Sector Bancário

• 65 Respostas
  • 18689 Visualizações
*

PTWolf

• Investigador
  • 1346
  • Recebeu: 655 vez(es)
  • Enviou: 3627 vez(es)
  • +1413/-328
Re: Sector Bancário
« Responder #60 em: Junho 15, 2025, 01:46:26 pm »
Preferia que a Caixa tivesse adquirido o Banco para garantir uma maior hegemonia do mercado nacional, em mãos nacionais

*

legionario

• Investigador
  • 1777
  • Recebeu: 441 vez(es)
  • Enviou: 451 vez(es)
  • +444/-8141
« Responder #61 em: Junho 15, 2025, 03:36:40 pm »
Preferia que a Caixa tivesse adquirido o Banco para garantir uma maior hegemonia do mercado nacional, em mãos nacionais

Cerca de 90% das vezes concordo consigo...e desta vez não é excepção.

Concordo absolutamente. Deveria ser português e público, ...é responsabilidade a mais para estar nas mãos de especuladores e de trafulhas.
Todos os meses, quando recebo o extracto das minhas ações do BES que já não valem nada, tenho um acesso de fúria.
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo

*

PTWolf

• Investigador
  • 1346
  • Recebeu: 655 vez(es)
  • Enviou: 3627 vez(es)
  • +1413/-328
« Responder #62 em: Junho 16, 2025, 11:46:41 am »

Concordo absolutamente. Deveria ser português e público, ...é responsabilidade a mais para estar nas mãos de especuladores e de trafulhas.
Todos os meses, quando recebo o extracto das minhas ações do BES que já não valem nada, tenho um acesso de fúria.

Diria que o investimento em empresas nacionais em bolsa nunca compensa, o risco vs lucro não cobre os riscos e o que o estado arrecada de mais valias.
Se as acções do BES forem as mesmas do NovoBanco então mais vale manter e esperar que com esta venda possam capitalizar.

A venda do NovoBanco aos franceses não impede que de hoje a amanhã um banco espanhol o adquira, ficando assim a maioria do mercado nacional nas mãos de instituições bancárias espanholas.

Não entendo como Portugal nao defende os seus interesses estrategicos  :bang:

*

legionario

• Investigador
  • 1777
  • Recebeu: 441 vez(es)
  • Enviou: 451 vez(es)
  • +444/-8141
« Responder #63 em: Junho 17, 2025, 09:24:22 pm »

Diria que o investimento em empresas nacionais em bolsa nunca compensa, o risco vs lucro não cobre os riscos e o que o estado arrecada de mais valias.
Se as acções do BES forem as mesmas do NovoBanco então mais vale manter e esperar que com esta venda possam capitalizar.

A venda do NovoBanco aos franceses não impede que de hoje a amanhã um banco espanhol o adquira, ficando assim a maioria do mercado nacional nas mãos de instituições bancárias espanholas.

Não entendo como Portugal nao defende os seus interesses estrategicos  :bang:

As ações do BES nada têm a ver com as do Novo Banco, este último tem ações na Bolsa ? acho que não...

Continuo a receber regularmente o meu extracto de ações do BES pelo Correio num envelope e impresso estampilhados BES . Valor : 0 eur.

Não me atrevo muito a falar sobre estes temas, o que eu sei, é que fiquei a "arder" e que acabei por perder a confiança  nos banqueiros.

Concordo consigo, os nossos interesses estratégicos devem ser protegidos mas acha que isso é possível   ? Nós já não mandamos grande coisa.

p.s. 28% é um abuso
« Última modificação: Junho 17, 2025, 09:26:12 pm por legionario »
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo

*

Viajante

• Investigador
  • 4698
  • Recebeu: 2990 vez(es)
  • Enviou: 1614 vez(es)
  • +8165/-6233
« Responder #64 em: Outubro 10, 2025, 12:40:33 am »
Caixa vai dar dividendo recorde de mil milhões ao Estado

A Caixa Geral de Depósitos vai garantir a vasta maioria dos 1,13 mil milhões de euros em dividendos a receber pelo Estado das empresas públicas em 2026. Será o maior dividendo de sempre e tem implícito um resultado líquido de mais de 2 mil milhões.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca---financas/detalhe/caixa-vai-dar-dividendo-recorde-de-mil-milhoes-ao-estado#loadComments

Pudera! Desde a Troika que cobram comissões de manutenção mensal, comissões por cada transferência para outro banco (para além da CGD, e que chega a ultrapassar 1 euro por cada transferência), quem tem empréstimo bancário (casa ou carro) tem garantida a comissão de processamento....... cada pessoa com 1 conta bancária, que necessita de fazer transferências com regularidade e tem empréstimo à habitação, facilmente percebe que paga dezenas de euros de comissões por mês! Está aqui o principal negócio dos bancos!!!!!

Depois sim vem outro negócio da china, renumeram os depósitos bancários a 1% na melhor das hipóteses e emprestam a 5%, excepto que for por exemplo crédito imobiliário com garantia do Estado!!!!!

Os bancos têem a vida facilitada!!!!!!

*

Viajante

• Investigador
  • 4698
  • Recebeu: 2990 vez(es)
  • Enviou: 1614 vez(es)
  • +8165/-6233
« Responder #65 em: Outubro 31, 2025, 03:04:28 pm »
“Gastámos 8 mil milhões no Novo Banco e recuperámos 2. Tenho dificuldade em fazer disto uma festa”

O CEO do BPI, João Pedro Oliveira e Costa, critica a ideia de penalização fiscal dos bancos e realça o êxito da entrada do BFA na bolsa angolana. Os lucros dos primeiros nove meses caíram 12%, para 389 milhões de euros.

“A evolução da rentabilidade dos bancos explica-se pela evolução das taxas de juro. O que houve foi uma transição de taxas de juro negativas para taxas de juro positivas”, afirmou João Pedro Oliveira e Costa, explicando assim a queda de 12% dos lucros do BPI nos primeiros nove meses do ano, para 389 milhões de euros, apesar do crescimento homólogo de 8% na concessão de crédito e de 10% na captação de recursos de clientes.

O CEO do BPI foi taxativo em relação à atividade do banco: “O BPI está sustentado na sua atividade ‘core’, que é em Portugal. Temos uma estratégia muito simples e clara: estamos a apostar em Portugal. Somos um banco português, para pessoas e empresas portuguesas, com um grande acionista espanhol. Estou concentrado em Portugal.”

Apesar de a atividade em Portugal ter contribuído com 362 milhões de euros para os resultados do banco, o grande destaque do BPI este ano foi Angola. A entrada do Banco de Fomento de Angola (BFA) na Bolsa de Luanda rendeu ao BPI — que alienou 14,75% do capital da instituição angolana — cerca de 100 milhões de euros. Embora este resultado já tenha sido registado contabilisticamente em setembro, o desafio agora é repatriar esse montante, que está em kwanzas e em Luanda, para Portugal. O processo será feito de forma gradual, à medida que o Banco Nacional de Angola disponibilize dólares ao BFA.

Relativamente aos restantes 33,35% que o BPI detém no BFA, João Pedro Oliveira e Costa esclareceu: “Se o acionista Unitel (que representa o Estado angolano) alienar a sua posição, temos uma cláusula de tag along (seguir a mesma estratégia) e iremos analisar com muita atenção qual será a nossa posição. Vamos acompanhar o que o Estado angolano decidir fazer.”

O responsável acrescentou: “Temos uma história de 30 anos em Angola. O BFA é o melhor banco de Angola. Sabemos que existem muitas notícias sobre este assunto que são plantadas. O BFA não é uma posição estratégica de médio prazo para o BPI; é uma posição financeira.”

Sobre a reestruturação tributária da banca, anunciada pelo ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, o CEO do BPI afirmou: “Não me preocupa um novo imposto; temos capacidade para o pagar. O BPI paga 37% de IRC e, juntando as contribuições para a Segurança Social, são mais de 300 milhões de euros pagos ao Estado.”

A preocupação de João Pedro Oliveira e Costa é outra: “Procuram-se sempre os mesmos. Os bancos que cá estão hoje estão a pagar por algo de que não tiveram culpa. O Estado decidiu fazer a resolução para apoiar três ou quatro bancos que faliram, e nós estamos cá para pagar a conta.” O responsável escusou-se a comentar as recentes buscas no Novo Banco, mas acrescentou: “Gastámos oito mil milhões no Novo Banco e recuperámos dois mil milhões… Tenho dificuldade em aceitar que se faça disto uma festa.” E recordou: “Houve um momento muito difícil no país, entre 2008 e 2014. Existiu uma decisão política que teve impacto. Não me peçam para meter debaixo do tapete quanto é que isto custou aos contribuintes e aos bancos.”

Em relação aos resultados dos primeiros nove meses do ano, o CEO destacou o crescimento do crédito à habitação, que aumentou 49% face ao período homólogo, e o crescimento do crédito às PME, que subiu 10%.

O BPI pediu — e foi-lhe concedido — um reforço da garantia do Estado no crédito hipotecário e, até ao momento, já contratou 128 milhões de euros dos 240 milhões que recebeu em garantias estatais.

Para João Pedro Oliveira e Costa, o euro digital “é inevitável” e os bancos têm de se adaptar. “Temos de fazer um caminho de adaptação. Nos casos de utilização, veremos o que nos mostram os resultados dos testes-piloto, mas será mais uma evolução dos meios de pagamento com que temos de viver.”

https://sapo.pt/artigo/gastamos-oito-mil-milhoes-no-novo-banco-e-recuperamos-dois-tenho-dificuldade-em-fazer-disto-uma-festa-6904b6fc3da618c09635c74b

2 notas:
O CEO do BPI tem razão quando reclama da resolução/salvação do BES/Novo Banco. Portugal decidiu que a falência do BES fosse paga pelos contribuintes e pelos bancos que nada tiveram que ver com o assunto! (dos 8 mil milhões gastos a salvar o BES, só foram recuperados 2........

O outro assunto tem a ver com a alienação de 14,75% do BFA Angola (que pertence ao BPI e ao Governo Angolano). Resumidamente o BPI Portugal vai ver-se grego para reaver os 100 milhões de euros relativos à venda de parte do capital do BFA........ porque o Banco Nacional de Angola não tem divisas.........