KC-390 na FAP

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Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3660 em: Junho 10, 2024, 04:32:39 pm »
Os otários do costume ajudam a financiar o projecto, pagam mais pelo produto e ainda deixam os novos clientes passar-lhes à frente. É mais ou menos isto, ou estou a ver mal a coisa?


Afirmativo, estás certíssimo NVF !!!

ABRAÇO

Por momentos até julguei que a nossa segunda célula tivesse sido passada para os húngaros tal era o atraso. Até porque, fora as insígnias nacionais naturalmente, são em tudo semelhantes.



Saudações Aeronáuticas,
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3661 em: Junho 10, 2024, 04:49:13 pm »
E se tivesse sido? Eles com as calças em baixo e o cu para o ar tb não devem dar por isso.
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3662 em: Junho 10, 2024, 04:51:13 pm »
Os otários do costume ajudam a financiar o projecto, pagam mais pelo produto e ainda deixam os novos clientes passar-lhes à frente. É mais ou menos isto, ou estou a ver mal a coisa?


Afirmativo, estás certíssimo NVF !!!

ABRAÇO

Por momentos até julguei que a nossa segunda célula tivesse sido passada para os húngaros tal era o atraso. Até porque, fora as insígnias nacionais naturalmente, são em tudo semelhantes.





E quem nos pode garantir que não foi isso que aconteceu, meu Amigo CG ???

Abraço
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3663 em: Junho 10, 2024, 05:06:53 pm »
Garantidamente para agarrarem os outros cagaram nos que cá lhes prestam vassalagem
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3664 em: Junho 10, 2024, 05:18:57 pm »
Os otários do costume ajudam a financiar o projecto, pagam mais pelo produto e ainda deixam os novos clientes passar-lhes à frente. É mais ou menos isto, ou estou a ver mal a coisa?


Afirmativo, estás certíssimo NVF !!!

ABRAÇO

Por momentos até julguei que a nossa segunda célula tivesse sido passada para os húngaros tal era o atraso. Até porque, fora as insígnias nacionais naturalmente, são em tudo semelhantes.





E quem nos pode garantir que não foi isso que aconteceu, meu Amigo CG ???

Abraço

Pois, isso eu já não sei meu amigo. Mas não me admirava nada se eventualmente tivessem acordado com o Governo/FAP um atraso nos trabalhos da segunda célula, de modo a garantirem o contrato húngaro. Afinal nós somos todos bué da porreiros e fixolas, e na Europa não se passa nada de especial para haver cá pressas. :mrgreen: ::)
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3665 em: Junho 10, 2024, 06:58:26 pm »
Os otários do costume ajudam a financiar o projecto, pagam mais pelo produto e ainda deixam os novos clientes passar-lhes à frente. É mais ou menos isto, ou estou a ver mal a coisa?


Afirmativo, estás certíssimo NVF !!!

ABRAÇO

Por momentos até julguei que a nossa segunda célula tivesse sido passada para os húngaros tal era o atraso. Até porque, fora as insígnias nacionais naturalmente, são em tudo semelhantes.





E quem nos pode garantir que não foi isso que aconteceu, meu Amigo CG ???

Abraço

Pois, isso eu já não sei meu amigo. Mas não me admirava nada se eventualmente tivessem acordado com o Governo/FAP um atraso nos trabalhos da segunda célula, de modo a garantirem o contrato húngaro. Afinal nós somos todos bué da porreiros e fixolas, e na Europa não se passa nada de especial para haver cá pressas. :mrgreen: ::)

Ora bem, amigo CG, que foi uma coincidência do caruncho lá isso foi, e às tantas.....e mais não digo.

Grande abraço
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3666 em: Junho 10, 2024, 07:14:10 pm »
Se foi isso que aconteceu ou não, não sei.
Mas normalmente em situações destas, é o país produtor que "troca" uma das aeronaves da sua encomenda (neste caso da FAB), para dar resposta às necessidades de um cliente. Penalizar um cliente para beneficiar outro, é só estranho.

Ao penalizar um cliente, deveria haver uma medida compensatória, fruto até da sua colaboração.

 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3667 em: Junho 10, 2024, 10:14:33 pm »
Se foi isso que aconteceu ou não, não sei.
Mas normalmente em situações destas, é o país produtor que "troca" uma das aeronaves da sua encomenda (neste caso da FAB), para dar resposta às necessidades de um cliente. Penalizar um cliente para beneficiar outro, é só estranho.

Ao penalizar um cliente, deveria haver uma medida compensatória, fruto até da sua colaboração.


Atraso deve ter sido algo da homologação NATO ou ajuste de contrato.. A linha de produção do KC-390 está operando em ritmo normal normal e a 1/3 de sua capacidade total.
O terceiro KC-390 de Portugal já é o terceiro na fila da linha de produção, na frente dele só o 02 da Hungria e o 09 da FAB. Está no estágio de união de Asa-Fuselagem, Creio que em estágio menos avançado atrás tenha um FAB e provavelmente vá entrar o da Coréia do Sul. A Embraer está ampliando a capacidade de produção que atualmente é de 6 aeronaves ano para chegar a 18 aeronaves ano. A capacidade atual é suficiente, mas ficou apertada com a entrada dos pedidos dos Paises Baixos, Austria, Coréia do Sul e Republlica Tcheca (por enquanto, pois a carteira de clientes irá aumentar).


Imagem: Embraer
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3668 em: Junho 10, 2024, 11:00:47 pm »

Julgo que será razoável supor que, se a linha de produção da EMBRAER passa para o triplo, as linhas de produção de componentes em Portugal passam para o triplo.

E a linha que instala equipamento NATO nas OGMA tmb aumenta.
E as OGMA a modernizar C-130 portugueses...
Será que não vai ganhar concursos para modernizar outros?

Expliquem-me outra vez porque é que o KC-390 foi um mau negócio para Portugal - já me esqueci.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3669 em: Junho 10, 2024, 11:13:47 pm »
E as OGMA a modernizar C-130 portugueses...

... e de pelo menos mais 30 outras nações, por ser um Centro de Serviços da Lockheed há mais de 4 décadas.

https://www.ogma.pt/pt/os-nossos-servicos/aviacao-defesa/lockheed-martin-c-130-hercules/
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3670 em: Junho 10, 2024, 11:24:34 pm »
E as OGMA a modernizar C-130 portugueses...

... e de pelo menos mais 30 outras nações, por ser um Centro de Serviços da Lockheed há mais de 4 décadas.

https://www.ogma.pt/pt/os-nossos-servicos/aviacao-defesa/lockheed-martin-c-130-hercules/

Isso eu sabia - e sempre tive consideração pelas OGMA.

Estava, no entanto, a partir do princípio que esta modernização que está a fazer aos nossos é algo de novo, sendo que essa novidade é que justifica os atrasos que se estão a verificar.

O comunicado recente das OGMA refere ...     5000 horas de engenharia  (ou 50000(?))... deve ser "engenharia nova"...

Assim, parece-me que é um "produto" novo - e daí a minha esperança que possa ser vendido para outros.
 

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3671 em: Junho 11, 2024, 12:03:20 am »
E isso não vai contra o interesse do patrão de parte da OGMA, a Embraer? Se a Embraer quer vender mais KC-390, não é do interesse deles que a OGMA comece oferecer contratos de modernização para o avião concorrente.  ::)

A isto acresce outra questão importante, a concorrência no sector das modernizações de C-130. A OGMA vai concorrer com a Boeing, Lockheed, Honeywell, Collins, etc? Ainda por cima quando vimos os atrasos?

Modernizações de aeronaves em Portugal não é algo novo. Tal já tinha acontecido com os F-16. Não adianta fingir que isto foi graças à Embraer ou ao KC-390, desde logo quando foi a UE que financiou tal processo.
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3672 em: Junho 11, 2024, 12:20:48 am »
E isso não vai contra o interesse do patrão de parte da OGMA, a Embraer? Se a Embraer quer vender mais KC-390, não é do interesse deles que a OGMA comece oferecer contratos de modernização para o avião concorrente.  ::)

A isto acresce outra questão importante, a concorrência no sector das modernizações de C-130. A OGMA vai concorrer com a Boeing, Lockheed, Honeywell, Collins, etc? Ainda por cima quando vimos os atrasos?

Modernizações de aeronaves em Portugal não é algo novo. Tal já tinha acontecido com os F-16. Não adianta fingir que isto foi graças à Embraer ou ao KC-390, desde logo quando foi a UE que financiou tal processo.

duvido que o mercado de modernizações de C-130 esteja muito ligado com clientes do KC

Se alguém estiver a modernizar os C-130 de momento arriscaria dizer que é por faltas de verbas para algo novo

A Embraer (que tem a maioria da OGMA acho???) só ganha com contratos de modernização

Digo eu
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3673 em: Junho 11, 2024, 01:00:06 am »
A título de curiosidade:
A OGMA fez manutenção em 12 Hércules da FAB, foi a empresa escolhida.
https://www.cavok.com.br/ogma-recebe-primeira-de-doze-aeronaves-c-130-hercules-da-fab-que-passarao-por-manutencao
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3674 em: Junho 11, 2024, 01:26:20 am »
A Embraer detém 65%, o Estado Português os restantes 35%, se os valores que vi estiverem correctos.

O mercado de modernizações dos C-130 está directamente ligado ao mercado dos KC-390, porque estão no mesmo segmento. A Embraer vai preferir vender o seu avião.

É claro que quem procura modernizar os C-130, pode fazê-lo por ter verba limitada. Agora uma coisa é procurarem uma modernização à aeronave, outra é ser a OGMA a escolhida. Além das empresas anteriormente mencionadas, ainda tens a Elbit, e a Hanwha parece-me. E provavelmente há mais.

Agora, para modernizar os C-130, tens que contemplar o custo da mão-de-obra, o custo do material/equipamento a instalar nas aeronaves, e no meio disso, tentar ter um preço competitivo. Daqui sai um lucro muito pequeno, do qual a Embraer fica com 65%. A Embraer ganha muito pouco com isso, e não garante mais um cliente para o seu avião.

Se houver capacidade para fazer upgrades a C-130 de outros países, porreiro. Dependendo do que o cliente pretender, podemos estar melhor ou pior colocados para vencer um concurso. Mas que não se convençam que é algo de garantido, e muito menos que é do interesse, ou graças à Embraer.
 
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