KC-390 na FAP

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saabGripen

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3045 em: Outubro 25, 2023, 07:32:14 pm »
Confirmado paragem para abastecimento, vai buscar o primeiro Black Hawk ao Alabama.

Assim é, de facto. ;)

Deverá regressar aos Estados Unidos no próximo mês ou em Dezembro, a fim de trazer o segundo Black Hawk Alpha.

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Rádio Lajes - A voz da Força Aérea

Aterrou hoje pela primeira vez, na Base Aérea nº4 - Lajes, o KC-390 da Força Aérea Portuguesa, com o número de cauda 26901, para uma paragem de reabastecimento, no decorrer de uma missão operacional. Após uma breve estadia nas Lajes, o KC-390 da Esquadra 506 – “Rinocerontes”, rumou aos EUA a fim de trazer para Portugal o primeiro helicóptero Black Hawk da nova frota de asa rotativa que irá equipar a Esquadra em formação.

O KC-390 é um avião dotado de capacidades multimissão e capaz de executar operações estratégicas e táticas, civis e militares. Bem-vindos às ilhas de Bruma, boa missão.

Rádio Lajes - A VOZ DA FORÇA AÉREA PORTUGUESA


KC-390
Se a Rádio Lages diz que é estratégico, é estratégico.

Helicópetros
Em breve, quase metade dos helicópteros da FA Portuguesa vão ter a parte de cima pintada de vermelho. Parabéns.

Alabama
Os alabamianos vão ver o avião de transporte mais lindo do mundo. A Cruz de Cristo a ir buscar outra Cruz de Cristo.
« Última modificação: Outubro 25, 2023, 07:43:02 pm por saabGripen »
 

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saabGripen

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3046 em: Outubro 25, 2023, 07:48:12 pm »
O ARX faz mais sentido na FAP. Não temos nem vamos ter navio que suporte aquilo. É quase um pequeno avião
Mas na FAP para vigilância marítima e eventualmente alguma capacidade militar sim, dado a autonomia e alcance. Como aliás já o AR5 fazia sentido estar da FAP e não aquelas trotinetes da fnac que têm e que as vezes até voam


A Marinha adquiriu recentemente (e por não pouco dinheiro) drones cuja autonomia mede-se em minutos...
 

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luis simoes

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3047 em: Outubro 25, 2023, 08:09:30 pm »
Vamos la pessoal temos de tambem dar algum merito ao rinoceronte sai do Brasil a 18, chega a Portugal a 19 e no dia seguinte ate hoje o mesmo nao tem parado....portanto para já a conresponder e bem....para aquilo que foi talhado...parabens belissimo aviao..
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Mentat

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3048 em: Outubro 25, 2023, 08:15:57 pm »
O ARX faz mais sentido na FAP. Não temos nem vamos ter navio que suporte aquilo. É quase um pequeno avião
Mas na FAP para vigilância marítima e eventualmente alguma capacidade militar sim, dado a autonomia e alcance. Como aliás já o AR5 fazia sentido estar da FAP e não aquelas trotinetes da fnac que têm e que as vezes até voam

Quando falei numa (eventual) versão naval do ARX, e talvez o devesse ter dito com assertividade, referia-me a algo similar ao SeaGuardian, por exemplo. Que é operado a partir de terra firme e não embarcado.
Provavelmente o ARX, mesmo que haja configuração naval, estará ainda algo longe das capacidades do SeaGuardian ou do Triton, mas há que começar por algum lado. Com uma ZEE/espaço aéreo tão grande para fiscalizar e com um número cada vez menor de efetivos humanos, ter drones com  grande capacidade de time on station é fundamental.
Não vamos lá com drones dos Chineses ou da "FNAC". A Tekever tem potencial para ser um parceiro de eleição a este nível. Cabe ao Estado ajudar a Empresa a tornar as nossas FA´s mais eficazes e mais capazes.
« Última modificação: Outubro 25, 2023, 08:18:15 pm por Mentat »
 

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Tikuna

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3049 em: Outubro 25, 2023, 10:44:24 pm »
Presumo que o "conforto" seja também outro... li algures que o KC-390 tinha (por exemplo) melhores instalações sanitárias?

Conforto da tripulação sempre foi um dos requisitos da FAB, já que nossos vetustos C-130 eram bem arcaicos nesse quesito. Até no C-130J não mudou muito.
A Embraer colocou um banheiro de aeronave comercial no 390:




No C-130, dependendo da versão, é assim:









O bom é que o barulho abafa os estrondos no banheiro... mas o cheiro....
 

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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3050 em: Outubro 26, 2023, 12:14:16 am »
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KC-390
Se a Rádio Lages diz que é estratégico, é estratégico.
 
Definitivamente não é consensual...
"The KC-390 has intercontinental reach, capable of executing strategic and tactical, civil and military operations without limitations"
Retirado daqui...
https://twitter.com/NATO_AIRCOM/status/1717120294408593620?t=M1kfKWxw0-13y93EXyvtEQ&s=19
João Pereira
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3051 em: Outubro 26, 2023, 09:22:48 am »
Força Aérea Portuguesa - Processo de aceitação do KC-390


 

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tenente

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3052 em: Outubro 26, 2023, 09:40:13 am »
Citar
KC-390
Se a Rádio Lages diz que é estratégico, é estratégico.
 
Definitivamente não é consensual...
"The KC-390 has intercontinental reach, capable of executing strategic and tactical, civil and military operations without limitations"
Retirado daqui...
https://twitter.com/NATO_AIRCOM/status/1717120294408593620?t=M1kfKWxw0-13y93EXyvtEQ&s=19

Só mesmo para quem é ignorante, com que então " without limitations ", espectacular!!!
Quanto a ser estratégico se a definição é essa, que não é, o C também é estratégico  !!!
Já me ri a bom rir, excelentes especialistas aeronáuticos, sábios  do melhor !!!



« Última modificação: Outubro 26, 2023, 09:50:59 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3053 em: Outubro 26, 2023, 10:49:51 am »
Duas imagens do 26901 ontem aquando da passagem pela BA4 (fotos: Kurt Mendonça).






Depois lá seguiu caminho para Providence (Rhode Island), e depois finalmente para o Dothan Regional Airport, no Alabama, onde ainda se encontra por esta altura.


https://globe.adsbexchange.com/?icao=497cdc

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3054 em: Outubro 26, 2023, 12:31:13 pm »
Uma questão - que já deve ter sido respondida e obviamente considerada no projecto: em vez dos 4x motores do C130 / A400 o KC-390 tem 2x... se - espero que não! - um dos motores tiver uma avaria grave o outro motor consegue o quê?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Lightning

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3055 em: Outubro 26, 2023, 01:00:39 pm »
Voar até ao aerodromo alternativo que estiver definido no plano de voo.

Qualquer avião com 2 motores tem que ser capaz de voar só com um, é o básico da construção aeronáutica, ninguém vai fazer, nem comprar, um avião de 2 motores que caia ao chão por perder um dos motores.

Ele pode é ficar com algumas capacidades de voo diminuidas, velocidade, altitude, etc, que teria com os 2 motores, e já não conseguir chegar ao objectivo pretendido mas de certeza que pode voar até aterrar em segurança num aerodromo alternativo.
« Última modificação: Outubro 26, 2023, 01:12:03 pm por Lightning »
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3056 em: Outubro 26, 2023, 01:48:47 pm »
Voar até ao aerodromo alternativo que estiver definido no plano de voo.

Qualquer avião com 2 motores tem que ser capaz de voar só com um, é o básico da construção aeronáutica, ninguém vai fazer, nem comprar, um avião de 2 motores que caia ao chão por perder um dos motores.

Ele pode é ficar com algumas capacidades de voo diminuidas, velocidade, altitude, etc, que teria com os 2 motores, e já não conseguir chegar ao objectivo pretendido mas de certeza que pode voar até aterrar em segurança num aerodromo alternativo.
Tal como o C295, C27J, C2, A330MRT...
Isso quando corre bem, porque a única garantia é que lá em cima não ficam.😉
« Última modificação: Outubro 26, 2023, 03:26:48 pm por Lampuka »
João Pereira
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3057 em: Outubro 26, 2023, 02:05:11 pm »
Confesso que me lembrei disto devido ao longo voo sobre o Atlântico - apesar de termos o "nosso porta-aviões" a meio  :D - carregado com um helicóptero... sem saber, confesso, se o helicóptero até representa uma carga mt pesada.

Já agora - o transporte do UH-60 BlackHawk é algo já amplamente testado no Brasil ou apenas para certificação e pouco mais?     
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3058 em: Outubro 26, 2023, 02:14:04 pm »
Já agora - o transporte do UH-60 BlackHawk é algo já amplamente testado no Brasil ou apenas para certificação e pouco mais?

Citar
BlackHawk da FAB carregado e voado no KC 390 Millennium: Missão REAL Esquadrão ZEUS 100% de sucesso!


 ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3059 em: Outubro 26, 2023, 02:18:40 pm »
Uma questão - que já deve ter sido respondida e obviamente considerada no projecto: em vez dos 4x motores do C130 / A400 o KC-390 tem 2x... se - espero que não! - um dos motores tiver uma avaria grave o outro motor consegue o quê?

Boas LM vamos lá então responder-te á questão que colocas.
A dita questão tem duas respostas para um voo efectuado sobre um Continente, ou se o voo é um voo oceânico ?

No primeiro caso e para uma aeronave bimotora, no caso de uma anomalia registada numa das turbinas, a aeronave , deverá aterrar no aerodromo mais proximo do ponto de rota em que está no FPL, quer seja o primeiro ou segundo alternante colocado no Plano de voo, ou não, e para isso deverá declarar emergência.

No caso de um voo oceânico, que tem vindo a ser o ponto onde esta aeronave, a tal estratégica, é duplamente mais limitada que o C, a aeronave, neste caso o 390, declara emergência e dependendo do ponto de rota onde se encontra, ou retorna á origem, continua para o destino, ou alterna para um aeródromo que esteja mais perto que os dois anteriormente mencionados, que convenhamos num voo oceânico será muito raro, pois não há aeródromos alternantes em barda !

acho que já alguém referiu que deverá proseguir para o alternante, o que não está inteiramente correcto, pois só usará o(s)alternante(s) colocado(s) nos ATC FPL, se a sua posição for muito próxima do destino, uma vez que os ALT, são fundamentalmente usados em caso de limitações atmosféricas nos destinos, e é por essa mesma variavel, que os elementos da aviação não controlam e cuja aviação está dependente a mais de 90%, que os alternantes são escolhidos em função ou da operação do voo em causa ou da distância em relação ao destino !

Voltando á vaca fria da limitação do 390 em relação ao C, é fundamentalmente o numero de turbinas que o C possui o que lhe permite em caso de anomalia numa delas, prosseguir para o destino, coisa que o 390 é incapaz de efectuar.
neste forum, os defensores, e muito bem do 390, advogam que a aeronave é melhor que o C, mas é melhor sim em termos de voo continental, pois o Brasil, neste caso a EMB, sabia e sabe que em termos de necessidades de operação, o bimotor, consegue executar as missões de um quadrimotor, da mesma classe, sem limitações de maior.

No caso de Portugal, o quadrimotor faz todo o sentido, e teria sido a escolha mais lógica pois neste tipo de situações, as suas limitações de voo, são muito menores que as dum bimotor.

LM; espero ter esclarecido a tua questão.

Abraços
« Última modificação: Outubro 26, 2023, 02:27:14 pm por tenente »
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