KC-390 na FAP

  • 4198 Respostas
  • 770336 Visualizações
*

Tikuna

  • Perito
  • **
  • 335
  • Recebeu: 230 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +166/-2502
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3885 em: Novembro 07, 2024, 10:32:22 pm »
E cá está ele.





E um KC-390 da FAB presente no Cruzex 2024 com um pod Litening montado sob a fuselagem frontal.



São 4 KC os que participam da Cruzex, 3 da FAB e 1 da FAP. Estão fazendo exercícios conjuntos de reabastecimento, lançamento de tropas, SAR e C-SAR. Será de grande valor a troca de experiência entre as tripulações.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka, CruzSilva

*

Tikuna

  • Perito
  • **
  • 335
  • Recebeu: 230 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +166/-2502
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3886 em: Novembro 08, 2024, 07:02:12 pm »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka, PTWolf

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1862
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 103 vez(es)
  • +1077/-1879
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3887 em: Novembro 08, 2024, 07:38:36 pm »
O sistema de EW dos GRIPEN E incluem "pods" nas pontas das asas.
Das fotos mostradas aqui, parece-me que os aparelhos da FAB não os têm montados.
O Brasil comprou-os?

Penso que a foto do video mostra esses pods.



Diferente do Eurofighter alemão de guerra eletônica o Gripen tem o AREXIS integrado, não necesitando de POD. Vou deixar o link para não entender o off-topic
https://www.aereo.jor.br/2019/02/10/saab-gripen-e-sistemas-de-guerra-eletronica-e-sensores/


Pode estar "integrado" mas não dispensa pods.
São os que se vêm nas pontas das asas desta foto do video (onde montam os mísseis), assim como um "pod" integrado no estabilizador vertical.

Acontece que fotos divulgadas aqui ontem mostram Gripens da FAB com estes pods todos.
Parabéns. Um sistema de EW do melhor que há no mundo.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6760
  • Recebeu: 7431 vez(es)
  • Enviou: 5044 vez(es)
  • +10183/-2923
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3888 em: Novembro 09, 2024, 09:24:16 pm »
On/off-topic

O Embraer C-390 Millennium será o futuro substituto dos C-130 também na Suécia.

https://x.com/Forsvarsmakten/status/1855353683111759955?t=1fnXX5VRjo2ntk7D5hBl1Q&s=19
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka, sivispacem, goncalobmartins, Nighthawk

*

Tikuna

  • Perito
  • **
  • 335
  • Recebeu: 230 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +166/-2502
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3889 em: Novembro 09, 2024, 09:53:30 pm »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Charlie Jaguar, Lampuka, Vitor Santos, PTWolf

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1423
  • Recebeu: 797 vez(es)
  • Enviou: 811 vez(es)
  • +436/-492
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3890 em: Novembro 09, 2024, 10:09:39 pm »
Só por cusiosidade (em tempos tinha perguntado mas ninguém soube responder).

Sabem-me dizer qual o radar que equipa o nosso KC 390 (náo sei se será diferente do do Brasil)

ANtecipadamente grato...
Cumprimentos,
 

*

Tikuna

  • Perito
  • **
  • 335
  • Recebeu: 230 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +166/-2502
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3891 em: Novembro 09, 2024, 10:41:01 pm »
Só por cusiosidade (em tempos tinha perguntado mas ninguém soube responder).

Sabem-me dizer qual o radar que equipa o nosso KC 390 (náo sei se será diferente do do Brasil)

ANtecipadamente grato...

 Selex ES Gabbiano T20







 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem

*

MMaria

  • Especialista
  • ****
  • 970
  • Recebeu: 137 vez(es)
  • Enviou: 281 vez(es)
  • +36/-1371
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3892 em: Novembro 09, 2024, 10:53:12 pm »
Ora pois, mais sócios na região.

Brazil and Sweden deepen aerospace cooperation

Brazil is planning to extend the contract on Jas 39 Gripen fighter aircraft from Sweden, while Sweden is ready to begin negotiations to purchase Embraer C-390 transport aircraft from Brazil. Sweden’s Minister for Defence Pål Jonson and Brazil’s Minister of Defense José Múcio signed a letter of intent to this effect today, 9 November.
...
https://www.government.se/press-releases/2024/11/brazil-and-sweden-deepen-aerospace-cooperation/

Sds
« Última modificação: Novembro 09, 2024, 10:53:52 pm por MMaria »
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 3105
  • Recebeu: 1371 vez(es)
  • Enviou: 4053 vez(es)
  • +2024/-112
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3893 em: Novembro 09, 2024, 11:09:35 pm »
Já agora outra pergunta, sobre "medidas de auto-proteção"... o nosso KC-390 tem (sempre? Instaladas se necessário?) sistemas de "Aviso de Radar e Laser", de "Aviso de Mísseis guiados por Infra-Vermelho (IR)", de "Projecção de Contramedidas" e de "Direccional de Contramedidas Infra-Vermelho (DIRCM)"... e tem também - que se vê na fotografia, enviada pelo Tikuna hoje às 09:53:30 pm, dois "SPEAR AECM", nas asas; este ultimo é "uma plataforma digital DRFM ("Digital Radio Frequency Memory") de recepção, análise e transmissão (multi-frequência) destinada a interferir via ERP ("Effective Radiated Power") com sistemas de radar de plataformas de detecção e defesa anti-aérea".

Os iniciais eu percebo - se sob mira de IR e/ou laser e/ou radar o avião é avisado e lança / inicia (automaticamente?) contramedidas (dependendo da ameaça). Agora o "SPEAR AECM" dificulta a deteção do avião? E/ou de misseis orientados por radar? Porque um "monstro" como o KC390 deve ter um "radar cross section (RCS)" impossível  de disfarçar, por mt bom que o sistema seja... e, já agora, tem 1 em cada asas para quê? aumenta a capacidade 2x (ie presumo que a distancia entre eles não afecte o resultado)? 
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1862
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 103 vez(es)
  • +1077/-1879
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3894 em: Novembro 10, 2024, 10:13:14 am »

São negócios.
Nós devemos fazer tambem.

Afinal os F-16 foi bluff do Brasil para pressionar a Suécia.

Se recuarmos no tempo até antes de recebermos o primeiro KC, a conversa sobre ele era como a de hoje em relação ao ST.
Agora é "podem-me dizer qual é o radar com que está equipado, por favor?..."
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1423
  • Recebeu: 797 vez(es)
  • Enviou: 811 vez(es)
  • +436/-492
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3895 em: Novembro 10, 2024, 01:15:44 pm »

São negócios.
Nós devemos fazer tambem.

Afinal os F-16 foi bluff do Brasil para pressionar a Suécia.

Se recuarmos no tempo até antes de recebermos o primeiro KC, a conversa sobre ele era como a de hoje em relação ao ST.
Agora é "podem-me dizer qual é o radar com que está equipado, por favor?..."

Nem fui grande crítico do KC, apesar de achar que o negócio em si não foi o melhor, nem vejo o que tem a minha pergunta a ver com uma eventual aprovação ou desaprovação da sua compra. É uma pergunta informativa, simples de responder, como foi o caso.
Agora diga-me lá: padecerá 'bóceme' de Parkinson? É que essa tremideira incessante na sua mão é muito suspeita....
Cumprimentos,
 

*

goncalobmartins

  • Analista
  • ***
  • 871
  • Recebeu: 411 vez(es)
  • Enviou: 547 vez(es)
  • +63/-6
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3896 em: Novembro 10, 2024, 03:05:01 pm »
On/off-topic

O Embraer C-390 Millennium será o futuro substituto dos C-130 também na Suécia.

https://x.com/Forsvarsmakten/status/1855353683111759955?t=1fnXX5VRjo2ntk7D5hBl1Q&s=19

Portanto, goste-se ou não, as encomendas e entregas vão aumentando:

Brasil = 19
Portugal = 5
Hungria = 2
Austria = 4
Países Baixos = 5
Chéquia = 2
Coreia do Sul = 3
Suécia = 5*

Total = 45

*Ainda não foram divulgados quantos serão adquiridos pela Suécia mas neste momento têm 5 C-130H…

E se a história dos 10M€ se se confirmar, pelo menos metade do programa será atingido… resta sempre saber o que são 10M€ são lucro ou não :P
« Última modificação: Novembro 10, 2024, 05:34:41 pm por goncalobmartins »
 

*

wyldething

  • Membro
  • *
  • 206
  • Recebeu: 136 vez(es)
  • Enviou: 171 vez(es)
  • +19/-40
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3897 em: Novembro 10, 2024, 03:24:46 pm »

Afinal os F-16 foi bluff do Brasil para pressionar a Suécia.


Também mas não só. A frota Gripen (de uns 24) só estará totalmente operacional lá para 2030.
A necessidade por um segundo caça "off the shelf" mantém-se devido à retirada dos A-1 e F-5  a curto prazo, tanto devido às quantidades necessárias, como pelo calendário. E há ainda os A-4 da Marinha a médio prazo.
Ironicamente, os Rafale depois de terem perdido o concurso para o Gripen, são a hipótese mais forte para essa solução "stop-gap".
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6760
  • Recebeu: 7431 vez(es)
  • Enviou: 5044 vez(es)
  • +10183/-2923
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3898 em: Novembro 10, 2024, 03:28:51 pm »
On/off-topic

O Embraer C-390 Millennium será o futuro substituto dos C-130 também na Suécia.

https://x.com/Forsvarsmakten/status/1855353683111759955?t=1fnXX5VRjo2ntk7D5hBl1Q&s=19

Portanto, goste-se ou não, as encomendas e entregas vão aumentando:

Brasil = 19
Portugal = 5
Hungria = 2
Austria = 4
Países Baixos = 5
Chéquia = 2
Coreia do Norte = 3
Suécia = 5*

Total = 45

*Ainda não foram divulgados quantos serão adquiridos pela Suécia mas neste momento têm 5 C-130H…

E se a história dos 10M€ se se confirmar, pelo menos metade do programa será atingido… resta sempre saber o que são 10M€ são lucro ou não :P


Hummm... cof, cof, cof... Gonçalo, acho que a Coreia do Norte não é nem será um futuro cliente do Millennium.  ;D

Agora se me falares do PornHub ou do Xhamster, aí o grau de certeza já será mais elevado, pelo menos entre as tropas norte-coreanas destacadas em território russo.  :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

goncalobmartins

  • Analista
  • ***
  • 871
  • Recebeu: 411 vez(es)
  • Enviou: 547 vez(es)
  • +63/-6
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3899 em: Novembro 10, 2024, 05:34:09 pm »
On/off-topic

O Embraer C-390 Millennium será o futuro substituto dos C-130 também na Suécia.

https://x.com/Forsvarsmakten/status/1855353683111759955?t=1fnXX5VRjo2ntk7D5hBl1Q&s=19

Portanto, goste-se ou não, as encomendas e entregas vão aumentando:

Brasil = 19
Portugal = 5
Hungria = 2
Austria = 4
Países Baixos = 5
Chéquia = 2
Coreia do Norte = 3
Suécia = 5*

Total = 45

*Ainda não foram divulgados quantos serão adquiridos pela Suécia mas neste momento têm 5 C-130H…

E se a história dos 10M€ se se confirmar, pelo menos metade do programa será atingido… resta sempre saber o que são 10M€ são lucro ou não :P


Hummm... cof, cof, cof... Gonçalo, acho que a Coreia do Norte não é nem será um futuro cliente do Millennium.  ;D

Agora se me falares do PornHub ou do Xhamster, aí o grau de certeza já será mais elevado, pelo menos entre as tropas norte-coreanas destacadas em território russo.  :mrgreen:

Eish! Não se perdoa nada aqui  ;)

Edit: Corrigido  :P
« Última modificação: Novembro 10, 2024, 05:35:06 pm por goncalobmartins »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar