algum programa de modernização para equipar melhores sensores, motores ou munições/armamento?

Tem.
E Portugal está encarregue de esse programa.
Onde tens andado?


A Embraer, o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA) e as empresas portuguesas Empordef Tecnologias de Informação, S.A. (ETI), GMVIS Skysoft, S.A. (GMV) e OGMA S.A, assinaram, nesta segunda-feira, 24/4, em Lisboa, um Memorando de Entendimento cujo objetivo é o desenvolvimento da Base Tecnológica e Industrial de Defesa de Portugal.

A assinatura ocorreu durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva às instalações das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico da Indústria Aeronáutica de Portugal (OGMA), ocasião em que esteve acompanhado do primeiro-ministro português, António Costa, e do presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto.

Entre seus principais pontos, o memorando destaca o potencial relacionamento estratégico nas áreas de desenvolvimento e integração de sistemas envolvendo o A-29 Super Tucano, em sua recém-lançada versão A-29N, voltada para o atendimento das necessidades de países membros da Organização Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

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