É mesmo muito provavel que a Rússia escolha África como terreno de confronto durável contra a UE. Tudo aponta para isso.
Se as coisas se complicarem e a UE tiver de enviar tropas para África, quem é que vai ser enviado para além dos franceses ? Quem é que tem experiencia de guerras em Africa ? Portugal pode ter que intensificar a sua presença neste continente. e neste caso os ST mesmo na versão treino podem ser rapidamente adubados para outro tipo de missão.
Caro SaabGripen, estou ligeiramente decepcionado contigo 
Quando te entreguei o turno, no teu regresso de fds, este tópico já estava na fase da escolha dos equipamentos para o SuperTucano. Volto agora ao tópico e qual é o meu espanto quando constato que os contras ocuparam o espaço.
Não não a UE só mandaria tropas para Africa se para tal fosse solicitado, porque genericamente os países africanos como a RCA e outros a orbitar ali perto querem é parceria com a Russia e querem os paises ocidentais mesmo fora e as missões das Nações Unidas têm os dias contados...
Obviamente que lhes interessam fundos do FMI BRICS World Bank e outros que tais...mas tropas europeias fora de missões Nações Unidas...não de todo!
Quanto aos ST não é só juntar "água" e siga...todo o treino dos pilotos? Bem pelo andar da carruagem se for o aeroporto para alcochete nem zona de tiro aéreo/ataque ao solo existirá...
Mas se torcerem muito o nariz ao ST até GNR agarra nisso.
Antes de mais, obrigado Rafael por ter salvo o meu texto , o "original" foi apagado, erro técnico sem dúvida.
Sobre África, numa situação de conflito aberto Rússia/Otan, o continente africano passa imediatamente a T.O. ...o que significa que forças de alguns países europeus, sobretudo aqueles que têm mais interesses em África, não só os expatriados, como empresas, fontes de matéria-prima, etc, vão ter que intervir.
Na situação presente , foi decidido a continuação da ajuda da U.E. à Ucrania, a Rússia vai retaliar contra nós em `África intensificando as suas ações no sentido de juntar os africanos contra a Europa e os seus interesses. Mesmo não havendo um confronto direto contra os russos, estes vão fazer o mesmo que nos anos sessenta, de uma outra forma, mas com o mesmo objetivo.
A UE não se pode dar ao luxo de se deixar privar das suas principais matérias primas . Se não temos acesso aos recursos russos nem aos africanos, vamos viver de quê ?