O que é que alguns de nós tem vindo a vaticinar quanto ás capacidades da GNR 
isto mesmo que agora está a acontecer com maior acuidade, o seu reequipamento/ armamento !!!Pessoalmente acho correcto que seja a GNR a efectuar o patrulhamento da Costa, o que acho muito, mas muito mal, foi a compra destas unidades no Estrangeiro !!

O Alfeite não tinha capacidade de construir as Lanchas/Patrulhas que fossem necessários para a Guarda Nacional Costeira

Estes estratagemas dos nossos Politicos é que me enojam, apregoam aos sete ventos que se deve apoiar a indústria e as empresas nacionais e depois, fomentam a construção naval estrangeira ??
Estas aquisições deste quatro navios são só o Inicio do reequipamento da GNR.
Daqui a uns anos veremos a GNR a voltar a ter maior numero de blindados, e maiores navios, porventura chamar a si todas as
responsabilidades de patrulhamento terrestre, Maritimo e até aéreo do território nacional !!
Esta coorporação dá muito jeito aos
"neo governantes", até bem recentemente vimos como se realojam várias dezenas de imigrantes, a coberto da madrugada qual operação Militar, esta operação fez-me recordar as actuações, em Portugal Continental, de algumas forças paramilitares, no tempo da Outra Senhora, sempre á noitinha para não desestabilizar a população, pois então !!
Estes pseudo democratas já se aperceberam que para estarem seguros nos desgovernos, que formam, tem que enfraquecer as FFAA e arranjar uma
Guarda Pretoriana Forte e submissa.

É deste modo qure se começam as ditaduras, reparem bem na postura do MAI, o que ele espuma da boca quando vocifera as suas determinações e conclusões sempre acertadas e sem qq margem de erro !!
O Homem é o único ser perfeito !!
Desculpem o offtopic, mas não resisti !!!
Abraços