Sim, e isso para dizer o quê ao certo? Que se o USMC não é independente, os nossos Paras, mil vezes mais pequenos, devem ser?
Isso quer dizer que são dois casos muito diferentes e para que os Paraquedistas fossem autónomos e que houvesse outra vez um Corpo de Tropas Paraquedistas, o mesmo teria que ter a dimensão de outro tempo, ou seja, pelo menos uma unidade de escalão Companhia para cada Arma.
Comando e Estado-Maior;
1º Batalhão de Infantaria Paraquedista;
2º Batalhão de Infantaria Paraquedista;
Batalhão Operacional Aeroterrestre;
Batalhão de Apoio de Serviços;
Grupo de Artilharia de Campanha
Esquadrão de Reconhecimento;
Companhia de Transmissões
Tudo concentrado em 2/3 Regimentos, comandados por Oficiais Paraquedistas, com as unidades operacionais totalmente formados por pessoal Paraquedista.
Se reuníssemos todos estes itens, então aí sim, seria possível.
Neste momento temos uma Brigada com Paraquedistas e não uma Brigada Paraquedista, o foco da mesma não é esse, até porque já há muitos anos que não tem Comandantes Paraquedistas e em principio não voltará a ter.
Não sei porque os Paras ficarem independentes faz tanta confusão a tanta gente.
Isso era mais ou menos a realidade que havia na FAP, assim que passaram para o Exército a música passou a ser outra. Primeiro acabaram com muita instrução/cursos que havia no CTP, depois passaram a formar os Sargentos e Oficiais RC em Mafra e não em Tancos e depois finalmente acabaram com o Corpo de Tropas Aerotransportadas.
Só uma coisa, os Oficiais RC fazem o Curso de Oficiais "geral" em Mafra, e os Sargentos nas Caldas da Rainha, e a Especialidade de Paraquedista é na mesma no RPara. Em 2019 acabou os Oficiais e Sargentos RC fazerem o curso de atirador em Mafra e depois só fazerem o curso de salto. Agora fazem o Curso de Combate completo.
Eu sei, quando um camarada dos antigos informou-me disso até paguei-lhe um café (nem eu nem ele bebemos). Imagina o que era chegar a Tancos e ter um Alferes formado em Tancos e um Furriel formado em Mafra... eram estilos muito diferentes e quando o mesmo Oficial foi para 2º Comandante da CFP o mesmo queixava-se ao pessoal mais velho que os Oficiais e Sargentos formados em Mafra eram muito fraquinhos.
É o mesmo que quando cheguei ao Curso de Paraquedismo e recebemos alguns militares da "normal" e que no final receberam a mesma Boina Verde que o restante pessoal que tinha arranhado a recruta e que iria ainda arranhar a sub-especialidade (quase todos a de Atiradores).
Neste aspeto houve uma moralização e agora todos têm que arranhar a Curso de Paraquedistas (Curso de Combate + Curso de Paraquedismo).
Primeiro acabaram com muita instrução/cursos que havia no CTP, depois passaram a formar os Sargentos e Oficiais RC em Mafra e não em Tancos
Esses cursos existem nos Comandos e OE? Se calhar foi para não andar a fazer cursos iguais em sitios diferentes, ainda por cima num exército cada vez com menos gente.
depois finalmente acabaram com o Corpo de Tropas Aerotransportadas.
Comando
Mas para o assunto é a mesma coisa.
Estamos a falar de instrução/formação que era dada após a sub-especialidade. Alguma dessa formação é agora dada no Curso de Combate, mas de uma forma muito mais básica.
Era Comando mas naquela altura quase funcionávamos como um "Exército" à parte, tirando as questões que levantei acima.