Não tarda nada, temos caças stealth.
Acho que nem devemos ser pessimistas nem exageradamente sonhadores, mas vamos tendo boas empresas, com trabalho tecnológicamente avançado, é bom, é verdade que não é a Boeing nem nada disso, mas vão sendo subcontratados, vão fazendo o seu caminho.
Em relação a fazermos algo completamente nosso, avião stealth

, acho quase impossível, a FAP não têm dimensão para comprar um grande número de aeronaves que compense o desenvolvimento, mas na Suécia a SAAB desenvolve aviões, também porque a FA Sueca compra muitos.
Eu nem tinha bem noção até começar a ver os relatorios das contrapartidas, mas muito do conhecimento desde cluster aeronáutico que se desenvolveu em Portugal nos ultimos 10/15 anos foi transferência de tecnologia e know-how das grandes empresas mundiais pela compra de material militar, não foi algo 100% da cabeça dos engenheiros portugueses.
Nós nem um drone conseguimos fazer, o primeiro a voar em Portugal foi com ajuda da Lockheed Martin.
https://en.m.wikipedia.org/wiki/PAIC_Imp%C3%A9rio_SP1Eles devem ter enviado alguém da Divisão de brinquedos (estou a exagerar), mas para nós foi evolução, agora temos tekever e outros, com vários UAV desenvolvidos, o que era a tekever à 10 anos? Se calhar nem existia..