A aeronave vai efectuar três escalas técnicas até chegar ao destino, a rota apresentada poderia/pode ser efectuada por um C ou J, por aí a vantagem não é nenhuma, a única vantagem será a duração do voo, quando muito poderá poupar umas três horas, no EET total.
Como eu já venho dizendo vezes se conta a FAP com este substituto do C, não ganha nada de substancial quanto ao Raio de acção Vs payload.
este birreator será um cargueiro táctico excelente para países como o Brasil, ou a UCrãnia por exemplo, para Países como Portugal com vários arquipelagos a mais de 1000 Kms do continente, e com FND noutros continentes o 390 é má escolha e pior compra.
Nesta Missão o 390 está limitado não podendo transportar o seu máximo payload, em duas pernas Recife-Cabo Verde e Cabo Verde-Lisboa.
Se aprendi a fazer bem as contas para elaborar um ATC FPL, a missão apresentada pela FAB se fosse efectuada por um Atlas necessitaria apenas de uma escala técnica, ao contrário das três escalas técnicas necessárias para o 390.
O A400 com um payload de 20 Tons, conseguia voar directo Brasilia-Cabo verde, 4700 Kms, a segunda perna seria Cabo verde-Varsóvia, 5560 kms.
O Atlas com um payload de 20 Tons tem um raio de acção de 6400 Kms, para a presente missão até poderia transportar mais umas três tons.
Se o payload for de 30 tons o raio de acção desce para os 4500 Kms.Esta missão seria efectuada em cerca de menos quatro horas que o 390.
Este modelo de cargueiro, teria sido uma excelente escolha e muito melhor compra para a FAP !!
Data from Airbus Defence & Space specifications[143][144]
General characteristics
Crew: 3 or 4 (2 pilots, 3rd optional, 1 loadmaster)
Capacity: 37,000 kg (81,600 lb)
116 fully equipped troops / paratroopers[144]
up to 66 stretchers accompanied by 25 medical personnel[144]
cargo compartment: width 4.00 m (13.12 ft) x height 3.85 m (12.6 ft) x length 17.71 m (58.1 ft) (without ramp 5.40 m (17.7 ft))[144]
Length: 45.1 m (148 ft 0 in)
Wingspan: 42.4 m (139 ft 1 in)
Height: 14.7 m (48 ft 3 in)
Wing area: 225.1 m2 (2,384 sq ft)
Empty weight: 78,600[145] kg (173,283 lb)
Max takeoff weight: 141,000 kg (310,852 lb)
Fuel capacity: 50,500 kg (111,300 lb) internal fuel
Max landing weight: 123,000 kg (271,000 lb)
Powerplant: 4 × Europrop TP400-D6 turboprop, 8,200 kW (11,000 hp) each
Propellers: 8-bladed Ratier-Figeac variable pitch propellers with feathering and reversing capability[nb 3][92], 5.3 m (17 ft 5 in) diameter
Performance
Maximum speed: Mach 0.72
Cruise speed: 781 km/h (485 mph, 422 kn) at 9,450 m (31,000 ft)[89]
Initial cruise altitude: 9,000 m (29,000 ft) at MTOW
Range: 3,300 km (2,100 mi, 1,800 nmi) at max payload[nb 4]
Range with 30-tonne payload: 4,500 km (2,450 nmi)
Range with 20-tonne payload: 6,400 km (3,450 nmi)
Ferry range: 8,700 km (5,400 mi, 4,700 nmi)
Service ceiling: 12,200 m (40,000 ft)
Wing loading: 637 kg/m2 (130.4[89] lb/sq ft)
Tactical takeoff distance: 980 m (3,215 ft)[nb 5]
Tactical landing distance: 770 m (2,530 ft)[nb 5]
Turning radius (ground): 28.6 m
https://en.wikipedia.org/wiki/Airbus_A400M_AtlasDesempenho
Velocidade máxima: 0,8 Ma (988 km/h)
Velocidade máxima de cruzeiro: 470 kn (870 km/h)Alcance com carga útil máxima: 1 520 m.n. (2 820 km)
Alcance de traslado: 3 310 m.n. (6 130 km)
Transferência de combustível: 2 495 km (raio de missão REVO)
Altitude máxima da operação: 36 000 ft (11 000 m)
Distância de decolagem: 1 100 m (missões táticas); 1 300 m (normal) e 1 630 m (transporte logístico)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Embraer_C-390_MillenniumAbraços