Só por curiosidade, por 450 milhões haverá nos próximos 3/5 anos algo no mercado...? E, após modernização, temos navios para quantos anos de navegação?
Haver até era capaz de haver, mas navios muito pouco capazes e cuja evolução seria mínima face aos actuais navios. Falo das duas restante M holandesas, 2/3 Type 23 (talvez os melhores dentro das possibilidades, mas com armamentos completamente diferentes dos que usamos), as Anzac caso os Australianos as despachassem mais cedo... Melhor que isto, teríamos de esperar por 2030, altura em que DZPs, Álvaro Bazans e companhia, mas mesmo nessa altura, seria tudo navios com praticamente 30 anos.
Uma Marinha que pelas aparências não tem dinheiro para 2 marlin 30mm nem para pôr o quarto Tejo operacional, vai operar 2 ABs?
Não me levem a mal, até gostaria que fosse verdade, mas pura e simplesmente não acredito nem por um segundo nisso!
Mas quem é que acredita nessa mais que impossível aquisição 
Mas algum dia a marinha tinha verba para adquirir e manter os dois destroyers, quando a Marinha não tem capacidade financeira de comprar duas marlin, de colocar operacional o quarto Tejo, de reequipar com armamento individual novo e dotar de VBTP o CF, e de comprar em segunda mão o substituto do NRP Bérrio, esta ultima prioridade das prioridades ??
Abraços
Quem nos alcunhou de lunáticos agora deve estar a rir a bandeiras despregadas, e com toda a razão.
Isso é tudo mito. Porque o dinheiro há, as Marlin do segundo par de NPO, os Tejo e o upgrade das BD já estavam planeados e contratualizados bem antes da presente LPM, se não foram cumpridos, ainda antes da pandemia, foi por falta de vontade e não de dinheiro. No caso das Marlin por exemplo, não estamos a falar de algo estupidamente dispendioso e que iria afundar a economia, não compraram porque não quiseram.
Quanto aos AB, sim, a probabilidade não está a nosso favor, mas isto aplica-se a qualquer aquisição militar que represente um ganho qualitativo. Mas uma coisa é certa, terão de se tomar decisões face às VdG, pois neste momento são OPVs glorificados e dispendiosos, e gastar 135 milhões no seu upgrade é um desperdício completo, ou vêm ABs ou não vem nada e vamos continuar com 3 Meko iguais ao seu estado original nos anos 90.
Dc, com vontade ou nao o que aconteceu foi que nenhuma das necessidades da Marinha, afloradas por mim foi concretizada, essa é a verdade e vocês ainda sonham com AB com um custo nunca inferior a 450 milhões fora upgrades??
Pelo amor da Santa, haja um pouco de realismo quanto à situação em que a marinha se encontra, adquirir dois navios cujos custos de operação e mnt sao proibitivos para uma marinha como a nossa que nem um AOR possui ?
Mas vocês andam a fumar o quê ?
As duas trampas das duas marlin foram orcamentadas em 2017 e tu falas em falta vontade?
Os dois NPO andam desarmados há N tempo e falam em falta de vontade?
Os fuzos não tem Pandur nem viaturas decentes, nem armamento actual e falam em falta de vontade ?
Nao se substituí um AOR E falam em falta de vontade ?
Nao há dinheiro para por operacional uma merda de uma LFC, e é falta de vontade?
Epa vejam bem a realidade das nossas FFAA e reflitam um pouco, deixem se de ideias e planos não concretizaveis.
Construam a casa pela base e não pelo telhado.

Abraços