E que há colegas aqui que passam o tempo a fazer isto:
quando explicas as tuas ideis?
Penso eu que talvez as pessoas não usassem tanto o
se o referido forista não escrevesse inverdades como esta:
O problema, segundo percebi ,tem a vêr com a origem brasileira do aparelho, ou seja, complexos em relação a uma ex-colónia.
Até posso conceder no facto de poder haver um ou outro forista que assim pensem, afinal ninguém sabe o que se passa dentro da cabeça de cada um como é óbvio. Agora a rejeição do Super Tucano pela grande maioria de nós deve-se sobretudo ao facto de se pretender ter uma aeronave de apoio aéreo próximo para um suposto regresso a cenários africanos (aqui sim complexos colonialistas), quando o que é realmente necessário encontrar é um substituto para o Alpha Jet A na função de treino avançado. Portanto vamos lá a falar nas coisas como elas são, e não ajudar aqueles que só querem semear a confusão para levarem avante a sua agenda.
Quem são "aqueles" e que "agenda" é essa ? Um militar deve falar claro e ser direto, se assim não for, corre o risco de ser mal interpretado e criar confusões.
Não há unanimidade entre os anti Tucano. Este aparelho vai ser o escolhido,, tal como já foi escolhida a Plataforma naval.
Quem fez as escolhas foram. em principio, pessoas competentes , até prova em contrário, eu não só confio nestas pessoas, como aprovo esta (s) escolha (s). No entanto o caso muda de figura quando leio diversas vezes e escrito por diversos autores a palavra corrupção. É chocante, não é ? 
Vamos lá a ver
Aculturado, é aqui no sentido da personagem que ao contrário de ter orgulho na sua identidade e de puxar "a brasa a sua sardinha", a identidade, vai atrás de outros externos.
Os de fora, sabemos ser o Tijuca, com todo o respeito a alguém que puxa "a brasa a sua sardinha". Compreendo esse, outros não
Corrupção, quando os interesses da Nação, do País, da Pátria, como quiserem são relegados para segundo plano por interesses pessoais, empresariais, políticos.
Corrupção moral, ética ou outras de onde se tire dividendos, nem que seja de influencia.
Posto isto. Aqui o "praça" como prefere chamar, pode ser o que quiser, esteja a vontade, já lidou com gente e esteve onde não faz ideia e, nem andam todos. Por isso viu muita coisa. E falo desde políticos, "outros" e, empresários envolvidos, sendo que alguns apenas e tão só, aproveitam o tapete vermelho que lhes estendem. Falo de assuntos fora do País com "nomes" conhecidos e menos.
Isso tudo que tem sido feito há décadas e garante uma certa ligação "histórica", que permite uma série de acontecimentos aqui e ali, que todos em geral vamos sabendo por noticias.
Pela necessidade que algumas entidades politicas têm de se envolverem em certos projectos tão afincadamente, é obvio que estão por trás interesses diferentes, contrastando com outros projectos tão ou mais importantes para as FA.
Um exemplo, o enorme interesse nos KC. Tudo bem tem o seu valor, já o interesse nos Tucanos, menos obvio em termos de necessidades militares para o País.
Se falam de avião de treino, então e como estendidos aqui explanam, existem opções mais baratas e acertadas. Se é para missões em África, tipo RCA, acho estranho, primeiro investir 200 milhões para aquisição de uma dezena de aparelhos específicos para essa finalidade limitada e, o 6º KC: Em vez da opção primária de helicópteros médios mais versáteis com diversas opções de uso, sendo assim mais relevantes para as forças no terreno.
Daí a conclusão que, essas aquisições tão entusiasmantes para alguns, por coincidência a Embraer, cheiram a esturro ao longe. E a muita gente
Acha por acaso que os Tucanos em África, na missão na RCA, é mais importante que os meios urgentes da Marinha?
-Que o MLU dos F16
-Que a aquisição dos helis médios
-Mais importante, que a aquisição de meios de proteção de Força(AC, AA, Porta Morteiros, outras)destacadas na Europa, ou outras mais que venham ser?
Não em África nem na América do Sul. Outras realidades e por isso devíamos mudar o azimute das referencias.
Viu o mesmo entusiasmo desses políticos e até militares de topo, com estes assuntos em falta há tanto tempo?
Não viu nem vê, porque nada se está a fazer em concreto em relação a essas faltas.
-Vê que em 2017 foi pensado adquirir uns quantos meios AA para serem entregues em 2026, ao qual já retiraram 25% da verba, como se a verba original fossem muita.
-Vê que andam navios há anos sem os os equipamentos inicialmente planeado, apenas por escassos milhões
-Vê 2/3 da frota de C295 encostada
-3/4 dos Leopard 2 encostados
-3/4 dos EH101 encostados
-O atraso brutal do MLU dos C130
A lista é interminável e aqui no Forum nos vários tópicos abordado por muitas pessoas
Então, que podemos nós simples mortais e pessoas simples julgar disto tudo?
Ou, no meu caso, como diz, que nem dá para dizer em clarinho tudo que vi, mesmo já retirado.
Quer nomes de gente que todos conhecemos a lamber sapatos? Não é preciso chegar a isso, nem de nada vale. Somos uma Nação que se ajoelha, quanto aqueles que a representam de alguma forma pensam mais em si que na Nação.
Isso é que devia mudar.
E se não mudar, não muda o estado das coisas.
Certo?
Ou vê algo a ser feito diferente que mais ninguém está a ver?
Até os documentos de intenções não passam disso, como se percebe.