Já que a decisão recaiu na compra do Millennium como substituto do C-130H, a minha opinião é a de que chegavam perfeitamente 4 aeronaves, desde que complementadas por 2 ou 3 A400M. No entanto parece que a hipótese de podermos ter o cargueiro estratégico da Airbus na FAP é agora muito remota, o que é pena e de vistas curtas pois colmataria a falha claramente existente no transporte aéreo militar.
Podem até querer vender mil vezes o KC-390 como um avião de transporte estratégico, mas isso ele não é, nem tão pouco foi concebido para o ser. E assim o transporte estratégico intercontinental continuará a ser uma pecha nas nossas capacidades, algo que só a nós nos importa claro. 
O Kacete transporta até 26t. O A400 transporta até 37t.
As nossas Pandur II pesam cerca de 22t. Os Leopard2 A6 cerca de 62t.
Qual seria a vantagem de transporte estratégico internacional que o A400 traria que KC-390 não confere?
Simples:
O KC transporta uma Pandur, o A400 duas(dobro). 4 KC transportam 4 e, 4 A400 transportam 8
(As Pandur pesam 18 toneladas, só a que tem torre com canhão de 30mm é que pesa 22)
O A400 pode transportar uma Pandur de 22 toneladas e uma Vantac, ainda longe do limite de peso. O KC nem o faz
O KC não transporta nenhuma peça artilharia auto propulsionada de 8x8,, só a 6x6. O A 400, transporta a 8x8 e muita munição
O KC não transporta nenhum futuro veiculo que venha substituir o M133. o A 400 transporta
E muito mais. Nomeadamente a questão de "carga vs distancia", que no A400 com carga semelhante faz muito maior distancia