Pagar adiantado algo que ainda não está concluído ou sequer construído normalmente dá bronca, e este caso não será excepção.
Volta C-130J, estás perdoado... 
Era o caminho mais lógico e acertado para a FAP, terem avançado para a compra de quatro J's e, posteriormente poder-se-ia adquirir um par de Atlas para voos mais longos e de maior necessidade de transporte !!
Teria sido, sem sombra de dúvida, a melhor opção !!!
Muito discutível, no mínimo, a nossa escolha de "segmento" e modelo; mas, mais uma vez repito, este tipo de compras têm - em qualquer lugar - uma forte componente "politíca" para justificar a compra (desenvolvimento com participação PT, tem cá fábrica, reforço laços geo-estrategicos, etc).
Quanto custaria 4x C-130J + 2x A400M (incluindo o custo adicional de operação de 2 modelos diferentes)? Talvez menos se os C-130J forem em 2ª mão? Mas quando se tomou a decisão de substituir os nossos C-130H havia esses dados?
Bom, águas passadas; vamos é esperar que não venha um 6º KC-390!