KC-390 na FAP

  • 4484 Respostas
  • 905078 Visualizações
*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9968
  • Recebeu: 5106 vez(es)
  • Enviou: 850 vez(es)
  • +5369/-1158
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2025 em: Maio 24, 2022, 10:12:13 pm »
O programa do KC ficou desde logo praticamente condenado, com o fim do acordo com a Boeing. Até aí tinham a esperança de vender para a USAF, e vendendo para estes, ainda angariavam mais uns clientes por arrasto. Não sendo o caso, e não tendo mais encomendas, RIP.

E quando estamos a falar de um avião que prometia um custo unitário extremamente apelativo, que se dizia ser à volta dos 70/80 milhões por aeronave, e de repente o custo sobe para 100/110 milhões cada, deixa de haver razão para comprar a aeronave pela maioria dos países que poderiam ter interesse.

E é aqui que me pergunto sempre: quais as razões do custo unitário terem subido tanto, num programa que à partida não teve problemas de maior? Cheira-me que foi mais gulosice que outra coisa.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, P44

*

smg

  • Membro
  • *
  • 166
  • Recebeu: 216 vez(es)
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +92/-4
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2026 em: Maio 24, 2022, 10:33:26 pm »
Por enquanto quem está a ter problemas de manutenção são alguns países que têm o A400 M . Segundo a imprensa francesa as aeronaves daquele país têm tido uma taxa de disponibilidade a rondar os 33% ,o que para um aparelho relativamente recente não é propriamente brilhante . Ainda aquando da missão de evacuação no Afeganistão , para ter uma aeronave sempre disponível tiveram que mandar três para uma base aérea de um país do Golfo Pérsico . Como a sua frota de C130 é envelhecida e dá ainda mais dores de cabeça com  taxas de disponibilidade inferiores é normal apostarem mais numa aeronave com mais capacidade de carga e maior alcance como o A400 M . Mas isso não quer dizer que esse aparelho já seja ' maduro ' e tenha resolvido todos os seus problemas de juventude .
Relembro que na Alemanha , ainda há pouco tempo era epitetado de ' pannenflieger '(pannen= pane , avaria ) . No Reino Unido a frota de A400 M chegou a ser conhecida como a Maybe Airlines ....
Quanto ao surplus de A 400 M , as más línguas dizem que em projectos europeus já não é a primeira vez que alguns países fazem encomendas numerosas para ter uma percentagem maior na produção e depois tentam vender os aparelhos em excesso . Não é só aqui em Portugal que há 'chicos espertos'.
Um abraço .
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, oi661114

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5153
  • Recebeu: 748 vez(es)
  • Enviou: 1666 vez(es)
  • +8550/-4173
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2027 em: Maio 24, 2022, 10:35:35 pm »
Por enquanto quem está a ter problemas de manutenção são alguns países que têm o A400 M . Segundo a imprensa francesa as aeronaves daquele país têm tido uma taxa de disponibilidade a rondar os 33% ,o que para um aparelho relativamente recente não é propriamente brilhante . Ainda aquando da missão de evacuação no Afeganistão , para ter uma aeronave sempre disponível tiveram que mandar três para uma base aérea de um país do Golfo Pérsico . Como a sua frota de C130 é envelhecida e dá ainda mais dores de cabeça com  taxas de disponibilidade inferiores é normal apostarem mais numa aeronave com mais capacidade de carga e maior alcance como o A400 M . Mas isso não quer dizer que esse aparelho já seja ' maduro ' e tenha resolvido todos os seus problemas de juventude .
Relembro que na Alemanha , ainda há pouco tempo era epitetado de ' pannenflieger '(pannen= pane , avaria ) . No Reino Unido a frota de A400 M chegou a ser conhecida como a Maybe Airlines ....
Quanto ao surplus de A 400 M , as más línguas dizem que em projectos europeus já não é a primeira vez que alguns países fazem encomendas numerosas para ter uma percentagem maior na produção e depois tentam vender os aparelhos em excesso . Não é só aqui em Portugal que há 'chicos espertos'.
Um abraço .

É, os ingleses, até encomendaram mais unidades, é porque estão contentes com o aparelho...
Isto sem contar que as fábricas da Airbus por cá, empregam mais pessoas que a Embraer, como é o caso da Stelia em Santo Tirso, que no próximo ano irá ser expandida.
 

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 570
  • Recebeu: 151 vez(es)
  • Enviou: 635 vez(es)
  • +151/-531
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2028 em: Maio 25, 2022, 12:20:54 am »
Por enquanto quem está a ter problemas de manutenção são alguns países que têm o A400 M . Segundo a imprensa francesa as aeronaves daquele país têm tido uma taxa de disponibilidade a rondar os 33% ,o que para um aparelho relativamente recente não é propriamente brilhante . Ainda aquando da missão de evacuação no Afeganistão , para ter uma aeronave sempre disponível tiveram que mandar três para uma base aérea de um país do Golfo Pérsico . Como a sua frota de C130 é envelhecida e dá ainda mais dores de cabeça com  taxas de disponibilidade inferiores é normal apostarem mais numa aeronave com mais capacidade de carga e maior alcance como o A400 M . Mas isso não quer dizer que esse aparelho já seja ' maduro ' e tenha resolvido todos os seus problemas de juventude .
Relembro que na Alemanha , ainda há pouco tempo era epitetado de ' pannenflieger '(pannen= pane , avaria ) . No Reino Unido a frota de A400 M chegou a ser conhecida como a Maybe Airlines ....
Quanto ao surplus de A 400 M , as más línguas dizem que em projectos europeus já não é a primeira vez que alguns países fazem encomendas numerosas para ter uma percentagem maior na produção e depois tentam vender os aparelhos em excesso . Não é só aqui em Portugal que há 'chicos espertos'.
Um abraço .

É, os ingleses, até encomendaram mais unidades, é porque estão contentes com o aparelho...
Isto sem contar que as fábricas da Airbus por cá, empregam mais pessoas que a Embraer, como é o caso da Stelia em Santo Tirso, que no próximo ano irá ser expandida.

Estão tão contentes com ele que deixaram um aqui nas Lajes avariado durante quase 2 semanas... e para fazer o serviço dele veio um C-130 e A330 MRT e isto tudo para a rendição mensal dos caças de Kingston nas Caraíbas.
« Última modificação: Maio 25, 2022, 12:24:25 am por oi661114 »
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5153
  • Recebeu: 748 vez(es)
  • Enviou: 1666 vez(es)
  • +8550/-4173
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2029 em: Maio 25, 2022, 12:23:00 am »
Por enquanto quem está a ter problemas de manutenção são alguns países que têm o A400 M . Segundo a imprensa francesa as aeronaves daquele país têm tido uma taxa de disponibilidade a rondar os 33% ,o que para um aparelho relativamente recente não é propriamente brilhante . Ainda aquando da missão de evacuação no Afeganistão , para ter uma aeronave sempre disponível tiveram que mandar três para uma base aérea de um país do Golfo Pérsico . Como a sua frota de C130 é envelhecida e dá ainda mais dores de cabeça com  taxas de disponibilidade inferiores é normal apostarem mais numa aeronave com mais capacidade de carga e maior alcance como o A400 M . Mas isso não quer dizer que esse aparelho já seja ' maduro ' e tenha resolvido todos os seus problemas de juventude .
Relembro que na Alemanha , ainda há pouco tempo era epitetado de ' pannenflieger '(pannen= pane , avaria ) . No Reino Unido a frota de A400 M chegou a ser conhecida como a Maybe Airlines ....
Quanto ao surplus de A 400 M , as más línguas dizem que em projectos europeus já não é a primeira vez que alguns países fazem encomendas numerosas para ter uma percentagem maior na produção e depois tentam vender os aparelhos em excesso . Não é só aqui em Portugal que há 'chicos espertos'.
Um abraço .

É, os ingleses, até encomendaram mais unidades, é porque estão contentes com o aparelho...
Isto sem contar que as fábricas da Airbus por cá, empregam mais pessoas que a Embraer, como é o caso da Stelia em Santo Tirso, que no próximo ano irá ser expandida.

Estão tão contentes com ele que deixaram um aqui nas Lajes avariado durante quase 2 semanas...

Sim, de certeza que o "abandonaram"...coitado!
Abandonados fomos nós, quando escolheram o KC-390.
 

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 570
  • Recebeu: 151 vez(es)
  • Enviou: 635 vez(es)
  • +151/-531
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2030 em: Maio 25, 2022, 12:26:41 am »

Sim, de certeza que o "abandonaram"...coitado!
Abandonados fomos nós, quando escolheram o KC-390.

Claro, por isso é que está a ser "abandonado" pelas principais forças aéreas europeias e substituído por C-130 e MRT, o tais Surplus que tanto querem ir buscar para depois fazerem monte em Beja...
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5153
  • Recebeu: 748 vez(es)
  • Enviou: 1666 vez(es)
  • +8550/-4173
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2031 em: Maio 25, 2022, 12:42:22 am »

Sim, de certeza que o "abandonaram"...coitado!
Abandonados fomos nós, quando escolheram o KC-390.

Claro, por isso é que está a ser "abandonado" pelas principais forças aéreas europeias e substituído por C-130 e MRT, o tais Surplus que tanto querem ir buscar para depois fazerem monte em Beja...

Para rir essa afirmação.
https://ukdefencejournal.org.uk/uk-planning-to-purchase-additional-a400m-transport-aircraft/
Quem compra os C-130J e MRTT é para complementar o Atlas e não substituir...
Mas mais engraçado, é que nenhum escolhe o KC-390, porque será?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6930
  • Recebeu: 7694 vez(es)
  • Enviou: 5267 vez(es)
  • +10196/-2937
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2032 em: Maio 25, 2022, 10:27:05 am »
Não me parece que a manutenção possa vir a ser um problema.

Há muitas dúvidas e preocupações nesse sentido dentro da Força Aérea neste momento, só refreadas pelo facto de se saber com certeza absoluta que com este (ou outro) Governo, o contrato com a Embraer jamais será rasgado.

Do anterior entusiasmo passou-se a um estado de resignação, que não é propriamente positivo, nem enche o futuro de esperança. ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10779
  • Recebeu: 6335 vez(es)
  • Enviou: 4913 vez(es)
  • +8578/-2070
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2033 em: Maio 25, 2022, 10:35:35 am »
Será risonho o futuro da frota por cá...
Cps.

Pois vai, então em termos de capacidades, os 390, nada irão adicionar em relação á frota C, mas os politicozecos de pacotilha vão defender essa aquisição como se fosse a unica escolha que a FAP tinha para os substituir !!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar, Subsea7

*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-144
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2034 em: Maio 25, 2022, 11:23:44 am »
Não me parece que a manutenção possa vir a ser um problema.

Há muitas dúvidas e preocupações nesse sentido dentro da Força Aérea neste momento, só refreadas pelo facto de se saber com certeza absoluta que com este (ou outro) Governo, o contrato com a Embraer jamais será rasgado.

Do anterior entusiasmo passou-se a um estado de resignação, que não é propriamente positivo, nem enche o futuro de esperança. ::)

É claro que há sempre sistemas únicos e que não são partilhados, mas não era o KC390 que tinha ido buscar muito dos seus sistemas ao mercado? E que esses sistemas estavam disponíveis comercialmente?
 

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 570
  • Recebeu: 151 vez(es)
  • Enviou: 635 vez(es)
  • +151/-531
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2035 em: Maio 25, 2022, 12:37:28 pm »
Pelos vistos só abandonamos mal os H-135, porque os outros dois projectos tem sido problemas atrás de problemas e agora querem voltar aos problemas...

Estou a ver é que vão chorar para a CE a dizer que não têm dinheiro a ver se lhe oferecem uns NH-90 e uns A-400, daqueles que ninguém quer.

Querem comprar algo, comprem os C-130J e uns AW169 ou uns AW139 e entrem no JAPCC para coisas maiores.
« Última modificação: Maio 25, 2022, 12:40:28 pm por oi661114 »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7348
  • Recebeu: 1166 vez(es)
  • Enviou: 557 vez(es)
  • +9136/-10247
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2036 em: Maio 25, 2022, 01:44:58 pm »
A FAB já deveria ter 14 C390 e tem sete, o cronograma arrasta-se até 2034 para a entrega de 22 aeronaves, quando deveria terminar em 2027.
Se a redução do numero de aeronaves for até ás quinze para a FAB, então a produção deste modelo, com as encomendas que agora tem, para três clientes, ficará reduzida a um máximo de 22 aeronaves !

A decisão Portuguesa quanto á compra desta aeronave, foi uma decisão errada mas penso que o pior ainda estará para vir pois, se, o numero de aeronaves a construir for o que referi acima os problemas quanto á aquisição de sobressalentes serão de muito dificil solução devido á reduzida quantidade de aeronaves construidas.

Quando os politicos se emiscuem onde não devem o resultado está á vista !!

Abraços

Essa ilação de 15 KC-390 à FAB é contestada por veículos especializados no Brasil e não houve nenhuma confirmação pela FAB.

Ou seja, oficialmente são 22 aeronaves contratadas.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9982
  • Recebeu: 3949 vez(es)
  • Enviou: 1220 vez(es)
  • +4144/-7025
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2037 em: Maio 25, 2022, 02:38:12 pm »
Continuou a não perceber porque a Embraer não pressiona os Checos e Argentinos. Afinal não tinham a intenção de como também fabricantes comprar um numero de aparelhos que era originalmente 8?

https://exame.com/negocios/argentina-deve-comprar-6-cargueiros-kc-390-da-embraer/

https://exame.com/negocios/republica-tcheca-deve-comprar-dois-cargueiros-kc-390-embraer-595937/

Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman

*

MATRA

  • Especialista
  • ****
  • 1194
  • Recebeu: 1023 vez(es)
  • Enviou: 1110 vez(es)
  • +111/-32
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2038 em: Maio 25, 2022, 02:57:08 pm »
Esta era a brochura da IAE, a quando da escolha do v2500:

Citar
V2500® Engine for KC-390
The Engine of Choice
After 25 years of providing propulsion for the world’s single aisle commercial
passenger aircraft, IAE’s V2500 engine was selected to provide power for a
military aircraft for the first time on the KC-390 aircraft built by Embraer. This
new multi-role tanker/transport aircraft will be launched by the Brazilian Air
Force. Five additional countries have agreed to join as industrial partners,
with resulting orders now totaling 60 aircraft.

https://links.prattwhitney.com/i-a-e/pdf/V2500_E5_Product_Card_060716.pdf
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain

Law of inverse relevance: the less you intend to do about something, the more you have to keep talking about it - YM
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7348
  • Recebeu: 1166 vez(es)
  • Enviou: 557 vez(es)
  • +9136/-10247
Re: KC-390 na FAP
« Responder #2039 em: Maio 25, 2022, 05:25:12 pm »
Continuou a não perceber porque a Embraer não pressiona os Checos e Argentinos. Afinal não tinham a intenção de como também fabricantes comprar um numero de aparelhos que era originalmente 8?

https://exame.com/negocios/argentina-deve-comprar-6-cargueiros-kc-390-da-embraer/

https://exame.com/negocios/republica-tcheca-deve-comprar-dois-cargueiros-kc-390-embraer-595937/

Saudações

A FAB cedeu um KC-390 para a Embraer implementar uma série de demonstrações na Ásia, Europa e África que estão ocorrendo nestes dias.

Os países os quais o KC deve visitar/visitou são: Iraque, Marrocos, Egito, Emirados Árabes Unidos, Omã, Kuwait,  Bahrein, Qatar, Arábia Saudita , Hungria e República Checa.

Se algum veículo da mídia especializada ou a própria EMB trouxer alguma notícia eu publico por aqui.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, Subsea7