MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses

  • 1991 Respostas
  • 290671 Visualizações
*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 3093
  • Recebeu: 691 vez(es)
  • Enviou: 152 vez(es)
  • +150/-57
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1980 em: Julho 20, 2020, 01:43:14 pm »
Ia falar precisamente dos Merlin AEW. No nosso caso, talvez até fosse uma aquisição interessante se algum dia tivéssemos um LPD/LHD.

O helicóptero cabe claro, mas pergunto se a nível de doutrina têm lógica. É que o costume é ver os aparelhos AEW em conjunto com caças. Os LPD/LHD costumam ser navios dedicados a projecção de poder para terra, não ao controlo do ar/mar.

Mas com o aparecimento de navios híbridos, porta-avioes ligeiro e LHD, como o Juan Carlos isso já é possível.

E a utilização sem caças têm lógica? Os Mistral? O Ocean? Os Galicia? Alguma vez usaram? Os Holandeses acho que não possuem nada do género. Um heli destes em coordenação com os navios escolta?

Pensar fora da caixa pode trazer soluções improváveis.

Os Holandeses chegaram a fazer combate à pirataria da Somália com um LPD como navio-mãe às lanchas CB90 Suecas a bordo.

Eu veria um Merlin AEW como um meio de garantir um certo grau de detecção sem uso dos sensores dos navios. Mais concretamente para as ameaças recorrentes a uma força naval, como os mísseis anti-navio cada vez mais rápidos e difíceis de detectar. Muitos países não optam por isso, lá terão as suas razões, se calhar muitos preferem depender dos sensores mais poderosos dos navios. Nós, por outro lado, não temos nada, nem radares modernos nos navios, nem meios aéreos com capacidade AEW. Olhómetro e radares dos anos 80 ou civis, chegam.

Quanto à necessidade de caças para dar sentido à capacidade AEW, não é bem assim, apesar de a doutrina geral ser essa. Ao teres um avião AEW no ar, permite que possíveis ameaças sejam detectadas antecipadamente, para que os navios de escolta possam reagir a tempo e de acordo com a ameaça. O tempo de resposta neste caso deve ser bem superior do que, do que esperar que um míssil supersónico entre no alcance dos sensores do navio por exemplo.

Quanto aos CB-90, a Damen tem um conceito, o Crossover 131/139, e a sua doca alagável pode transportar precisamente os CB-90 e RHIBs para a função de combate à pirataria. A diferença face a um LPD convencional, é que estes Crossover são fragatas com doca.

NVF, sejamos francos, com um inimigo minimamente sofisticado, com ou sem o P-3 a servir de Early Warning, a MP no estado actual não tinha salvação. Mesmo com as BD com ESSM Block 2, qualquer míssil anti-navio com alcance de 50km pode ser uma ameaça. Neste caso o P-3 ou avião AEW, não faziam nada, estes só seriam úteis se houvesse capacidade de combate digna desse nome, nomeadamente AAW.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 3385
  • Recebeu: 1747 vez(es)
  • Enviou: 3463 vez(es)
  • +1087/-98
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1981 em: Julho 20, 2020, 01:53:51 pm »
O camarada Red Baron gosta se aumentar a entropia. Se queres mais info sobre os sensores do C-295 vai ao outro tópico, mas deixa este tópico livre dos Persuader. O que tu queres sei eu.  :mrgreen:
Everyone you will ever meet knows something that you don't.
- Bill Nye
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 5982
  • Recebeu: 1311 vez(es)
  • Enviou: 632 vez(es)
  • +668/-158
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1982 em: Julho 20, 2020, 02:16:33 pm »

@mafets o primeiro porta-aviões da US Navy com um radar AESA é o Ford. No entanto, está previsto o “retrofit” do SPY-6 (AESA) rotativo aos navios da classe Nimitz. Os SPY-1 dos Ticonderoga e dos AB são PESA e não AESA. Os AB Flight III vão ser os primeiros a ser equipadas com o SPY-6. Os Zumwalt estão equipados com radar AESA, mas ainda não estão completamente operacionais e, devido ao seu baixo número, dificilmente serão parte dos CSG de forma regular.

Tinha ideia que o único SPY1 com AESA ( o SPY-1E SBAR mas tarde chamado SPY2) tinha ido para a frente e equipado parte da US Navy. Parece-me que afinal foi só usado para o desenvolvimento dos Spy 3 e 4 para os navios seguintes. No entanto existe um bocado de confusão sobre o que equipa o que na marinha.   :-P ;)


Citar
2、SPY-2/SPY-1E

https://www.luoow.com/dc_hk/101230350

https://www.globalsecurity.org/military/systems/ship/systems/an-spy-1e.htm

Citar
SPY-1E SBAR (S Band Active Array) is the only active phased array model in SPY-1 series, and it was later renamed as SPY-2, subsequently developed into VSR. SPY-1E utilizes commercial off-the-shelf (COTS) subsystems and a single faced demonstration unit was built in 2004. The weight of antenna remains the same but weight below deck is greatly reduced.[5]


Citar
SPY-3

Citar
Arleigh Burke ships are equipped with the AEGIS combat system which used the AN/SPY-1 radar. SPY-1 was a PESA system back in the early 70s when it was first developed for the Ticonderoga class ships. The SPY-1 radar has been upgraded numerous times over the ensuing decades and as of the SPY-1E (SBAR) version, the system has been an AESA radar. SPY-1E was developed 16 years ago (2004). It was enough of an upgrade that it quickly got renamed SPY-2. The current AEGIS radar is SPY-3, which is also an AESA system.

Arleigh Burke ships are equipped with the AEGIS combat system which used the AN/SPY-1 radar. SPY-1 was a PESA system back in the early 70s when it was first developed for the Ticonderoga class ships. The SPY-1 radar has been upgraded numerous times over the ensuing decades and as of the SPY-1E (SBAR) version, the system has been an AESA radar. SPY-1E was developed 16 years ago (2004). It was enough of an upgrade that it quickly got renamed SPY-2. The current AEGIS radar is SPY-3, which is also an AESA system.

https://www.quora.com/Whatradar-is-better-for-a-ship-AESA-radar-system-like-Daring-cl-or-PESA-radar-system-like-Arleigh-Burkes

Mas a DID explica exactamente como tu dizes:

https://www.defenseindustrydaily.com/the-us-navy-dual-band-radars-05393/

Já agora, os  Daring têm radar Sampson AESA.

https://www.luoow.com/dc_hk/101230350



Cumprimentos



Cumprimentos
« Última modificação: Julho 20, 2020, 02:19:23 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Red Baron

  • Especialista
  • ****
  • 1158
  • Recebeu: 167 vez(es)
  • Enviou: 160 vez(es)
  • +89/-67
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1983 em: Julho 20, 2020, 02:20:01 pm »
Citar
Australia trials S-100 Camcopter on Anzac-class frigate
The Royal Australian Navy (RAN) has begun shipborne trials of the Schiebel S-100 Camcopter rotor-winged unmanned aerial system (UAS) on the Anzac-class frigate HMAS Ballarat .

« Última modificação: Julho 20, 2020, 02:39:40 pm por Red Baron »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 8307
  • Recebeu: 931 vez(es)
  • Enviou: 1095 vez(es)
  • +132/-43
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1984 em: Julho 20, 2020, 02:34:39 pm »
O camarada Red Baron gosta se aumentar a entropia. Se queres mais info sobre os sensores do C-295 vai ao outro tópico, mas deixa este tópico livre dos Persuader. O que tu queres sei eu.  :mrgreen:

Eu vou enfiar o barrete e asseguro que não vou falar dos C295 aqui, já meti muita areia no tópico do combate aos fogos :mrgreen:. :mrgreen: :mrgreen:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 9152
  • Recebeu: 823 vez(es)
  • Enviou: 1327 vez(es)
  • +801/-717
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1985 em: Julho 21, 2020, 11:39:52 am »


Heli de pobrrrrre

Odeio pobrrrrre

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PereiraMarques

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 3385
  • Recebeu: 1747 vez(es)
  • Enviou: 3463 vez(es)
  • +1087/-98
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1986 em: Julho 21, 2020, 02:06:20 pm »
Heli de pobre, mas mastro de rico. :mrgreen:
« Última modificação: Julho 21, 2020, 10:54:37 pm por NVF »
Everyone you will ever meet knows something that you don't.
- Bill Nye
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, PereiraMarques, tenente

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 5982
  • Recebeu: 1311 vez(es)
  • Enviou: 632 vez(es)
  • +668/-158
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1987 em: Julho 21, 2020, 02:12:10 pm »
Hélio de pobre, mas mastro de rico. :mrgreen:
E o deck também que até dá para o Nh90... :-P ;)





Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, NVF, tenente

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7006
  • Recebeu: 471 vez(es)
  • Enviou: 239 vez(es)
  • +399/-0
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1988 em: Julho 21, 2020, 08:40:26 pm »
Hélio de pobre, mas mastro de rico. :mrgreen:

A investir dinheiro no mastro é nitidamente para "compensar" alguma coisa  :mrgreen: ... uma nítida patologia do foro psico-sexual...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

jpthiran

  • Perito
  • **
  • 326
  • Recebeu: 78 vez(es)
  • Enviou: 109 vez(es)
  • +14/-10
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1989 em: Agosto 03, 2020, 12:51:07 am »
Pior é que ainda falam destes upgrades de peito cheio, cheios de orgulho. Mas nós aqui é que somos os lunáticos!

Depois de recusarem as 2 FREMM, vamos ver o que sai da cartola destes génios face aos AB, ou se preferem prosseguir com o MLU de tanga das VdG. O mesmo se pode dizer do Wave, estes mestres do planeamento devem preferir ficar sabe-se lá quantos anos sem AOR.

Desde que haja verba para os vencimentos dos trinta e tal almirantes, isso é que é importante,  agora os upgrades e as aquisições de Navios, isso pode esperar.

Abraços
lol...trinta e tal almirantes para 2 fragatas e 2 submarinos!...este país está totalmente perdido!...
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 3093
  • Recebeu: 691 vez(es)
  • Enviou: 152 vez(es)
  • +150/-57
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1990 em: Agosto 03, 2020, 02:08:03 am »
Pior é que ainda falam destes upgrades de peito cheio, cheios de orgulho. Mas nós aqui é que somos os lunáticos!

Depois de recusarem as 2 FREMM, vamos ver o que sai da cartola destes génios face aos AB, ou se preferem prosseguir com o MLU de tanga das VdG. O mesmo se pode dizer do Wave, estes mestres do planeamento devem preferir ficar sabe-se lá quantos anos sem AOR.

Desde que haja verba para os vencimentos dos trinta e tal almirantes, isso é que é importante,  agora os upgrades e as aquisições de Navios, isso pode esperar.

Abraços
lol...trinta e tal almirantes para 2 fragatas e 2 submarinos!...este país está totalmente perdido!...

Desculpa lá, mas até acho que são poucos Almirantes. Eu diria, no mínimo, almirantes para comandar até os Zebros, assim teríamos uma grande Marinha!
 

*

Pescador

  • Membro
  • *
  • 101
  • Recebeu: 38 vez(es)
  • Enviou: 16 vez(es)
  • +6/-0
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1991 em: Agosto 03, 2020, 05:37:50 pm »
Pior é que ainda falam destes upgrades de peito cheio, cheios de orgulho. Mas nós aqui é que somos os lunáticos!

Depois de recusarem as 2 FREMM, vamos ver o que sai da cartola destes génios face aos AB, ou se preferem prosseguir com o MLU de tanga das VdG. O mesmo se pode dizer do Wave, estes mestres do planeamento devem preferir ficar sabe-se lá quantos anos sem AOR.

Desde que haja verba para os vencimentos dos trinta e tal almirantes, isso é que é importante,  agora os upgrades e as aquisições de Navios, isso pode esperar.

Abraços
lol...trinta e tal almirantes para 2 fragatas e 2 submarinos!...este país está totalmente perdido!...

Desculpa lá, mas até acho que são poucos Almirantes. Eu diria, no mínimo, almirantes para comandar até os Zebros, assim teríamos uma grande Marinha!

Na minha opinião, que é fundamentada na complexidade dos meios navais existentes( ah pois é). Deviam meter Comodoros nas Lanchas de fiscalização e Almirantes no NPO.
Os outros meios de elevada capacidade militar arranjavam mais um posto acima rápido, algo como Marechal do Mar.

Isso ia deixar ofuscadas todos as Marinhas Europeias que não percebem nada disto de complexidades


Somos extraordinários até a comprar comboios em 2 mão que descarrilam no antes de chegarem a Portugal.

Esperemos que as Fragatas que estão a dar ajudas de custo como se não houvesse amanhã, venham sem meter água.