Já agora outra pergunta, sobre "medidas de auto-proteção"... o nosso KC-390 tem (sempre? Instaladas se necessário?) sistemas de "Aviso de Radar e Laser", de "Aviso de Mísseis guiados por Infra-Vermelho (IR)", de "Projecção de Contramedidas" e de "Direccional de Contramedidas Infra-Vermelho (DIRCM)"... e tem também - que se vê na fotografia, enviada pelo Tikuna hoje às 09:53:30 pm, dois "SPEAR AECM", nas asas; este ultimo é "uma plataforma digital DRFM ("Digital Radio Frequency Memory") de recepção, análise e transmissão (multi-frequência) destinada a interferir via ERP ("Effective Radiated Power") com sistemas de radar de plataformas de detecção e defesa anti-aérea".
Os iniciais eu percebo - se sob mira de IR e/ou laser e/ou radar o avião é avisado e lança / inicia (automaticamente?) contramedidas (dependendo da ameaça). Agora o "SPEAR AECM" dificulta a deteção do avião? E/ou de misseis orientados por radar? Porque um "monstro" como o KC390 deve ter um "radar cross section (RCS)" impossível de disfarçar, por mt bom que o sistema seja... e, já agora, tem 1 em cada asas para quê? aumenta a capacidade 2x (ie presumo que a distancia entre eles não afecte o resultado)?