Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

  • 1127 Respostas
  • 83680 Visualizações
*

PJviana

  • Membro
  • *
  • 13
  • Recebeu: 16 vez(es)
  • +2/-0
Re: CAS
« Responder #555 em: Setembro 12, 2023, 03:51:53 pm »
Exército brasileiro perto de encomendar 12 novos helicópteros UH-60 Black Hawk


https://www.airway.com.br/exercito-brasileiro-perto-de-encomendar-12-novos-helicopteros-uh-60-black-hawk/
« Última modificação: Setembro 12, 2023, 03:52:49 pm por PJviana »
 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1632
  • Recebeu: 527 vez(es)
  • Enviou: 180 vez(es)
  • +320/-192
Re: CAS
« Responder #556 em: Setembro 13, 2023, 11:31:43 am »
POR AMOR DA SANTA

Pensava que estávamos em 2023 mas não afinal é 1960 ainda
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4377
  • Recebeu: 2829 vez(es)
  • Enviou: 2405 vez(es)
  • +5727/-2875
Re: CAS
« Responder #557 em: Setembro 13, 2023, 11:44:58 am »
POR AMOR DA SANTA

Pensava que estávamos em 2023 mas não afinal é 1960 ainda


A preocupação dos "jacarés" é África e as missões por lá. A soberania assim como assim, está a perder-se internamente. África tem orientado muitas vidas. Não falo dos rapazes na RCA. Mas por exemplo em Angola e outros palop, que dão e tem dado muito a alguns que andam nessas vidas de relações bilaterais e adidos. Depois os Jacarés, e não é só o Marcelo que é um belo exemplo de jacaré, gostam muito daquele saborzinho a "África minha" . Ou mesmo a Samba.
Se por acaso se preocupassem metade com a soberania nacional e o nosso lugar na Europa e responsabilidade, com o que se preocupam com os amigos dos esquemas pessoais a sul, seria bom.
« Última modificação: Setembro 14, 2023, 09:52:30 am por Pescador »
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5776
  • Recebeu: 5828 vez(es)
  • Enviou: 3886 vez(es)
  • +10077/-2657
Re: CAS
« Responder #558 em: Setembro 13, 2023, 12:33:58 pm »
POR AMOR DA SANTA

Pensava que estávamos em 2023 mas não afinal é 1960 ainda


Consta que nos anos 60 a FAP teve um forte interesse no Bronco, mas que Washington deitou água gelada na fervura quando percebeu que seria para utilização nos cenários africanos. Será desta? :mrgreen:


Como se já não se soubesse que a aeronave de apoio aéreo próximo será o A-29N...  ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8864
  • Recebeu: 3372 vez(es)
  • Enviou: 1016 vez(es)
  • +4069/-6529
Re: CAS
« Responder #559 em: Setembro 13, 2023, 02:10:20 pm »
https://www.jn.pt/6538099007/a-alianca-esta-preparada-nato-vai-fazer-exercicio-militar-com-40-mil-homens/

E Portugal vai contribuir com o quê???

Com Tucanos a custar 200 milhões ao contribuinte para contentar as negociatas politico empresariais e de alguns militares que são uma vergonha.
Em vez de MLU de F16.
Já que Marinha é uma vergonha, só servem para ir fazer de adidos a angola onde andam por lá com os outros gosmas políticos dos dois lados a mamar

Não foi por acaso que meti isto no CAS, sendo o tópico mais adorado pelos promotores da Embraer e que estão infiltrados e colados como sanguessugas.

Nós contribuímos com observadores, nos navios, tanques e aviões dos outros.  :mrgreen: O tugal é uma nação de promotores da Embraer, da Airbus, da Leonardo.  :mrgreen: Portanto tudo como dantes no quartel de Abrantes... :mrgreen:

Saudações  :mrgreen:

P.S. Com a carrada de P3 e como aquilo leva armamento em barda, temos o CAS assegurado em África. Desdes os tempos dos P2 no Vietname aos P2V5 nas Ex Colónias é só o reatar de velhas tradições. E sem Tucanos da Embraer.  :mrgreen:

https://www.revistamilitar.pt/artigo/1487     



"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8898
  • Recebeu: 4189 vez(es)
  • Enviou: 752 vez(es)
  • +5069/-816
Re: CAS
« Responder #560 em: Setembro 13, 2023, 02:28:46 pm »
POR AMOR DA SANTA

Pensava que estávamos em 2023 mas não afinal é 1960 ainda


Continuo a achar que este tipo de aeronave não faz sentido nenhum para o teatro europeu. No máximo para aqueles países que não têm aviação de combate, e isto é melhor que nada, agora de resto, não tem nexo.

Como se já não se soubesse que a aeronave de apoio aéreo próximo será o A-29N...  ::)

Nem que um concorrente oferecesse o dobro das aeronaves, por metade do preço, seria selecionado. No fim de contas, nem concurso há, para garantir que o ST é o escolhido.  ::)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5776
  • Recebeu: 5828 vez(es)
  • Enviou: 3886 vez(es)
  • +10077/-2657
Re: CAS
« Responder #561 em: Setembro 13, 2023, 02:34:13 pm »
https://www.jn.pt/6538099007/a-alianca-esta-preparada-nato-vai-fazer-exercicio-militar-com-40-mil-homens/

E Portugal vai contribuir com o quê???

Com Tucanos a custar 200 milhões ao contribuinte para contentar as negociatas politico empresariais e de alguns militares que são uma vergonha.
Em vez de MLU de F16.
Já que Marinha é uma vergonha, só servem para ir fazer de adidos a angola onde andam por lá com os outros gosmas políticos dos dois lados a mamar

Não foi por acaso que meti isto no CAS, sendo o tópico mais adorado pelos promotores da Embraer e que estão infiltrados e colados como sanguessugas.

Nós contribuímos com observadores, nos navios, tanques e aviões dos outros.  :mrgreen: O tugal é uma nação de promotores da Embraer, da Airbus, da Leonardo.  :mrgreen: Portanto tudo como dantes no quartel de Abrantes... :mrgreen:

Saudações  :mrgreen:

P.S. Com a carrada de P3 e como aquilo leva armamento em barda, temos o CAS assegurado em África. Desdes os tempos dos P2 no Vietname aos P2V5 nas Ex Colónias é só o reatar de velhas tradições. E sem Tucanos da Embraer.  :mrgreen:

https://www.revistamilitar.pt/artigo/1487     





Era fazer como os franceses com o Atlantique II, que tem dado muito jeito no Iraque e Síria contra o Estado Islâmico, no Mali, no Chade, etc.










Por cá, compram-se aviões de patrulha marítima com reconhecida (e significativa) capacidade ofensiva anti-superfície, mas para missões de Long-Range SAR...
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5776
  • Recebeu: 5828 vez(es)
  • Enviou: 3886 vez(es)
  • +10077/-2657
Re: CAS
« Responder #562 em: Setembro 13, 2023, 02:50:33 pm »
POR AMOR DA SANTA

Pensava que estávamos em 2023 mas não afinal é 1960 ainda


Continuo a achar que este tipo de aeronave não faz sentido nenhum para o teatro europeu. No máximo para aqueles países que não têm aviação de combate, e isto é melhor que nada, agora de resto, não tem nexo.

Os próprios fundamentos avançados para a aeronave de apoio aéreo próximo ser um projecto estruturante estão totalmente ultrapassados. Poucos cenários há já hoje em dia que possam ser considerados como permissivos ou semi-permissivos. Empregar aeronaves como o Super Tucano contra um sistema anti-aéreo moderno de fabrico russo, por exemplo, é um convite ao desastre.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8898
  • Recebeu: 4189 vez(es)
  • Enviou: 752 vez(es)
  • +5069/-816
Re: CAS
« Responder #563 em: Setembro 13, 2023, 04:40:22 pm »
Era fazer como os franceses com o Atlantique II, que tem dado muito jeito no Iraque e Síria contra o Estado Islâmico, no Mali, no Chade, etc.










Por cá, compram-se aviões de patrulha marítima com reconhecida (e significativa) capacidade ofensiva anti-superfície, mas para missões de Long-Range SAR...

O próprio C-295 (mais pequeno e barato que o P-3), tem versões onde pode levar armamento ar solo diverso (inclusive canhão de 27 ou 30mm na porta lateral).



C-295 este que, fora das missões de COIN, pode ser usado, quando desarmado, como aeronave de transporte, patrulha marítima, ASuW contra pequenas embarcações/FACs, etc.

Os próprios fundamentos avançados para a aeronave de apoio aéreo próximo ser um projecto estruturante estão totalmente ultrapassados. Poucos cenários há já hoje em dia que possam ser considerados como permissivos ou semi-permissivos. Empregar aeronaves como o Super Tucano contra um sistema anti-aéreo moderno de fabrico russo, por exemplo, é um convite ao desastre.

Pois, quem fez os critérios, esqueceu-se que pode sempre haver uma escalada do conflito, caso a força opositora arranje algum tipo de defesas aéreas. Uns simples MANPADS e canhões de 23mm soviéticos, e torna-se arriscado o uso dos ST. Aí veremos que se gastou 200 milhões numa frota de aeronaves, que só  pode operar, onde o adversário permitir. Com a agravante que se desperdiça mão de obra altamente qualificada (pilotos de combate) que se verão obrigados a fazer centenas de horas em ST para embarcar nessas missões COIN, quando fazia muito mais falta ter pilotos extra na frota de F-16.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8864
  • Recebeu: 3372 vez(es)
  • Enviou: 1016 vez(es)
  • +4069/-6529
Re: CAS
« Responder #564 em: Setembro 13, 2023, 04:48:07 pm »
Os ST, se vierem, repito se vierem, vão fazer treino. E digo se vierem, porque os Koala também fazem treino e ainda esperemos a opção de mais dois (salvo erro), que nunca mais saem do papel. E estamos a falar de 10 ou 12 milhões no máximo. Penso eu de que.  :-P



O Skyraider, o OV10, entre outros, enfrentaram desde o Sa2 ao Sa7 no Vietname, sobretudo do Norte, passando por AA em barda. Perderam-se muitos mas a catástrofe alimentada pela US NAVY e pela USAF nunca se deu. Já no Golfo, para mim os Ov10 foram mal usados. E mesmo depois das perdas, os Marines protestaram contra a retirada do aparelho de serviço.  ;)

Por último, os carolas da USAF justificam exactamente pela tragédia que vai ser os jactos A10 com as anti-aéreas Russas e Chinesas, a sua retirada de  serviço. E estamos a falar, para mim, do melhor instrumento para CAS. ::)



Saudações

P.S. A questão aqui no burgo é o dinheiro. Sempre o dinheiro. Existe para os bancos, para salvar umas quantas empresas, para uns projectos da treta. Não existe para dar melhores condições de vida aos militares, para material decente e para reestruturar. Além de que reestruturar trás o fim de muitos tachos o que muita gente não quer. Basta ver a questão dos Merlin CSAR. Seria um bom heli para um destacamento e faz praticamente só SAR. ::)



P.S.2 - Curioso para ver como vai ser os Black Hawk fora da época de fogos. Se só vão fazer SAR e levar umas fuscas nas portas, ou se vão fazer mais qualquer coisa.  :-P



P.S:3 - Armar o 295 implicava o upgrade. E esse é nicles.  ;)


   
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pneucareca

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8898
  • Recebeu: 4189 vez(es)
  • Enviou: 752 vez(es)
  • +5069/-816
Re: CAS
« Responder #565 em: Setembro 13, 2023, 05:09:08 pm »
De todos os programas da LPM, além do KC-390, o do ST é aquele que tem mais chances de se concretizar, por estar "muita coisa" a jogo. Se os ST vierem e não forem para África, então gasta-se 200 milhões para os limitar a uma missão que pode ser desempenhada por aeronaves mais baratas.

Os diversos turboprops que existem/existiram, terão sempre as suas vantagens. Mas quando falamos das nossas FA, com números reduzidos, não nos podemos dar ao luxo de ver exemplos onde se "perderam alguns". Nós não podemos perder nenhum, porque temos sempre poucos! Daí que é mais prudente optar por meios que consigam cumprir a missão sem riscos desnecessários, como drones lá no alto, e helicópteros armados quando a situação assim o exige.

O A-10 é bom, e teria utilidade em diversos conflitos modernos. Mas não deixa de ser verdade que não sobreviveria contra um adversário forte, tipo China, que tenha nas proximidades defesas AA decentes. No teatro do Pacífico, vejo sim potencial para ser colocado em bases avançadas/aeródromos que não tenham as mesmas condições para albergar caças como o F-15/F-16/F-35, e passem a ser usados no combate às milícias marítimas chinesas e drones de superfície, tirando assim partido do poder de fogo que carrega (nomeadamente se puder levar as GBU-53/B). CAS só se for se os EUA conseguirem superioridade aérea.

Os C-295, não só precisam de ser modernizados, como devíamos ter mais aeronaves. Modernizar a frota para W, e adquirir 3 adicionais na versão ISR, não seria uma má ideia.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4377
  • Recebeu: 2829 vez(es)
  • Enviou: 2405 vez(es)
  • +5727/-2875
Re: CAS
« Responder #566 em: Setembro 13, 2023, 09:44:29 pm »
Fosse o C295 brasileiro já andavam a meter um radar em cima e diabo a sete. Interessa é contentar os parceiros dos políticos e dar a comer a alguns.

Onde andam os vendedores de ST? Aquilo já está mais que arranjado. Só alguém, políticos e militares de topo, baterem na mesa sobre as necessidades urgentes de outros meios serem atualizados ou convertidos noutras versões como alguns C 295 e desviar o dinheiro para isso
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2873
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +155/-469
Re: CAS
« Responder #567 em: Setembro 14, 2023, 01:22:05 am »
Fosse o C295 brasileiro já andavam a meter um radar em cima e diabo a sete. Interessa é contentar os parceiros dos políticos e dar a comer a alguns.

Onde andam os vendedores de ST? Aquilo já está mais que arranjado. Só alguém, políticos e militares de topo, baterem na mesa sobre as necessidades urgentes de outros meios serem atualizados ou convertidos noutras versões como alguns C 295 e desviar o dinheiro para isso

Eu compreendo que não gostes de brasileiros nem da Embraer.
Mas o C295 é o pior exemplo que podias dar, não só foi desastroso para Portugal como devia ter sido gente presa. Como diz no relatório do TdC:  “ilicitude e o prejuízo verificado poderiam ser fonte de responsabilização política, civil, criminal ou financeira"

Para não falar da Airbus, com os contratos do A400 e dos helicópteros, onde o dinheiro saiu da LPM mas os meios não vieram. Mas o dinheiro foi parar nas empresas dos amigos do governo através das mais valias.
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4377
  • Recebeu: 2829 vez(es)
  • Enviou: 2405 vez(es)
  • +5727/-2875
Re: CAS
« Responder #568 em: Setembro 14, 2023, 09:57:33 am »
Fosse o C295 brasileiro já andavam a meter um radar em cima e diabo a sete. Interessa é contentar os parceiros dos políticos e dar a comer a alguns.

Onde andam os vendedores de ST? Aquilo já está mais que arranjado. Só alguém, políticos e militares de topo, baterem na mesa sobre as necessidades urgentes de outros meios serem atualizados ou convertidos noutras versões como alguns C 295 e desviar o dinheiro para isso

Eu compreendo que não gostes de brasileiros nem da Embraer.
Mas o C295 é o pior exemplo que podias dar, não só foi desastroso para Portugal como devia ter sido gente presa. Como diz no relatório do TdC:  “ilicitude e o prejuízo verificado poderiam ser fonte de responsabilização política, civil, criminal ou financeira"

Para não falar da Airbus, com os contratos do A400 e dos helicópteros, onde o dinheiro saiu da LPM mas os meios não vieram. Mas o dinheiro foi parar nas empresas dos amigos do governo através das mais valias.

Eu entendo isso, e dei o exemplo dos C295 porque teoricamente tem potencial, como outros há semelhantes e não falo de meter bombas e mandar par CAS, mas patrulha marítima e até ASW de recurso e patrulha aérea com radar próprio para o efeito.
Mas mais gritante é o caso do MLU nos F16 e nos  Merlin. E Isto só no âmbito da FAP. Sendo notório os interesses políticos pessoais envolvidos e de outros que come também migalhas por arrastro.
O que vai dar a Portugal a vinda de tucanos??? Treino? Contudo toda a dialética é virada para apoio em África. Aliás a conversa da adaptação da aeronave a padrões Nato é a tentativa de a impingir na Europa advinha o interesse dos brasileiros em Portugal servia de rampa. Como aliás serve de porta escancarada para todos.
Não se distingue interesses empresarias de alguns dos interesses nacionais?
Cada vez mais longe da Europa e, apenas uma porta para os lixar com "portugueses" arranjados a pressa. Façam negócios com quem vale a pena, ou quem quiserem, mas seja quem for, que se prima pela soberania em primeiro lugar. Não vassalagens e negociatas bilaterais que resultam em pior para os cidadãos e apenas serve alguns.
Afinal os Políticos e os Militares servem quem?
Estamos aqui no CAS, mas o que dizer da soberania no imenso Mar? Está primeiro umas missões em África?
É o que digo, não conseguem tomar conta de casa e do próprio quintal e andam a brincar no quintal de outros. 
Isto no tal "País de Marinheiros" e de "Portugal virado para o Mar" conjugado com tal a pretensão das 300 milhas. Deve ser com os drones da treta da Marinha de fantasia. Marinheiros a seco
« Última modificação: Setembro 14, 2023, 10:20:10 am por Pescador »
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8864
  • Recebeu: 3372 vez(es)
  • Enviou: 1016 vez(es)
  • +4069/-6529
Re: CAS
« Responder #569 em: Setembro 14, 2023, 11:28:43 am »
Os Turboproop têm riscos como os helis também os têm. Uma coisa é a RCA onde um Black Hawk pode cumprir a missão, até de dar suporte as tropas, num cenário com mais ameaças aéreas, como umas metralhadoras pesadas ou umas armas de 20mm, o risco é maior para os helis que são mais lentos. E vai aumentando à medida que as MPADS são acrescentadas. O Iraque é um bom exemplo disso.

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_aviation_shootdowns_and_accidents_during_the_Iraq_War



Discordo das avaliações ao A10. Novamente o Iraque pós 2005 é um bom exemplo. Entre fogo amigo e inimigo, e apesar das missões de maior risco dos A10, perdeu-se 1assim como outros tipos. Aliás, o que se perdeu mais foram C130 e ninguém fala em os retirar de serviço. E se novamente verificarmos a tabela de perdas da USAF entre 1990 e 2002, que inclui Iraq e ex Jugoslávia, perdem-se 6 A10, contra 5 F16 e 2 F15 E.



Saudações

P.S. O ST se vier é para treino duvido que faça algo mais.

P.S.2 - O 295 é um bom exemplo, assim como o material Leonardo, de que não é apenas a Embraer a cogitar os interesses de alguns.
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/