Ele enganou-se, pelo pdf das FND2022 do EMGFA até são sete

.
3 navios com missão definida.
1 Fragata na SNMG1.
1 NPO + 1 submarino na operação Sea Guardian no Mediterrâneo.
4 Navios em prontidão.
1 Fragata na VJTF, prontidão 7 dias.
1 Fragata + 1 submarino nas Initial Follow-on Forces, prontidão 30 dias.
1 Fragata na NATO Readiness Initiative, sem prontidão definina.
PS: Eu acho que estas fragatas e submarinos podem ser o mesmo navio, isto é, a componente maritima da NRF são as SNMG e SNMCMG, logo a fragata que vai para a SNMG1 e a fragata da VJTF são a mesma, a diferença é ela já estar integrada na SNMG1 como planeado ou se a VJTF for activada, tem 7 dias para o fazer.
Se esta força nunca avançar essa fragata continua disponível para ser empenhada noutra situação, mas se for empenhada a Marinha têm que colocar outra operacional (a de prontidão de 30 dias), a ultima Fragata que não tem prontidão definida, ironicamente até podia ser a Vasco da Gama

, ou como não têm data definida talvez esperem que a primeira regresse da SNMG1 para dizer que já tem outra.
Os submarinos a mesma coisa, vai um submarino para a operação Sea Guardian 2 meses, e supostamente temos um submarino para a NRF em prontidão de 30 dias, consoante o tempo que faltar ao primeiro submarino de acabar a sua missão em relação aos 30 dias de prontidão para avançar, é teoricamente possível um unico submarino fazer tudo.
Isto bem organizado fazia-se tudo com apenas 1 fragata, 1 submarino e 1 NPO, ou se for tudo empenhado com tempos próximos, 3 Fragatas (prontidão 7 dias, 30 dias e sem data definida), 2 submarinos e 1 NPO, penso que serão estes os "tais 6".
Digo eu que a Marinha deve ter duas Fragatas prontas, uma em alta prontidão, totalmente preparada, que será a Corte Real, e outra fragata em menor prontidão, que esteja navegável mas ainda falte algumas coisas, abastecimentos, munições, alguns militares podem estar de férias, etc, coisas que em poucos dias se resolve. Os submarinos ainda à pouco apareceu uma imagem no Facebook dos dois a navegar em conjunto.