CJ, o 139 seria uma excelente escolha, para mim, uma das melhores se não fosse a melhor, mas, cinco por 53 milhões
??
Nah, eu acho que é curto, muito curto, ainda vamos é apanhar com o 169, pelo menos é o que eu penso !
A ver vamos, como dizia o outro, a ver vamos !
Abraços
Chegaste onde eu queria chegar, caro amigo: é cedo para estarmos a entrar em euforias pois ninguém em sua sã consciência está a ver como 5 AW139M, com sensores e armamento, podem ou poderiam ficar apenas por 53M€ (+IVA). Mesmo que ficasse cada um por 12M€, isso daria cerca de 60 milhões, e não estou a ver como é possível esticar essa verba nesta "ditadura" orçamental em que vivemos.
Apesar do PF ser uma fonte altamente credível, tenho tantas dúvidas como tu, tenente. E a virem cinco 139M (terão mesmo de ser M por causa da blindagem e armamento, não a versão civil como se passou com o Koala), só vejo então duas hipóteses:
1º- que a Leonardo faça um preço de amigo, tendo em conta que todos os helicópteros militares das Forças Armadas Portuguesas por eles são fabricados;
2º- que os helis venham sem extras para já como armamento, sensores, contrato de manutenção, motores extra, etc, o que é absurdo e suicida.
Por isso vou continuar a aguardar por novos desenvolvimentos, até porque o próprio Paulo Mata ao escrever avançou apenas como hipótese:
Os helicópteros de evacuação estão definidos como sendo de médio porte. Pelo valor unitário atribuído e contactos exploratórios com a Leonardo - actual fornecedor das restantes frotas de helicópteros das FAs - poderá ser do tipo AW139. Destinam-se à utilização em campo de batalha, para transporte e apoio a tropas no terreno.