Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

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Subsea7

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Re: CAS
« Responder #600 em: Outubro 05, 2023, 12:22:17 am »
Boa noite,
Existe uma corrente na FAP que defende ir buscar A-10C a USAF, para a missão CAS, uns 12 ativos + 20 para peças...
Mas a probabilidade é muito baixa...
Cps,
 
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dc

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Re: CAS
« Responder #601 em: Outubro 05, 2023, 01:07:07 am »
Há correntes para todo o tipo de ideias, só não há é para fazer COIN, CAS e ISR armado em África, com a combinação helicóptero+UCAV.  :mrgreen:
 

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PereiraMarques

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Re: CAS
« Responder #602 em: Outubro 05, 2023, 01:21:35 am »
Boa noite,
Existe uma corrente na FAP que defende ir buscar A-10C a USAF, para a missão CAS, uns 12 ativos + 20 para peças...
Mas a probabilidade é muito baixa...
Cps,

Corrente do VAT69?  :conf:
 
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Luso

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Re: CAS
« Responder #603 em: Outubro 05, 2023, 10:05:07 am »
Boa noite,
Existe uma corrente na FAP que defende ir buscar A-10C a USAF, para a missão CAS, uns 12 ativos + 20 para peças...
Mas a probabilidade é muito baixa...
Cps,

Corrente do VAT69?  :conf:

É mais este...



Disponível em todas as messes dos três ramos.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 
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CruzSilva

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Re: CAS
« Responder #604 em: Janeiro 01, 2024, 10:10:40 pm »


Fonte: Defence 360º via X

Sempre vai?
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 
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saabGripen

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Re: CAS
« Responder #605 em: Janeiro 01, 2024, 10:22:13 pm »


Fonte: Defence 360º via X

Sempre vai?

O Subsea7 já disse aqui que sim.
Que mais querem?
 
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sivispacem

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Re: CAS
« Responder #606 em: Janeiro 01, 2024, 11:25:55 pm »


Fonte: Defence 360º via X

Sempre vai?

O Subsea7 já disse aqui que sim.
Que mais querem?

Um escândalo, só espero que o Tribunal de Contas ou algum obscuro departamento governamental ou o novo Governo não levem em frente esta aquisição de hardware militar totalmente desajustada às necessidades das FA's
 
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Subsea7

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Re: CAS
« Responder #607 em: Janeiro 01, 2024, 11:28:09 pm »


Fonte: Defence 360º via X

Sempre vai?

O Subsea7 já disse aqui que sim.
Que mais querem?

Um escândalo, só espero que o Tribunal de Contas ou algum obscuro departamento governamental ou o novo Governo não levem em frente esta aquisição de hardware militar totalmente desajustada às necessidades das FA's

Tarde demais...
Cps,
 
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raphael

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Re: CAS
« Responder #608 em: Janeiro 02, 2024, 02:26:18 am »
O super tucano talvez seja demais, mas o tucano não pode render o epsilon na componente de instrução?

Apesar de ser off-topic...
Um abraço
Raphael
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mafets

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Re: CAS
« Responder #609 em: Janeiro 02, 2024, 12:28:46 pm »
Esta aquisição não pode nem deve ser separada da vertente de treino. Sendo assim o At802 não faz qualquer sentido.  ::)



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Charlie Jaguar

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Re: CAS
« Responder #610 em: Janeiro 02, 2024, 01:54:11 pm »


Fonte: Defence 360º via X

Sempre vai?

Então temos, e de acordo com as imagens:

1. Embraer A-29N Super Tucano;
2. Calidus B-250LA Bader;
3. TAI Hürkuş;
4. Air Tractor AT-802U Sky Warden.

Como se o projeto estruturante não tivesse sido concebido à medida do Super Tucas...  ::)

Esta aquisição não pode nem deve ser separada da vertente de treino. Sendo assim o At802 não faz qualquer sentido.  ::)

Por acaso é aquilo que cada vez mais parece, ou seja, de que estamos a falar da aquisição de um aeronave turboprop somente para apoio aéreo próximo, e não para treino avançado. Daí agora só se falar em CAS e ISR.


O super tucano talvez seja demais, mas o tucano não pode render o epsilon na componente de instrução?

O Tucano é um projeto com 40 anos, rapidamente a caminhar para o fim de vida. Mesmo uma versão modernizada (T-27M, por exemplo), não seria assim um avanço tão significativo como isso. E com algo como o PC-21 estava o assunto resolvido, e por umas boas décadas.



Ah, e ao contrário daquilo que escreveste num post noutro tópico, duvido seriamente que a futura aeronave CAS/COIN venha a ser operada pelos Jaguares. A 301 opera jatos de combate há mais de 55 anos, tal equivaleria a descer de cavalo para burro, e provavelmente estar-lhes-á reservada, isso sim, a operação do F-35A. Reativem a 302 "Águias Reais", por exemplo.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Drecas

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Re: CAS
« Responder #611 em: Janeiro 02, 2024, 01:58:23 pm »
Falando de coisas que não devia falar

Sim os ST podem fazer treino, mas fica a questão, quantos mais serão necessários?

Se não estou em erro fala-se de momento nos tais 12 ST por 200M

Ora com os 12 para CAS na RCA (razão da compra pela visão estratégica das FA e palavras do CEMFGA)

Ficamos com:
4 na RCA em missão
4 em casa a treinar para a mesma missão
4 em manutenção

Isto seguindo a "regra"

Com estes números fica difícil perceber como poderão substituir os TB-30

Treino de conversão é capaz de dar

Mas para substituir/empurrar os TB-30 acho que a pergunta é, quantos mais ST precisaremos de comprar? 10? 12?

Também deve depender de quantos pilotos formamos
 

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CruzSilva

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Re: CAS
« Responder #612 em: Janeiro 02, 2024, 02:30:21 pm »
Falando de coisas que não devia falar

Sim os ST podem fazer treino, mas fica a questão, quantos mais serão necessários?

Se não estou em erro fala-se de momento nos tais 12 ST por 200M

Ora com os 12 para CAS na RCA (razão da compra pela visão estratégica das FA e palavras do CEMFGA)

Ficamos com:
4 na RCA em missão
4 em casa a treinar para a mesma missão
4 em manutenção

Isto seguindo a "regra"

Com estes números fica difícil perceber como poderão substituir os TB-30

Treino de conversão é capaz de dar

Mas para substituir/empurrar os TB-30 acho que a pergunta é, quantos mais ST precisaremos de comprar? 10? 12?

Também deve depender de quantos pilotos formamos
E ainda há a questão de quanto mais tempo vamos realmente estar na RCA - basta uma mudança política repentina (o Afeganistão vem à cabeça) e saimos de lá. Depois o ST vai servir para quê (além de treino)? Enfim...
« Última modificação: Janeiro 02, 2024, 02:30:52 pm por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

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raphael

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Re: CAS
« Responder #613 em: Janeiro 02, 2024, 03:20:13 pm »
Falando de coisas que não devia falar

Sim os ST podem fazer treino, mas fica a questão, quantos mais serão necessários?

Se não estou em erro fala-se de momento nos tais 12 ST por 200M

Ora com os 12 para CAS na RCA (razão da compra pela visão estratégica das FA e palavras do CEMFGA)

Ficamos com:
4 na RCA em missão
4 em casa a treinar para a mesma missão
4 em manutenção

Isto seguindo a "regra"

Com estes números fica difícil perceber como poderão substituir os TB-30

Treino de conversão é capaz de dar

Mas para substituir/empurrar os TB-30 acho que a pergunta é, quantos mais ST precisaremos de comprar? 10? 12?

Também deve depender de quantos pilotos formamos

Essa queria mesmo ver...na conjuntura atual, impossível.

Não vejo margem de manobra para termos ST na RCA no âmbito da MINUSCA

O que a QRF precisa da RCA é de Helis armados com capacidade de transporte de equipas avançadas.

A projeção da força portuguesa tem sido muito timida, muitas vezes são projetados para zonas mais afastadas que não necessariamente um aeródromo próximo.

Mas vamos ver.

Se até para drones é uma carga de trabalhos, quanto mais para aviões ocidentais armados.
Um abraço
Raphael
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CruzSilva

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Re: CAS
« Responder #614 em: Janeiro 02, 2024, 04:28:50 pm »
Falando de coisas que não devia falar

Sim os ST podem fazer treino, mas fica a questão, quantos mais serão necessários?

Se não estou em erro fala-se de momento nos tais 12 ST por 200M

Ora com os 12 para CAS na RCA (razão da compra pela visão estratégica das FA e palavras do CEMFGA)

Ficamos com:
4 na RCA em missão
4 em casa a treinar para a mesma missão
4 em manutenção

Isto seguindo a "regra"

Com estes números fica difícil perceber como poderão substituir os TB-30

Treino de conversão é capaz de dar

Mas para substituir/empurrar os TB-30 acho que a pergunta é, quantos mais ST precisaremos de comprar? 10? 12?

Também deve depender de quantos pilotos formamos

Essa queria mesmo ver...na conjuntura atual, impossível.

Não vejo margem de manobra para termos ST na RCA no âmbito da MINUSCA

O que a QRF precisa da RCA é de Helis armados com capacidade de transporte de equipas avançadas.

A projeção da força portuguesa tem sido muito timida, muitas vezes são projetados para zonas mais afastadas que não necessariamente um aeródromo próximo.

Mas vamos ver.

Se até para drones é uma carga de trabalhos, quanto mais para aviões ocidentais armados.
Uma possibilidade era usarmos os UH-60 devidamente modificados com armamento mas como precisamos deles para combater incêndios florestais...
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."