KC-390 na FAP

• 4198 Respostas
  • 769506 Visualizações
*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6757
  • Recebeu: 7429 vez(es)
  • Enviou: 5042 vez(es)
  • +10183/-2923
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3660 em: Junho 10, 2024, 04:32:39 pm »
Os otários do costume ajudam a financiar o projecto, pagam mais pelo produto e ainda deixam os novos clientes passar-lhes à frente. É mais ou menos isto, ou estou a ver mal a coisa?

Afirmativo, estás certíssimo NVF !!!

ABRAÇO

Por momentos até julguei que a nossa segunda célula tivesse sido passada para os húngaros tal era o atraso. Até porque, fora as insígnias nacionais naturalmente, são em tudo semelhantes.

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, tenente

*

P44

• Investigador
  • 21383
  • Recebeu: 6901 vez(es)
  • Enviou: 7930 vez(es)
  • +8077/-12649
« Responder #3661 em: Junho 10, 2024, 04:49:13 pm »
E se tivesse sido? Eles com as calças em baixo e o cu para o ar tb não devem dar por isso.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

tenente

• Investigador
  • 10762
  • Recebeu: 6230 vez(es)
  • Enviou: 4831 vez(es)
  • +8577/-2028
« Responder #3662 em: Junho 10, 2024, 04:51:13 pm »
Os otários do costume ajudam a financiar o projecto, pagam mais pelo produto e ainda deixam os novos clientes passar-lhes à frente. É mais ou menos isto, ou estou a ver mal a coisa?

ABRAÇO

Por momentos até julguei que a nossa segunda célula tivesse sido passada para os húngaros tal era o atraso. Até porque, fora as insígnias nacionais naturalmente, são em tudo semelhantes.

E quem nos pode garantir que não foi isso que aconteceu, meu Amigo CG ???

Abraço
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!

*

Pescador

• Investigador
  • 5469
  • Recebeu: 3600 vez(es)
  • Enviou: 3026 vez(es)
  • +5962/-3823
« Responder #3663 em: Junho 10, 2024, 05:06:53 pm »
Garantidamente para agarrarem os outros cagaram nos que cá lhes prestam vassalagem

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6757
  • +10183/-2923
« Responder #3664 em: Junho 10, 2024, 05:18:57 pm »

ABRAÇO

Abraço

Pois, isso eu já não sei meu amigo. Mas não me admirava nada se eventualmente tivessem acordado com o Governo/FAP um atraso nos trabalhos da segunda célula, de modo a garantirem o contrato húngaro. Afinal nós somos todos bué da porreiros e fixolas, e na Europa não se passa nada de especial para haver cá pressas. :mrgreen: ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, NVF, tenente

*

tenente

• Investigador
  • 10762
  • Recebeu: 6230 vez(es)
  • Enviou: 4831 vez(es)
  • +8577/-2028
« Responder #3665 em: Junho 10, 2024, 06:58:26 pm »

ABRAÇO

Abraço

Pois, isso eu já não sei meu amigo. Mas não me admirava nada se eventualmente tivessem acordado com o Governo/FAP um atraso nos trabalhos da segunda célula, de modo a garantirem o contrato húngaro. Afinal nós somos todos bué da porreiros e fixolas, e na Europa não se passa nada de especial para haver cá pressas. :mrgreen: ::)

Ora bem, amigo CG, que foi uma coincidência do caruncho lá isso foi, e às tantas.....e mais não digo.

Grande abraço
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!

*

dc

• Investigador
  • 9808
  • Recebeu: 5013 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5356/-1060
« Responder #3666 em: Junho 10, 2024, 07:14:10 pm »
Se foi isso que aconteceu ou não, não sei.
Mas normalmente em situações destas, é o país produtor que "troca" uma das aeronaves da sua encomenda (neste caso da FAB), para dar resposta às necessidades de um cliente. Penalizar um cliente para beneficiar outro, é só estranho.

Ao penalizar um cliente, deveria haver uma medida compensatória, fruto até da sua colaboração.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, PTWolf

*

Tikuna

• Perito
  • **
  • 335
  • Recebeu: 230 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +166/-2502
« Responder #3667 em: Junho 10, 2024, 10:14:33 pm »
Se foi isso que aconteceu ou não, não sei.
Mas normalmente em situações destas, é o país produtor que "troca" uma das aeronaves da sua encomenda (neste caso da FAB), para dar resposta às necessidades de um cliente. Penalizar um cliente para beneficiar outro, é só estranho.

Ao penalizar um cliente, deveria haver uma medida compensatória, fruto até da sua colaboração.

Atraso deve ter sido algo da homologação NATO ou ajuste de contrato.. A linha de produção do KC-390 está operando em ritmo normal normal e a 1/3 de sua capacidade total.
O terceiro KC-390 de Portugal já é o terceiro na fila da linha de produção, na frente dele só o 02 da Hungria e o 09 da FAB. Está no estágio de união de Asa-Fuselagem, Creio que em estágio menos avançado atrás tenha um FAB e provavelmente vá entrar o da Coréia do Sul. A Embraer está ampliando a capacidade de produção que atualmente é de 6 aeronaves ano para chegar a 18 aeronaves ano. A capacidade atual é suficiente, mas ficou apertada com a entrada dos pedidos dos Paises Baixos, Austria, Coréia do Sul e Republlica Tcheca (por enquanto, pois a carteira de clientes irá aumentar).

Imagem: Embraer

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem, MMaria

*

saabGripen

• Investigador
  • 1861
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 103 vez(es)
  • +1076/-1878
« Responder #3668 em: Junho 10, 2024, 11:00:47 pm »

Julgo que será razoável supor que, se a linha de produção da EMBRAER passa para o triplo, as linhas de produção de componentes em Portugal passam para o triplo.

E a linha que instala equipamento NATO nas OGMA tmb aumenta.
E as OGMA a modernizar C-130 portugueses...
Será que não vai ganhar concursos para modernizar outros?

Expliquem-me outra vez porque é que o KC-390 foi um mau negócio para Portugal - já me esqueci.

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6757
  • +10183/-2923
« Responder #3669 em: Junho 10, 2024, 11:13:47 pm »

... e de pelo menos mais 30 outras nações, por ser um Centro de Serviços da Lockheed há mais de 4 décadas.

https://www.ogma.pt/pt/os-nossos-servicos/aviacao-defesa/lockheed-martin-c-130-hercules/
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, tenente

*

saabGripen

• Investigador
  • 1861
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 103 vez(es)
  • +1076/-1878
« Responder #3670 em: Junho 10, 2024, 11:24:34 pm »

... e de pelo menos mais 30 outras nações, por ser um Centro de Serviços da Lockheed há mais de 4 décadas.

https://www.ogma.pt/pt/os-nossos-servicos/aviacao-defesa/lockheed-martin-c-130-hercules/

Isso eu sabia - e sempre tive consideração pelas OGMA.

Estava, no entanto, a partir do princípio que esta modernização que está a fazer aos nossos é algo de novo, sendo que essa novidade é que justifica os atrasos que se estão a verificar.

O comunicado recente das OGMA refere ...     5000 horas de engenharia  (ou 50000(?))... deve ser "engenharia nova"...

Assim, parece-me que é um "produto" novo - e daí a minha esperança que possa ser vendido para outros.

*

dc

• Investigador
  • 9808
  • +5356/-1060
« Responder #3671 em: Junho 11, 2024, 12:03:20 am »
E isso não vai contra o interesse do patrão de parte da OGMA, a Embraer? Se a Embraer quer vender mais KC-390, não é do interesse deles que a OGMA comece oferecer contratos de modernização para o avião concorrente.  ::)

A isto acresce outra questão importante, a concorrência no sector das modernizações de C-130. A OGMA vai concorrer com a Boeing, Lockheed, Honeywell, Collins, etc? Ainda por cima quando vimos os atrasos?

Modernizações de aeronaves em Portugal não é algo novo. Tal já tinha acontecido com os F-16. Não adianta fingir que isto foi graças à Embraer ou ao KC-390, desde logo quando foi a UE que financiou tal processo.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Drecas

• Investigador
  • 2339
  • Recebeu: 999 vez(es)
  • Enviou: 201 vez(es)
  • +556/-223
« Responder #3672 em: Junho 11, 2024, 12:20:48 am »
E isso não vai contra o interesse do patrão de parte da OGMA, a Embraer? Se a Embraer quer vender mais KC-390, não é do interesse deles que a OGMA comece oferecer contratos de modernização para o avião concorrente.  ::)

A isto acresce outra questão importante, a concorrência no sector das modernizações de C-130. A OGMA vai concorrer com a Boeing, Lockheed, Honeywell, Collins, etc? Ainda por cima quando vimos os atrasos?

Modernizações de aeronaves em Portugal não é algo novo. Tal já tinha acontecido com os F-16. Não adianta fingir que isto foi graças à Embraer ou ao KC-390, desde logo quando foi a UE que financiou tal processo.

duvido que o mercado de modernizações de C-130 esteja muito ligado com clientes do KC

Se alguém estiver a modernizar os C-130 de momento arriscaria dizer que é por faltas de verbas para algo novo

A Embraer (que tem a maioria da OGMA acho???) só ganha com contratos de modernização

Digo eu

*

Tikuna

• Perito
  • **
  • 335
  • Recebeu: 230 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +166/-2502
« Responder #3673 em: Junho 11, 2024, 01:00:06 am »
A título de curiosidade:
A OGMA fez manutenção em 12 Hércules da FAB, foi a empresa escolhida.
https://www.cavok.com.br/ogma-recebe-primeira-de-doze-aeronaves-c-130-hercules-da-fab-que-passarao-por-manutencao

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: saabGripen

*

dc

• Investigador
  • 9808
  • +5356/-1060
« Responder #3674 em: Junho 11, 2024, 01:26:20 am »
A Embraer detém 65%, o Estado Português os restantes 35%, se os valores que vi estiverem correctos.

O mercado de modernizações dos C-130 está directamente ligado ao mercado dos KC-390, porque estão no mesmo segmento. A Embraer vai preferir vender o seu avião.

É claro que quem procura modernizar os C-130, pode fazê-lo por ter verba limitada. Agora uma coisa é procurarem uma modernização à aeronave, outra é ser a OGMA a escolhida. Além das empresas anteriormente mencionadas, ainda tens a Elbit, e a Hanwha parece-me. E provavelmente há mais.

Agora, para modernizar os C-130, tens que contemplar o custo da mão-de-obra, o custo do material/equipamento a instalar nas aeronaves, e no meio disso, tentar ter um preço competitivo. Daqui sai um lucro muito pequeno, do qual a Embraer fica com 65%. A Embraer ganha muito pouco com isso, e não garante mais um cliente para o seu avião.

Se houver capacidade para fazer upgrades a C-130 de outros países, porreiro. Dependendo do que o cliente pretender, podemos estar melhor ou pior colocados para vencer um concurso. Mas que não se convençam que é algo de garantido, e muito menos que é do interesse, ou graças à Embraer.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44