Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

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Re: CAS
« Responder #1365 em: Julho 02, 2024, 09:51:25 pm »
 

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CruzSilva

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Re: CAS
« Responder #1366 em: Julho 02, 2024, 09:54:04 pm »
Imagino um apache entregando uma bomba guiada por laser/gps ou um maverick a mais de uma dezena de KM de seu alvo. Até foi integrado o míssil de cruzeiro Delilah na Colombia. CAS nem sempre se limita ao "Close". Grande parte das operações COIN na Colômbia foram realizadas a kilometros de distancia com bombas guiadas, bem longe de onde um manpads ou canhão AA consiga chegar.
O futuro do Apache passa por capacidade de ataque à distância. E o Apache tem radar para detetar alvos terretres e aéreos. O Super Tucano tem radar?
Não, mas se é para compararmos tamanhos de pila, é muito mais barato, muito mais barato de operar, mais rápido, menos vulnerável e leva mais munições… mais alguma coisa?
É menos vísivel, rearma e reabastece rapidamente numa FARP que pode ser criada em quase qualquer lugar e vai receber actualizações que lhe vão permitir disparar munições mais avançadas. O Super Tucano tem em curso algum programa de modernização para equipar melhores sensores, motores ou munições/armamento?
Continua a ser muito mais vulnerável e caro de operar… e a ser mais lento a atender a situações… os sensores que o ST transporta são os necessários para a sua missão… como qualquer aeronave, incluindo Apache, podem ser sempre modernizado e substituídos por outros mais adequados ao que o cliente quiser…
Não respondeste à minha pergunta pelo que vou reformular: há planos para modernizar o Super Tucano e o tornar mais viável? Os helicópteros de ataque vão deixar de ser meras plataformas de apoio aéreo e vão ter capacidades ar-ar significativas. Se me disseres que existe um plano para modernizar o Super Tucano eu dou-te toda a razão.

Então lê o meu post anterior a este e dá-me toda a razão, se não te importas...
A tua mensagem não diz nada em concreto, é mero memorando. É só paleio. Estou a falar de um plano, algo concreto tipo: o Super Tucano vai poder fazer isto ou aquilo.

Sabendo o que vai mudar no Super Tucano podemos perceber se o avião vale a pena ou não.
Já que não gostaste da resposta do SaabGripen, deixa-me responder com outra pergunta: que modernização farias ao A-29N? Já é das melhores plataformas para CAS em ambientes permissivos e semi-permissivos, que é a utilização planeada, vai ser preciso modernizar exatamente o quê neste momento? Daqui a 10 ou 15 anos não sei…até lá não me doa a cabeça…
Não gostei nem desgostei da resposta do SaabGripen - não percebo porque estás a levar a questão para o pessoal.

Modernização que eu faria: tentar que avião passasse a fazer apoio aéreo melhor em ambientes pouco ou nada permissivos e até fora desse espectro, conseguir abater uns aviões adversários.

Especificamente tentava que o avião passasse a ter radar, pudesse utilizar mais munições/armamento/sensores. Capsúlas avançadas seria especiamente interessante. Melhores motores para atingir mais velocidade e aceleração.

A utilização planeada de que falas nunca ou pelo menos dificilmente vai ser colocada em prática e tu sabes.

Imagino um apache entregando uma bomba guiada por laser/gps ou um maverick a mais de uma dezena de KM de seu alvo. Até foi integrado o míssil de cruzeiro Delilah na Colombia. CAS nem sempre se limita ao "Close". Grande parte das operações COIN na Colômbia foram realizadas a kilometros de distancia com bombas guiadas, bem longe de onde um manpads ou canhão AA consiga chegar.
O futuro do Apache passa por capacidade de ataque à distância. E o Apache tem radar para detetar alvos terretres e aéreos. O Super Tucano tem radar?
Não, mas se é para compararmos tamanhos de pila, é muito mais barato, muito mais barato de operar, mais rápido, menos vulnerável e leva mais munições… mais alguma coisa?
É menos vísivel, rearma e reabastece rapidamente numa FARP que pode ser criada em quase qualquer lugar e vai receber actualizações que lhe vão permitir disparar munições mais avançadas. O Super Tucano tem em curso algum programa de modernização para equipar melhores sensores, motores ou munições/armamento?
Continua a ser muito mais vulnerável e caro de operar… e a ser mais lento a atender a situações… os sensores que o ST transporta são os necessários para a sua missão… como qualquer aeronave, incluindo Apache, podem ser sempre modernizado e substituídos por outros mais adequados ao que o cliente quiser…
Não respondeste à minha pergunta pelo que vou reformular: há planos para modernizar o Super Tucano e o tornar mais viável? Os helicópteros de ataque vão deixar de ser meras plataformas de apoio aéreo e vão ter capacidades ar-ar significativas. Se me disseres que existe um plano para modernizar o Super Tucano eu dou-te toda a razão.

Então lê o meu post anterior a este e dá-me toda a razão, se não te importas...
A tua mensagem não diz nada em concreto, é mero memorando. É só paleio. Estou a falar de um plano, algo concreto tipo: o Super Tucano vai poder fazer isto ou aquilo.

Sabendo o que vai mudar no Super Tucano podemos perceber se o avião vale a pena ou não.


É incorrecto.

Tu deves ver se vale a pena vendo o que ele já tem.
É ir ao site da EMBRAER e ver Sensores e Armamento já certificado.

E uma coisa que os "Helicópteristas" aqui do Forum não referem;
O ST tem "Ejection Seats" e os vossos Helis não.
O Super Tucano não tem radar e não lança veículos não tripulados - só para citar dois exemplos.
« Última modificação: Julho 02, 2024, 11:17:48 pm por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

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saabGripen

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Re: CAS
« Responder #1367 em: Julho 02, 2024, 10:19:33 pm »
OK CruzSilva,

O CruzSilva pede, o saabGripen dá.

E esta:
O Tucano não tem radar, mas a TEKEVER produz um SAR e (tão importente/difícil - ou mais) o software que permite transformar os dados do SAR em informação útil.
Lembro-te que SAR é o ideal para ataqua ao solo.
Permite ver por baixo de cobertura vegetal e "mapear" uma zona.

Penso que o alcance deve ser bastante grande porque a TEKEVER pensa colocá-lo em satélites.

Colocálo num ST deverá ser fácil ---- e atrair clientes.

Faz favor de ver:

https://www.tekever.com/news/tekever-expands-its-ar5-drone-capabilities-with-game-changing-synthetic-aperture-radar-sar-technology/
« Última modificação: Julho 02, 2024, 10:21:21 pm por saabGripen »
 

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Re: CAS
« Responder #1368 em: Julho 02, 2024, 10:25:52 pm »
OK CruzSilva,

O CruzSilva pede, o saabGripen dá.

E esta:
O Tucano não tem radar, mas a TEKEVER produz um SAR e (tão importente/difícil - ou mais) o software que permite transformar os dados do SAR em informação útil.
Lembro-te que SAR é o ideal para ataqua ao solo.
Permite ver por baixo de cobertura vegetal e "mapear" uma zona.

Penso que o alcance deve ser bastante grande porque a TEKEVER pensa colocá-lo em satélites.

Colocálo num ST deverá ser fácil ---- e atrair clientes.

Faz favor de ver:

https://www.tekever.com/news/tekever-expands-its-ar5-drone-capabilities-with-game-changing-synthetic-aperture-radar-sar-technology/


Mais!

Não é divulgado, mas eu apostaria que Drones da Tekever estão a procurar alvos com SAR neste momento na Ucrânia.
E os SAR e o software a ser aperfeiçoado.

Vês a FAP interessada nisto?
Nos powerpoints colocam imágens de Drones Americanos - quando a TEKEVER está para apresentar o ARX qualquer dia destes.

E uma vergonha ou não é?

Só pensam em F-35 usados.
 

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CruzSilva

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Re: CAS
« Responder #1369 em: Julho 02, 2024, 11:20:38 pm »
OK CruzSilva,

O CruzSilva pede, o saabGripen dá.

E esta:
O Tucano não tem radar, mas a TEKEVER produz um SAR e (tão importente/difícil - ou mais) o software que permite transformar os dados do SAR em informação útil.
Lembro-te que SAR é o ideal para ataqua ao solo.
Permite ver por baixo de cobertura vegetal e "mapear" uma zona.

Penso que o alcance deve ser bastante grande porque a TEKEVER pensa colocá-lo em satélites.

Colocálo num ST deverá ser fácil ---- e atrair clientes.

Faz favor de ver:

https://www.tekever.com/news/tekever-expands-its-ar5-drone-capabilities-with-game-changing-synthetic-aperture-radar-sar-technology/


Mais!

Não é divulgado, mas eu apostaria que Drones da Tekever estão a procurar alvos com SAR neste momento na Ucrânia.
E os SAR e o software a ser aperfeiçoado.

Vês a FAP interessada nisto?
Nos powerpoints colocam imágens de Drones Americanos - quando a TEKEVER está para apresentar o ARX qualquer dia destes.

E uma vergonha ou não é?

Só pensam em F-35 usados.
Tudo bem mas aonde está escrito que os Super Tucano vão passar a utilizar esse SAR? A minha questão é esta. E já agora, modificando o nariz do ST é possível o radar funcionar "como deve ser" com hélices a girar à sua frente? Se não, a solução poderia passar por uma cápsula numa estação de armas.
« Última modificação: Julho 02, 2024, 11:40:57 pm por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

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Re: CAS
« Responder #1370 em: Julho 02, 2024, 11:28:25 pm »
OK CruzSilva,

O CruzSilva pede, o saabGripen dá.

E esta:
O Tucano não tem radar, mas a TEKEVER produz um SAR e (tão importente/difícil - ou mais) o software que permite transformar os dados do SAR em informação útil.
Lembro-te que SAR é o ideal para ataqua ao solo.
Permite ver por baixo de cobertura vegetal e "mapear" uma zona.

Penso que o alcance deve ser bastante grande porque a TEKEVER pensa colocá-lo em satélites.

Colocálo num ST deverá ser fácil ---- e atrair clientes.

Faz favor de ver:

https://www.tekever.com/news/tekever-expands-its-ar5-drone-capabilities-with-game-changing-synthetic-aperture-radar-sar-technology/


Mais!

Não é divulgado, mas eu apostaria que Drones da Tekever estão a procurar alvos com SAR neste momento na Ucrânia.
E os SAR e o software a ser aperfeiçoado.

Vês a FAP interessada nisto?
Nos powerpoints colocam imágens de Drones Americanos - quando a TEKEVER está para apresentar o ARX qualquer dia destes.

E uma vergonha ou não é?

Só pensam em F-35 usados.
Tudo bem mas aonde está escrito que os Super Tucano vão passar a utilizar esse SAR? A minha questão é esta. E já agora, modificando o nariz do ST é possível o radar funcionar "como deve ser" com hélices a girar à sua frente? Se não, a solução poderia passar por uma capsúla numa estação de armas.


Estou-te a ver CS.
Estás aqui no gozo.
Boa.

No nariz.
Hahahaha.
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Re: CAS
« Responder #1371 em: Julho 02, 2024, 11:40:04 pm »
OK CruzSilva,

O CruzSilva pede, o saabGripen dá.

E esta:
O Tucano não tem radar, mas a TEKEVER produz um SAR e (tão importente/difícil - ou mais) o software que permite transformar os dados do SAR em informação útil.
Lembro-te que SAR é o ideal para ataqua ao solo.
Permite ver por baixo de cobertura vegetal e "mapear" uma zona.

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Não é divulgado, mas eu apostaria que Drones da Tekever estão a procurar alvos com SAR neste momento na Ucrânia.
E os SAR e o software a ser aperfeiçoado.

Vês a FAP interessada nisto?
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E uma vergonha ou não é?

Só pensam em F-35 usados.
Tudo bem mas aonde está escrito que os Super Tucano vão passar a utilizar esse SAR? A minha questão é esta. E já agora, modificando o nariz do ST é possível o radar funcionar "como deve ser" com hélices a girar à sua frente? Se não, a solução poderia passar por uma capsúla numa estação de armas.


Estou-te a ver CS.
Estás aqui no gozo.
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os_pero

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Re: CAS
« Responder #1372 em: Julho 03, 2024, 12:21:32 am »
OK CruzSilva,

O CruzSilva pede, o saabGripen dá.

E esta:
O Tucano não tem radar, mas a TEKEVER produz um SAR e (tão importente/difícil - ou mais) o software que permite transformar os dados do SAR em informação útil.
Lembro-te que SAR é o ideal para ataqua ao solo.
Permite ver por baixo de cobertura vegetal e "mapear" uma zona.

Penso que o alcance deve ser bastante grande porque a TEKEVER pensa colocá-lo em satélites.

Colocálo num ST deverá ser fácil ---- e atrair clientes.

Faz favor de ver:

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E os SAR e o software a ser aperfeiçoado.

Vês a FAP interessada nisto?
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E uma vergonha ou não é?

Só pensam em F-35 usados.
Tudo bem mas aonde está escrito que os Super Tucano vão passar a utilizar esse SAR? A minha questão é esta. E já agora, modificando o nariz do ST é possível o radar funcionar "como deve ser" com hélices a girar à sua frente? Se não, a solução poderia passar por uma cápsula numa estação de armas.

Não sei se me devia meter na vossa discussão mas aqui vai,

O radar SAR por incrível que pareça quanto mais longe melhor funciona (mais detalhe), contudo tanto quanto sei a sua utilidade é mais para reconhecimento do terreno e não é capaz de seguimento de objetos em movimento.

Sobre o A29-N e a utilização de radares, a nova versão NATO vai ter os data links da NATO, e por isso vai permitir usar os dados de radar/sensores de outros meios, penso que está tbm planeado levar um pod qualquer, penso que uma vez com os equipamentos specs NATO poderá levar qualquer armamento equipamento (depois da integração de software feita) disponível (tendo em conta a limitações físicas existentes)

O A29 é bilugar e a versão N vai permitir voar o avião apenas com 1 elemento, libertando o outro lugar para outras funções, até agora ainda não foi confirmado nada mas foi referido isso na apresentação.

PS: Isto não quer dizer que o A-29N servirá para tudo, é bom para instrução avançada (com as limitações de não ser um avião a jato), e é bom para CAS e outro tipo de missões (Reconhecimento, ...) onde o adversário não tenha capacidade anti-aerea. É incapaz de substituir um caça F-16/F-35 ou substituir um Heli Apache em ambientes urbanos por exemplo, cada macaco no seu galho.
« Última modificação: Julho 03, 2024, 09:53:32 am por os_pero »
 

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saabGripen

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Re: CAS
« Responder #1373 em: Julho 03, 2024, 08:58:01 am »
OK CruzSilva,

O CruzSilva pede, o saabGripen dá.

E esta:
O Tucano não tem radar, mas a TEKEVER produz um SAR e (tão importente/difícil - ou mais) o software que permite transformar os dados do SAR em informação útil.
Lembro-te que SAR é o ideal para ataqua ao solo.
Permite ver por baixo de cobertura vegetal e "mapear" uma zona.

Penso que o alcance deve ser bastante grande porque a TEKEVER pensa colocá-lo em satélites.

Colocálo num ST deverá ser fácil ---- e atrair clientes.

Faz favor de ver:

https://www.tekever.com/news/tekever-expands-its-ar5-drone-capabilities-with-game-changing-synthetic-aperture-radar-sar-technology/


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Não é divulgado, mas eu apostaria que Drones da Tekever estão a procurar alvos com SAR neste momento na Ucrânia.
E os SAR e o software a ser aperfeiçoado.

Vês a FAP interessada nisto?
Nos powerpoints colocam imágens de Drones Americanos - quando a TEKEVER está para apresentar o ARX qualquer dia destes.

E uma vergonha ou não é?

Só pensam em F-35 usados.
Tudo bem mas aonde está escrito que os Super Tucano vão passar a utilizar esse SAR? A minha questão é esta. E já agora, modificando o nariz do ST é possível o radar funcionar "como deve ser" com hélices a girar à sua frente? Se não, a solução poderia passar por uma capsúla numa estação de armas.


Estou-te a ver CS.
Estás aqui no gozo.
Boa.

No nariz.
Hahahaha.
Essa é boa.
Queres responder ou queres discutir semânticas? Desculpa se não usei aspas.

Não se trata de aspas.
Trata-se de não saberes que o SAR da Tekever (e, penso eu, a maioria deles) são "sideways-looking radars".
Se abriste o link que mandei, o SAR é aquele painel preto na lateral do drone.
Seria assim que se colocaria num Tucano.

O artigo da TEKEVER dá-lhe um alcance de 40km mas como um Tucano gera mais potência eléctrica, eu diria que poderia ter uma versão com alcance superior.

O Tucano também poderia funcionar com um AR5 ou AR3 com SAR e EO/IR como "loyal wingman".

Refiro que o F-22 tinha um radar AESA optimizado para Ar-Ar.
Numa modernização, foi acrescentada a função SAR ao radar e o F-22 passou a poder fazer Ar-Terra com "Terrain Mapping".

Vou dizer outra vez;
F-35 é bom para o "Show-off" da FAP.
Tucano é bom para o desenvolvimento da nossa indústria de defesa.

Próxima pergunta.
 

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Re: CAS
« Responder #1374 em: Julho 03, 2024, 10:15:26 am »
OK CruzSilva,

O CruzSilva pede, o saabGripen dá.

E esta:
O Tucano não tem radar, mas a TEKEVER produz um SAR e (tão importente/difícil - ou mais) o software que permite transformar os dados do SAR em informação útil.
Lembro-te que SAR é o ideal para ataqua ao solo.
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Penso que o alcance deve ser bastante grande porque a TEKEVER pensa colocá-lo em satélites.

Colocálo num ST deverá ser fácil ---- e atrair clientes.

Faz favor de ver:

https://www.tekever.com/news/tekever-expands-its-ar5-drone-capabilities-with-game-changing-synthetic-aperture-radar-sar-technology/


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E os SAR e o software a ser aperfeiçoado.

Vês a FAP interessada nisto?
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E uma vergonha ou não é?

Só pensam em F-35 usados.
Tudo bem mas aonde está escrito que os Super Tucano vão passar a utilizar esse SAR? A minha questão é esta. E já agora, modificando o nariz do ST é possível o radar funcionar "como deve ser" com hélices a girar à sua frente? Se não, a solução poderia passar por uma capsúla numa estação de armas.


Estou-te a ver CS.
Estás aqui no gozo.
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No nariz.
Hahahaha.
Essa é boa.
Queres responder ou queres discutir semânticas? Desculpa se não usei aspas.

Não se trata de aspas.
Trata-se de não saberes que o SAR da Tekever (e, penso eu, a maioria deles) são "sideways-looking radars".
Se abriste o link que mandei, o SAR é aquele painel preto na lateral do drone.
Seria assim que se colocaria num Tucano.

O artigo da TEKEVER dá-lhe um alcance de 40km mas como um Tucano gera mais potência eléctrica, eu diria que poderia ter uma versão com alcance superior.

O Tucano também poderia funcionar com um AR5 ou AR3 com SAR e EO/IR como "loyal wingman".

Refiro que o F-22 tinha um radar AESA optimizado para Ar-Ar.
Numa modernização, foi acrescentada a função SAR ao radar e o F-22 passou a poder fazer Ar-Terra com "Terrain Mapping".

Vou dizer outra vez;
F-35 é bom para o "Show-off" da FAP.
Tucano é bom para o desenvolvimento da nossa indústria de defesa.

Próxima pergunta.
Então já que percebes tanto de radares e dos produtos da TEKEVER pergunto-te: este radar "vê" para onde está "apontado" ou estou enganado?

É que me parece que este radar está desenhado e "encaixado" no desenho para permitir vigilância com o drone a voar paralelo ao alvo.

Mas se conseguirem criar um cápsula com este SAR lá dentro a história já poderá ser outra.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

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Re: CAS
« Responder #1375 em: Julho 03, 2024, 10:42:01 am »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Re: CAS
« Responder #1378 em: Julho 03, 2024, 11:10:02 am »
O que no caso da Nigeria até faz todo o sentido.

Exatamente.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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saabGripen

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Re: CAS
« Responder #1379 em: Julho 03, 2024, 12:57:36 pm »
OK CruzSilva,

O CruzSilva pede, o saabGripen dá.

E esta:
O Tucano não tem radar, mas a TEKEVER produz um SAR e (tão importente/difícil - ou mais) o software que permite transformar os dados do SAR em informação útil.
Lembro-te que SAR é o ideal para ataqua ao solo.
Permite ver por baixo de cobertura vegetal e "mapear" uma zona.

Penso que o alcance deve ser bastante grande porque a TEKEVER pensa colocá-lo em satélites.

Colocálo num ST deverá ser fácil ---- e atrair clientes.

Faz favor de ver:

https://www.tekever.com/news/tekever-expands-its-ar5-drone-capabilities-with-game-changing-synthetic-aperture-radar-sar-technology/


Mais!

Não é divulgado, mas eu apostaria que Drones da Tekever estão a procurar alvos com SAR neste momento na Ucrânia.
E os SAR e o software a ser aperfeiçoado.

Vês a FAP interessada nisto?
Nos powerpoints colocam imágens de Drones Americanos - quando a TEKEVER está para apresentar o ARX qualquer dia destes.

E uma vergonha ou não é?

Só pensam em F-35 usados.
Tudo bem mas aonde está escrito que os Super Tucano vão passar a utilizar esse SAR? A minha questão é esta. E já agora, modificando o nariz do ST é possível o radar funcionar "como deve ser" com hélices a girar à sua frente? Se não, a solução poderia passar por uma capsúla numa estação de armas.


Estou-te a ver CS.
Estás aqui no gozo.
Boa.

No nariz.
Hahahaha.
Essa é boa.
Queres responder ou queres discutir semânticas? Desculpa se não usei aspas.

Não se trata de aspas.
Trata-se de não saberes que o SAR da Tekever (e, penso eu, a maioria deles) são "sideways-looking radars".
Se abriste o link que mandei, o SAR é aquele painel preto na lateral do drone.
Seria assim que se colocaria num Tucano.

O artigo da TEKEVER dá-lhe um alcance de 40km mas como um Tucano gera mais potência eléctrica, eu diria que poderia ter uma versão com alcance superior.

O Tucano também poderia funcionar com um AR5 ou AR3 com SAR e EO/IR como "loyal wingman".

Refiro que o F-22 tinha um radar AESA optimizado para Ar-Ar.
Numa modernização, foi acrescentada a função SAR ao radar e o F-22 passou a poder fazer Ar-Terra com "Terrain Mapping".

Vou dizer outra vez;
F-35 é bom para o "Show-off" da FAP.
Tucano é bom para o desenvolvimento da nossa indústria de defesa.

Próxima pergunta.
Então já que percebes tanto de radares e dos produtos da TEKEVER pergunto-te: este radar "vê" para onde está "apontado" ou estou enganado?

É que me parece que este radar está desenhado e "encaixado" no desenho para permitir vigilância com o drone a voar paralelo ao alvo.

Mas se conseguirem criar um cápsula com este SAR lá dentro a história já poderá ser outra.


O que te parece está correto.
O que imaginas poder-se fazer é que é problemático.