Isto é à vez. Ora actualmente é a Marinha, depois dará lugar a outro ramo no que respeita ao "pior". Os 214 bem tentam dar um ar da sua graça, mas 2 são poucos e falta o resto para os complementar nas outras vertentes.
Mas lá está, esta é uma marinha de grandezas. LPDs com mais de 170 metros, reabastecedores novinhos em folha, NPOs do melhor que se vê lá fora, fragatas a par das dos aliados... mas é tudo da boca para fora, pensar em tudo e não se fazer nada, ou quando se faz, já é tarde, vem feito às três pancadas e é com pensamento de curto prazo, porque daqui a 20 anos, outros que resolvam a m****.
Pior disto tudo, é que Portugal não é uma Bélgica, que está reduzida ao seu quintal. Além da enorme ZEE, temos interesses nomeadamente em África e cidadãos portugueses espalhados pelo mundo. Além da história que temos e da influência que tivemos em tempos. Não vejo neste momento capacidade de defender os nossos interesses em caso de conflito em África, ou em caso de uma postura abusiva face ao nosso território continental, ilhas e/ou ZEE.