A330 MRTT para a FAP ?

  • 483 Respostas
  • 106584 Visualizações
*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2203
  • Recebeu: 2525 vez(es)
  • Enviou: 3248 vez(es)
  • +5626/-3415
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #465 em: Abril 25, 2025, 01:35:11 pm »
A probabilidade de adquirir um par de MRTT, não estará dependente da compra ou não de A-400?
Parece-me difícil termos na FAP tantos modelos diferentes de aeronaves de transporte, sobretudo devido à falta de pessoal, tornando-se bem provável que sejamos obrigados a escolher.

A verdade é que há algum tempo que circula um rumor que dá conta dum possível pacote de 3 A400M e 1/2 A330 MRTT, o que significaria automaticamente a venda dos 4 C-130H/H-30 modernizados. Até se diz que a verba obtida pela alienação dos Hércules podia servir para adquirir mais 2 DHC-515, isto porque a FAP já terá dado a entender à tutela que 2 Canadair é um número escasso para operações dentro e fora de fronteiras, como é óbvio.

Confirmo o rumor, sendo que poderão ser surplus Espanhóis, ou mesmo novos de fábrica, será uma forma de que a linha continue ativa, juntamente com a encomenda do UK, Polónia e provavelmente India.
Quanto ao restante, também confirmo.
Cps
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Pneucareca, Nighthawk

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9891
  • Recebeu: 5060 vez(es)
  • Enviou: 847 vez(es)
  • +5368/-1121
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #466 em: Abril 25, 2025, 01:47:44 pm »
A probabilidade de adquirir um par de MRTT, não estará dependente da compra ou não de A-400?
Parece-me difícil termos na FAP tantos modelos diferentes de aeronaves de transporte, sobretudo devido à falta de pessoal, tornando-se bem provável que sejamos obrigados a escolher.

A verdade é que há algum tempo que circula um rumor que dá conta dum possível pacote de 3 A400M e 1/2 A330 MRTT, o que significaria automaticamente a venda dos 4 C-130H/H-30 modernizados. Até se diz que a verba obtida pela alienação dos Hércules podia servir para adquirir mais 2 DHC-515, isto porque a FAP já terá dado a entender à tutela que 2 Canadair é um número escasso para operações dentro e fora de fronteiras, como é óbvio.

Isto cai no território de "é muita fruta", e não gosto nada de imaginar a FAP com 5 modelos de aeronave de transporte (se contarmos com um hipotético Lus-222), enquanto as esquadras de combate contam tostões. Vai ter que haver um grande reforço de pessoal também. Mas a ver vamos.

Para não falar que isto praticamente nega qualquer chance de um AWACS presumo.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, PTWolf

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1882
  • Recebeu: 269 vez(es)
  • Enviou: 104 vez(es)
  • +1104/-1988
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #467 em: Abril 25, 2025, 04:39:32 pm »
A probabilidade de adquirir um par de MRTT, não estará dependente da compra ou não de A-400?
Parece-me difícil termos na FAP tantos modelos diferentes de aeronaves de transporte, sobretudo devido à falta de pessoal, tornando-se bem provável que sejamos obrigados a escolher.

A verdade é que há algum tempo que circula um rumor que dá conta dum possível pacote de 3 A400M e 1/2 A330 MRTT, o que significaria automaticamente a venda dos 4 C-130H/H-30 modernizados. Até se diz que a verba obtida pela alienação dos Hércules podia servir para adquirir mais 2 DHC-515, isto porque a FAP já terá dado a entender à tutela que 2 Canadair é um número escasso para operações dentro e fora de fronteiras, como é óbvio.

Confirmo o rumor, sendo que poderão ser surplus Espanhóis, ou mesmo novos de fábrica, será uma forma de que a linha continue ativa, juntamente com a encomenda do UK, Polónia e provavelmente India.
Quanto ao restante, também confirmo.
Cps

Eu dou uma notícia verdadeira e estou a enaltecer a decadência da marinha.

Este confirma que há um rumor.

Muito bom.          ::)
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2203
  • Recebeu: 2525 vez(es)
  • Enviou: 3248 vez(es)
  • +5626/-3415
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #468 em: Abril 25, 2025, 11:18:25 pm »
A probabilidade de adquirir um par de MRTT, não estará dependente da compra ou não de A-400?
Parece-me difícil termos na FAP tantos modelos diferentes de aeronaves de transporte, sobretudo devido à falta de pessoal, tornando-se bem provável que sejamos obrigados a escolher.

A verdade é que há algum tempo que circula um rumor que dá conta dum possível pacote de 3 A400M e 1/2 A330 MRTT, o que significaria automaticamente a venda dos 4 C-130H/H-30 modernizados. Até se diz que a verba obtida pela alienação dos Hércules podia servir para adquirir mais 2 DHC-515, isto porque a FAP já terá dado a entender à tutela que 2 Canadair é um número escasso para operações dentro e fora de fronteiras, como é óbvio.

Confirmo o rumor, sendo que poderão ser surplus Espanhóis, ou mesmo novos de fábrica, será uma forma de que a linha continue ativa, juntamente com a encomenda do UK, Polónia e provavelmente India.
Quanto ao restante, também confirmo.
Cps

Eu dou uma notícia verdadeira e estou a enaltecer a decadência da marinha.

Este confirma que há um rumor.

Muito bom.          ::)

Saab, vai descascar bananas no Martim Moniz, com o rabo. ok ?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pneucareca

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6853
  • Recebeu: 7588 vez(es)
  • Enviou: 5142 vez(es)
  • +10194/-2932
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23270
  • Recebeu: 4228 vez(es)
  • Enviou: 2991 vez(es)
  • +3067/-4557
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #470 em: Maio 07, 2025, 12:05:20 pm »
Airbus procura clientes para 30 A400M adicionais, de forma a manter aberta a linha de produção de Sevilha.

https://opexnews.fr/a400m-airbus-vente-30-exemplaires/
https://www.latribune.fr/entreprises-finance/industrie/aeronautique-defense/raisonnablement-nous-pourrions-vendre-30-a400m-supplementaires-jean-brice-dumont-airbus-1024338.html

Isso mais os programas europeus podem dar frutos a médio prazo para muitos equipamentos/armamentos que estamos a precisar.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Subsea7

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2203
  • Recebeu: 2525 vez(es)
  • Enviou: 3248 vez(es)
  • +5626/-3415
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #471 em: Maio 07, 2025, 08:56:54 pm »
Muito provavelmente 3 virão para a FAP.
Cps
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega, Charlie Jaguar, Cabeça de Martelo, imaginário, Fmfg, Hawk20, Pneucareca, Mentat, goncalobmartins, Nighthawk

*

Mentat

  • Perito
  • **
  • 474
  • Recebeu: 291 vez(es)
  • Enviou: 347 vez(es)
  • +79/-36
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #472 em: Maio 07, 2025, 09:07:31 pm »
Muito provavelmente 3 virão para a FAP.
Cps

Espero que a vinda dos A400 (que se saúda) não implique a desistência na aquisição de 2 a 3 MRTT e de 2 a 3 Saab Erieye (que pode vir instalado no dorso de um dos vários modelos que a Embraer tem).
 

*

Major Alvega

  • Especialista
  • ****
  • 961
  • Recebeu: 1192 vez(es)
  • Enviou: 716 vez(es)
  • +10785/-1910
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #473 em: Maio 07, 2025, 11:54:54 pm »
Muito provavelmente 3 virão para a FAP.
Cps

Isso a confirmar-se, seria uma excelente notícia.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9891
  • Recebeu: 5060 vez(es)
  • Enviou: 847 vez(es)
  • +5368/-1121
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #474 em: Maio 08, 2025, 12:45:10 am »
Airbus procura clientes para 30 A400M adicionais, de forma a manter aberta a linha de produção de Sevilha.

https://opexnews.fr/a400m-airbus-vente-30-exemplaires/
https://www.latribune.fr/entreprises-finance/industrie/aeronautique-defense/raisonnablement-nous-pourrions-vendre-30-a400m-supplementaires-jean-brice-dumont-airbus-1024338.html

Bom, eu já dei a ideia de se criar um segundo SAC dentro da NATO (ou o primeiro dentro da UE), com A-400. 30 aeronaves é muita coisa, e dificilmente haverá vazão para tanta aeronave. Com um SAC de A-400, ficava garantida uma encomenda de pelo menos 10 aeronaves.
 

*

Hawk20

  • Membro
  • *
  • 26
  • Recebeu: 35 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +7/-1
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #475 em: Maio 08, 2025, 09:15:30 am »
Muito provavelmente 3 virão para a FAP.
Cps
Coincidência ou não a TAP opera 3 A330-200 ainda com uns bons anos para serem usados, têm 17 anos, seriam excelentes noticias
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, imaginário, PTWolf

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2203
  • Recebeu: 2525 vez(es)
  • Enviou: 3248 vez(es)
  • +5626/-3415
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #476 em: Junho 10, 2025, 09:24:56 pm »
https://www.janes.com/osint-insights/defence-news/defence/nordic-neighbours-to-join-multinational-mrtt-fleet

Entretanto, nos países onde os governantes não tentam fugir ao investimento....
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, PTWolf, goncalobmartins

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1470
  • Recebeu: 819 vez(es)
  • Enviou: 856 vez(es)
  • +459/-529
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #477 em: Junho 10, 2025, 09:45:22 pm »
https://www.janes.com/osint-insights/defence-news/defence/nordic-neighbours-to-join-multinational-mrtt-fleet

Entretanto, nos países onde os governantes não tentam fugir ao investimento....

Não pode ser, não é duplo uso.....
Cumprimentos,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Subsea7

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6853
  • Recebeu: 7588 vez(es)
  • Enviou: 5142 vez(es)
  • +10194/-2932
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #478 em: Junho 11, 2025, 09:05:52 am »
Não pode ser, não é duplo uso.....

Ainda por cima um meio que é comprovadamente capaz de duplo, triplo ou quádruplo uso.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1470
  • Recebeu: 819 vez(es)
  • Enviou: 856 vez(es)
  • +459/-529
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #479 em: Junho 11, 2025, 11:14:50 am »
Não pode ser, não é duplo uso.....

Ainda por cima um meio que é comprovadamente capaz de duplo, triplo ou quádruplo uso.

O argumento final para a nossa classe política é "consegue reabastecer os ST???? Se sim, compramos..... """  :mrgreen: :mrgreen:
Cumprimentos,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar