Como se comparam - a níveis de sistemas/ sensores - os P3 alemães já o MLU feito com os nossos P3 CUP+?
Os kits comprados MLU podem / devem ser instalados nos nossos P3 CUP+ ou nada acrescentam?
Podem e devem, já que pelo menos (e se não fosse por mais nada) asseguram uma vida útil extra de 15.000HV.
Os sensores entre os CUP neerlandeses/alemães e os CUP+ diferem em alguns aspectos; por exemplo, o radar que equipa a nossa variante é o Elta EL/M-2022A(V)3, enquanto que os alemães estão dotados do AN/APS-137B(V)5 com capacidade SAR (Synthetic Aperture Radar) e ISAR (Inverse Synthetic Aperture Radar).
(...) APS-137 Synthetic Aperture Radar System is used for Anti-Surface Warfare and Anti-Submarine Warfare
The APS-137 specializes in anti-surface and anti-submarine warfare. For anti-submarine missions, it has the ability to locate submarines by identifying periscopes and antennas, even in rough seas. For anti-surface missions, the APS-137 can perform long-range surface searches and track multiple targets simultaneously. This makes it ideal for anti-piracy operations by locating, identifying, and tracking the pirate motherships and the small skiffs they launch used to attack, board, and hold for ransom merchants ships in the international shipping lanes. (...)
https://duotechservices.com/aps-137-radar-enables-the-p-3-orion-to-fight-pirates
(...) O radar Elta EL/M-2022A(V)3 do P-3C CUP+ é um radar digital e multimodo, do qual se destacam as seguintes capacidades:
- Deteção, classificação e seguimento de contactos de superfície e periscópios de submarinos;
- Deteção e aviso meteorológico;
- Deteção de contactos aéreos;
- Realização de cartografia de terreno;
- Integração com o sistema Identification Friend or Foe (IFF) para interrogação em todos os modos.
Para além das suas excelentes capacidades de deteção, o radar foi desenvolvido com a capacidade de gerar imagem em diversos modos. Estas capacidades surgem da combinação da utilização dos diferentes modos de operação do radar, que variam conforme o tipo e objetivos de cada missão:
- O modo Sea Surveillance (SS) permite o fácil reconhecimento das características de transição entre terra e mar; performances de deteção de longo alcance [Long Range Surface Surveillance (LSS)]; guerra antissubmarina [Anti Submarine Warfare (ASW)]; a deteção de longo alcance de alvos marítimos estacionários e não estacionários [Sea Moving Target Indicator (Sea-MTI)];
- O modo Single Target Tracking (STT) é um modo de elevada precisão ativado num único alvo;
- O modo Ground Moving Target Indicator (GMTI), permite a deteção de alvos em movimento, podendo a velocidade mínima a que esses contactos são detetados ser definida pelo operador; - O modo Air-to-Air (AA), fornece a deteção e o seguimento (tracking) automático de alvos aéreos;
- O modo Navigation and Weather (NAW), foi desenvolvido para deteção de longo alcance de retornos radar de meteorologia/solo, em voos de média a alta altitude.
A capacidade SAR permite a recolha de imagem terrestre e inclui os modos Scan-SAR, Spot-SAR (SSAR) e Strip SAR (STSAR). Os diferentes modos permitem distinguir e reconhecer contatos terrestres como veículos, estruturas e características topográficas, diferenciar alvos situados dentro do mesmo feixe radar e ao mesmo alcance e geo-localizar alvos com elevadas precisões. À capacidade SAR, poderá ser adicionada a capacidade de GMTI (Ground Moving Target Indication), o que permite efetuar a sobreposição dos contactos em movimento à imagem do terreno.
No modo Inverse Synthetic Aperture Radar (ISAR), são geradas imagens de alta resolução, que permitem a classificação de meios navais de superfície. Essa classificação é obtida através da análise da representação da silhueta 65 dos alvos, que reflete a dimensão dos mesmos assim como as suas características a nível da posição dos mastros, antenas e outras estruturas ao longo do convés.
https://www.iai.co.il/p/elm-2022
https://www.naval-technology.com/news/newselta-systems-deliver-elm-2022a-maritime-radars-undisclosed-customers/?cf-view
Diria, à primeira vista, que possuem capacidades similares, mas que o equipamento israelita será superior.
O FLIR dos CUP é o L3 Harris Wescam MX-20HD, o nosso o MX-15HDi (portanto o presente nos aparelhos germânicos é superior),
O sistema ESM/ELINT é o AN/ALR-95(V)2 nos CUP, AN/ALR-97(V) nas nossas aeronaves, ambos fabricados pela empresa norte-americana Harris. O nosso sistema é uma versão mais recente do anterior.
https://www.harris.com/solution/alr-97v-maritime-patrol-aircraft-esm-systemhttps://www.armscom.net/products/alr_97v_maritime_patrol_aircraft_esm_system_by_harris_corporationO processador acústico dos CUP é o IBM UYS-1, no nosso caso é o mais recente AN/USQ-78(B) da Lockheed Martin.
Conjunto de sensores do P-3C CUP+:

Conjunto de sensores do P-3C CUP:
https://www.seaforces.org/marint/German-Navy/Aviation/P-3C-Orion-GER.htmExistem outras diferenças, umas mais, outras menos significativas, mas falta-me tempo agora para poder descrever tudo. Mesmo assim espero ter ajudado um pouco.
