A revista Air International de Maio traz uma pequena peça de 5 páginas sobre a Esquadra 601, e mais em particular o P-3C CUP+.
Saliento aqui alguns dados curiosos presentes na mesma peça:
- o leque de missões actual compreende MP, ASW, ASuW, SAR e ISR;
- com mais duas estações que o anterior P-3P, o CUP+ está capacitado para poder carregar em simultâneo (teoricamente, claro está) 4 AGM-65 Maverick, 6 AGM-84 Harpoon e 8 torpedos Mk.46 (além das Mk.82HD/LD ou minas Mk.62/63);
- a última vez que foi lançado um torpedo real Mk.46 foi em 2019;
- a missão ASW é agora levada a cabo com recurso às sonobóias e não ao MAD, devido ao facto dos submarinos modernos terem passado a ser construídos com materiais não-magnéticos como a fibra de carbono, vinil reforçado ou titânio não-magnético;
- e pese embora comece a mostrar alguns sinais da sua idade, o CO da Esquadra, Maj. PILAV Hélder Ferreira, afirma que o P-3C CUP+ continua a ser uma das versões Orion mais avançadas em todo o mundo, e que a aeronave ainda irá voar por muitos e bons anos ao serviço da FAP.

Continua a não haver qualquer menção a um futuro MLU ou segundo upgrade mais extenso ao avião, portanto quase que se pode depreender que será outro sistema de armas a ser relegado à obsolescência e que voará até não poder mais.
