Desde logo no preço. Ias pagar muito dinheiro por navios (não financiados) para terem capacidades idênticas às BD. As EPC pelo menos seriam financiadas, e melhor equipadas. Mas a comparação era com as BD, e estas recebendo um SMART-S Mk-2 seriam de facto superiores na vertente AA.
As Sigma (excepto as 10514) eram interessantes na perspectiva de preencher o espaço entre as fragatas e os NPOs. Como fragatas, nem tanto.
Mas também por mais contornos que coloquemos no assunto, a Marinha não vai ter navios novos, nem usados, antes de 2030. O planeamento está feito assim, para se gastar o mínimo possível agora, e nessa altura, os governos e chefias da Marinha que resolvam o problema. Pelo andar da carruagem, vamos ser uma Marinha de 10 NPOs "civilizados" e um majestoso LPD, as fragatas ninguém quer saber.
Nem consideras a hipótese de termos, antes de 2030, bem antes, um AOR em 2ª Mão ??
E achas que vamos estar mais dez anos sem se receber nenhuma
embarcação de patrulha oceânica nova

?
Nem umas LFC para substituir as Centauros

Se tal acontecer bem podemos dizer adeus á Marinha.
Se em dez anos não forem recebidos pelo menos
cinco a oito navios, e nem digo novos, naquela famosa data milagrosa de 2030 onde tudo de bom vai acontecer,
as idades dos navios mais novos da nossa marinha andarão pelos 12/13 anos, e serão apenas dois, os seguintes quatro, menos velhos terão, entre os 20/23 anos !!!!
Se agora, em 2020, começássemos a repor o numero de cascos que vão sendo abatidos, e a um navio/Ano era quase impossível conseguir essa façanha, em 2030, teremos muito menos hipóteses de repor os navio, pois nessa data teremos muito menos unidades em condições.
Arrisco-me a dizer que em 2030,
uma ou duas VdG estarão já encostadas,
a única corveta, essa
nem mais um ano aguenta, e
das LFC bem podemos dizer adeus a pelo menos umas duas/três.,
Como é que em 2030 se pode acudir á marinha, se, nessa data, os menos de trinta navios da frota terão uma média de idades a rondar mais de trinta e cinco anos, a idade dos abates, isto se fosse uma Marinha Europeia .









estes dez anos que vão até 2030, são fundamentais para que se comece a construir Navios para repor os números, mesmo que se deixem as Fragatas para se iniciar a substituição nunca depois de 2025/27, para dar margem de manobra na escolha das substitutas das BD, temos de começar a construir NPO e LFC, isso é um dado assente, já nem refiro o AOR que esse deveria entrar ao serviço o mais tardar para o ano que vem, nem tão pouco o reforço e a substituição, dos cinco lynx desaparecidos em MLU .
Abraços