Continuo a achar que a cor é demasiado clara!
É um esquema de pintura tão controverso quanto a própria aeronave, cinza-claro semi-brilhante, ao contrário do costumeiro US/NATO Dark Grey. E deverá sair das OGMA a envergar o mesmo, sem passar pela "paint shop".
O cinza-claro não é inédito para aviões de transporte táctico de médio porte da Aliança Atlântica, a Itália usa na sua frota C-130J por exemplo, mas sendo baço/fosco.

Por isso não percebo ainda muito bem esta opção da FAP para o KC-390, sendo que normalmente pinturas mais claras e brilhantes ou semi-brilhantes servem para não acumular demasiada carga térmica/radiação, e dissipar a existente de forma mais rápida. Um exemplo claro disso é o P-3C CUP+, cujo esquema cinza-claro brilhante serve não só para não aquecer ainda mais o interior de uma aeronave que já de si produz uma boa carga térmica devido a todos os equipamentos e sensores que possui a bordo, como para dificultar danos causados pela corrosão salina. E sendo o Millennium um avião de carga, em princípio essa preocupação não precisará de estar tão presente.
Em relação ao 26901, este deverá permanecer em Beja até pelo menos amanhã, data em que é inaugurado o novo hangar da Esq. 501 para os albergar. Após isso segue para a OGMA, onde terá todos os equipamentos e sensores NATO e não-NATO instalados, específicos para os nossos requisitos. Depois disso só faltará a sua certificação aeronáutica, e deverá ser entregue oficialmente à FAP em Março ou Abril do ano que vem.