Dito isto continuo e continuarei a afirmar e provar, que a aeronave indicada para nós teria de ter maiores capacidades de carga e autonomia, porque alegar que o 390 é melhor que o C, só porque é moderno, isso não chega, sendo até ridículo afirmar isso pois se qualquer modelo de cargueiro táctico que tenha começado a ser produzido há meia dúzia de anos não fosse melhor que o C produzido já à 50 anos, então estariamos bem pior do que estamos.
Grande abraço
Sabes que concordo 1000% contigo. Para nós, para os nossos requisitos operacionais, para o nosso triângulo geográfico e compromissos internacionais, a aeronave escolhida deveria ter sido outra, com mais capacidade de carga e acima de tudo maior autonomia. É no que dá quando as aquisições são fruto de escolha política.
Ao contrário da FAB, Ejército del Aire, Armée de l'Air, RAF, etc, nós não nos podemos dar ao luxo de possuir várias frotas de aeronaves de transporte com capacidades distintas. Daqui a uma década, o transporte aéreo na Força Aérea Portuguesa será muito provavelmente constituído pelo C-295, KC-390 e mais nada. Continuaremos assim deficitários e com lacunas importantes em áreas vitais como o transporte estratégico (e reabastecimento via Flying Boom). O "K" do KC-390 não o torna estratégico, tal como o KC-130H e J não o são; é uma aeronave de transporte e reabastecimento táctico, ponto final.
Dito isto, o Millennium tem todas as hipóteses de se tornar numa excelente aeronave, trazendo já vantagens evidentes faça àquilo que temos de momento ao dispôr. É a mais pura das verdades infelizmente, e a frota C-130 Hércules, depois de tantas décadas de glória e esforço, não merecia passar por isto e quase estar condenada a passar o testemunho e sair pela porta pequena. A partir do momento que tocou solo nacional, com as letras "
FORÇA AÉREA PORTUGUESA", passou também a ser o meu avião, ostentando as cores do meu país e tripulado por portugueses como eu.
Se pudesse escolher? Teria sem dúvida optado por outra plataforma, ou então pela aquisição de um número menor de K/C-390 + avião com características verdadeiramente estratégicas. Ora como nada disso interessa agora, espero que o Embraer KC-390 Millennium tenha uma história longa, segura e recheada de sucessos na FAP. Todos ficaremos a ganhar com isso.