Na minha humilde opinião, Portugal precisava ou modernizar ou substituir os C-130 que tinha …
O KC-390 foi uma solução que ao mesmo tempo, permitiu evitar fechar as OGMA, pelas quais, aparentemente ninguém mostrava ter interesse.
A opção dos brasileiros não foi resultado das qualidades do avião. Foi acima de tudo uma opção estratégica, para manter algum tipo de capacidades nesta área.
Não foi um mau negócio.
O KC-390 não é um substituto à altura para o C-130, pelo simples facto de que, nem o C-130 consegue substituir o C-130.
O C-130 apareceu no final da década de 1950 e começou a fazer a diferença em operações militares na década de 1960. No inicio dessa década o C-130 até conseguiu aterrar e descolar de um porta-aviões.
No entanto, o C-130 foi pensado para transportar viaturas militares. Não conseguia transportar tanques, mas podia transportar viaturas blindadas como o M113, além claro de jipes e viaturas táticas médias.
Hoje porém, um grande número de viaturas de transporte de pessoal, combate de infantaria e outras, são muito maiores e muito mais pesadas que o que era normal e Standard na década de 1960.
Não é apenas a viatura e o peso da viatura, é a guarnição e eventualmente munição para a viatura transportada, juntamente com rações de combate, tudo e mais alguma coisa …
Para transportar uma das novas viaturas blindadas de transporte de pessoal, o C-130 não serve e não chega.
O mundo evoluiu, as viaturas são mais pesadas, mas a necessidade de as transportar continua a existir.
A Solução é evoluir...
Aumentar as capacidades dos aviões, para que possam transportar as viaturas de nova geração. O C-130 não tem essa capacidade, o KC-390, pensado para fazer exatamente a mesma coisa, também não a tem.
O substituto natural do C-130 seria naturalmente o A-400. Não porque seja parecido, mas porque pode transportar a mesma quantidade de meios que um C-130, com a diferença de poder transportar os meios mecanizados mais modernos e bastante mais pesados.
As viaturas são maiores, os aviões precisam também de o ser.
O C-130 não pode esticar mais, o KC-390 foi pensado para substituir o Hercules, mas partindo da premissa errada de que na década de 2020, os aviões transportariam o mesmo tipo de equipamento que transportavam em 1960/1970.