O que eu vejo é forças armadas , equipas com armas de assalto do tempo colonial , fragatas velhas, os F 16 por muito que sejam bons...sejamos sinceros... velhos. E depois um gajo acorda e vê as noticias ah e tal helis de ataque para depois recebermos aquela merda. Quem trata dos negócios das forças armadas ( Estado incluído ) parecem os clubes de futebol portugueses. Em vez de gastarem em 2 ou 3 gajos de provas dadas , preferem comprar 6 ou 7 em que mais de metade são pernetas e não servem para nada. E antes que me critiquem pelo simples facto de ser civil e estar potencialmente a comentar algo que não sei ou não percebo , queria só relembrar que é os nossos impostos que sustentam as forças armadas ou pelo menos parte deles. Esta ultima aquisição e falando especificamente dos Helicópteros é um gozo completo para quem veste a farda e para quem desconta.
Estes helicópteros foram adquiridos para:
Instrução Básica
Instrução Complementar
Vigilância e Reconhecimento
Busca e Salvamento
Evacuação Sanitária
Os próximos a serem adquiridos é que vão ser os tais helicópteros de evacuação (blindados e armados).
Neste caso é o contrário, em vez de comprarem 2 ou três craques da bola, compram 2 ou três medianos quando precisam do dobro (isso em grande parte dos programas de reequipamento militar).
Mas a culpa é de todos! Reclamar em um fórum não muda nada! Vejo camionistas a fazerem greve , depois são os enfermeiros , depois são os professores a protestar etc etc etc. O que devia de acontecer era juntarem-se todos , militares incluídos marcarem um dia e deixarem uma posição firme que esta porcaria tem de mudar. Eu vejo más aquisições para as forças armadas , vejo mais velhos decrépitos que praças e devia ser ao contrário e não vejo ninguém a fazer nada. Aliás atrevo-me a dizer que se perceberem tanto de guerra como percebem das aquisições que fazem então está tudo perdido e mais vale nem ter forças armadas. Que raios vão estes novos helis fazer? evacuar apenas 2 gajos feridos porque não dá para mais? E o resto? e o tal apoio? Disparam ervilhas? ou vão buscar gajos ao alentejo para mandar batatas? Que me lembre e pode estar a falhar algo , a ultima vez que vi algo decente ser adquirido foi de facto os leopard 2A6 e os submarinos ( embora estes últimos fiquem manchados por ter havido corrupção ).
Já dizia o outro , ás vezes é preciso desobedecer
.
Vocês servem a Pátria , não é a elite de fato e gravata. A Pátria é o povo e os seus militares. O resto é parasita.
Aqui já entramos em politiquice, tu e eu podemos entrar nestas politiquices, já um militar no activo não o pode devido à sua "condição militar".
Juntarmos todos?! Quantos Portugueses é que achas que estão preocupados com as nossas Forças Armadas?
Um qualquer sindicato consegue reunir mais pessoas em Lisboa do que qualquer "fórum defesa". Qualquer sindicato tem mais capacidade de influenciar a opinião pública/classe politica do que mais uma passeata de militares como aconteceu no passado.
As nossas Forças Armadas são o reflexo da sociedade Portuguesa. Os Enfermeiros lutam por melhores salários e mais meios humanos e materiais nos hospitais, não porque está bem, mas porque estão mal. O mesmo se passa com os Professores, os Camionistas de matérias perigosas, etc.
O nosso governo fez um excelente trabalho em passar a imagem que austeridade tinha acabado, mas na prática esse tipo de politica continua e em força. Acaba-se com orçamentos diminutos, mas fazem-se cativações, ou seja, mudam-se as moscas que a #$%" é a mesma.
Para a nossa classe politica a Defesa não é a prioridade, apenas no máximo dos máximos mais um possibilidade para receber por baixo da mesa umas "ajudas de custo"... (ver o caso dos submarinos onde na Alemanha condenaram dois empresários por corrupção, mas em Portugal o Paulinho das Feiras continua cá fora como se não fosse nada com ele).
Já agora:
https://warriors.pt/revistas/substituicao-do-armamento-ligeiro-do-exercito-portugues/[/quote]
Ok , sendo assim fico mais descansado e esclarecido. Vou esperar para ver então o que possa vir dai. E sim tens razão, não são muitos os que se preocupam com as Forças Armadas até ao dia em que possa vir a fazer falta e esse dia virá. Nada dura para sempre e a paz muito menos. Obrigado pela atenção.