SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)

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Vitor Santos

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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #315 em: Novembro 28, 2024, 12:34:37 pm »
Força Aérea Brasileira avança na Avaliação Operacional do F-39E Gripen com foco em inovação logística


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Essa fase tem o objetivo de coletar informações sobre as atividades logísticas do F-39E

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou na Base Aérea de Natal (BANT), em novembro, a segunda fase da Avaliação Operacional (AVOP) contratual do F-39E Gripen.

A operação, que contou com a participação de militares do DCTA, do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA SP), do Laboratório de Engenharia Logística do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (AeroLogLab-ITA) e do Grupo Logístico da Base Aérea de Anápolis (GLOG-AN), teve como foco a validação da versão Basic Capability (BC).

Uma AVOP decorre da necessidade de verificar a efetividade e adequabilidade para a missão à qual o produto adquirido está destinado, quando empregado no ambiente operacional brasileiro, no início do ciclo de vida.

A etapa incluiu uma Validação Logística (VL), cujo objetivo foi coletar dados sobre as atividades de suporte e manutenção em operações fora de sua base de origem. A ação foi integrada aos exercícios COMAO Flight 2024 e Cruzeiro do Sul (CRUZEX) 2024, organizados pelo Comando de Preparo (COMPREP).

As informações obtidas durante a campanha serão empregadas no aprimoramento do Modelo de Simulação para Gestão de Operações e Manutenção do F-39E, em desenvolvimento pelo Laboratório de Engenharia Logística do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (AeroLogLab-ITA).

Segundo a Coordenadora-Geral da Operação, Coronel Engenheira Thais Franchi Cruz, o modelo avaliado representa uma inovação significativa na logística da Força Aérea Brasileira (FAB). “O software de gestão de frota será uma ferramenta disruptiva, transformando a forma de trabalho não apenas para o Gripen, mas também para outros projetos da FAB, como o KC-390. Ele permitirá operar as aeronaves com máxima eficiência”, explicou.

Validação e avanços tecnológicos

O chefe do AeroLogLab e responsável pela terceira semana da operação, Tenente-Coronel Engenheiro Danilo Garcia Figueiredo Pinto, destacou o sucesso na validação do modelo de gestão de frota. “A campanha ofereceu uma oportunidade ideal para validar o sistema em desenvolvimento. Os resultados conseguiram alta aderência às operações reais, confirmando o potencial da ferramenta para melhoria das ações de manutenção e operações com base nos dados gerados pelo Gripen”, afirmou.

O Coronel Aviador Fernando Teixeira Mendes Abrahão, que acompanhou a quarta semana da campanha, ressaltou a importância da evolução contínua do modelo ao longo do ciclo de vida da frota. “É essencial aumentar a precisão, a consciência situacional e a capacidade de ação do sistema, adicionando novas funcionalidades conforme avançamos nas configurações das aeronaves. Nosso objetivo é empregar esse modelo como um verdadeiro duplo digital para a gestão integral da frota”, destacou.

FONTE: Força Aérea Brasileira

 

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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #316 em: Janeiro 06, 2025, 12:40:42 pm »
 

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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #317 em: Fevereiro 11, 2025, 12:57:42 am »
Ora pois, sempre pensei que a primeira visita internacional dos F-39 seria ao Chile.

Los Gripen brasileños serán protagonistas de la muestra estática en la F-Air 2025 de Colombia

https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/5174300/022-colombia-gripen-brasileros-f-air-2025

Sds
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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #318 em: Fevereiro 13, 2025, 01:35:57 am »
O FAB4100 chega carregado a BAAN desde GPX em um voozinho rápido de 700km.



https://www.aereo.jor.br/2025/02/12/imagens-caca-f-39-gripen-fab-4100-chega-a-anapolis-go-para-ensaios/

Sds
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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #319 em: Março 20, 2025, 04:44:43 pm »
Caça F-39 Gripen é testado em condições extremas com cargas externas


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A campanha realizada em Anápolis (GO), em fevereiro, marcou mais uma etapa da transferência de tecnologia, com a participação de profissionais brasileiros e suecos para analisar o desempenho do caça em alta temperatura e altitude

Ao longo de cinco dias, o Gripen 4100, utilizado pelo Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC) no Brasil, operou a partir da Base Aérea de Anápolis, cumprindo mais uma importante etapa de testes.

Dessa vez, o objetivo era garantir que o caça pudesse realizar missões no calor de 32ºC e a 1.100 metros acima do nível do mar com cargas extras. Para isso, a aeronave foi equipada com dois tanques de combustível sob as asas, com capacidade de 1.100 litros cada, além de dois mísseis ar-ar guiados por infravermelho de curto alcance Diehl IRIS-T e dois mísseis de longo alcance MBDA Meteor.

“No total, realizamos 14 missões de 35 minutos cada, 62 pousos e oito reabastecimentos em terra com o motor ligado para ganhar eficiência. Nosso objetivo era criar um cenário em que a aeronave estivesse muito carregada, em um ambiente quente e alto, aproximando-se para o pouso com uma curva aberta e alinhando-se à pista curta pouco antes do pouso”, explicou Jonas Petzén, chefe de testes de voo da Saab.

Os primeiros voos foram feitos sem nenhuma carga externa e, a partir daí, o peso do caça foi aumentado gradativamente, com a colocação de mísseis ar-ar e abastecendo gradualmente os tanques externos. “Já fizemos testes em ambientes quentes, secos e úmidos antes, em Anápolis e Belém, mas com foco em testes ambientais, ou seja, se o Gripen poderia suportar calor e umidade extremos. Agora, verificamos a qualidade do voo e a capacidade de manobra do ponto de vista do piloto”, acrescentou Petzén.

Os testes são mais uma prova prática de que o caça Gripen está preparado para operar em qualquer ambiente e clima, seja na Suécia, no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo.

“Provocamos o sistema de controle de voo do Gripen, fazendo correções bruscas na fase final antes do touchdown, confirmando as respostas esperadas da aeronave e atendendo aos requisitos nesse sentido. Dessa forma, testamos o desempenho do sistema de controle de voo, do motor e do sistema de freios com grande peso de pouso nesse ambiente”, explicou André Brännström, piloto de testes da Saab.

A campanha envolveu aproximadamente 22 pessoas, sendo sete profissionais da Saab e 15 da Embraer, incluindo técnicos, engenheiros de instrumentos de voo, engenheiros de voo, pilotos de teste de voo e gerentes de campanha.


Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão de longo prazo: ajudar os países a manterem suas pessoas e sociedades em segurança. Com o apoio de seus 25.000 funcionários, a Saab vai além dos limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro e sustentável. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados, sejam eles aéreos, de armamentos, comando e controle, sensores e subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia e possui operações importantes em todo o mundo. Os produtos e serviços da empresa fazem parte da capacidade de defesa de muitas nações.

A Saab mantém uma parceria de longo prazo com o Brasil e fornece diversas soluções avançadas para o país, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen Brasileiro, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.

DIVULGAÇÃO: Saab / AND, ALL
 :arrow: https://www.aereo.jor.br/2025/03/20/caca-f-39-gripen-e-testado-em-condicoes-extremas-com-cargas-externas/
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Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #320 em: Maio 20, 2025, 02:59:01 pm »
Mais um lote de Gripen para FAB está próximo de ser embarcado na Suécia

...Além dessa entrega, a FAB está preparando-se para receber ainda em 2025 um segundo Gripen, mas este terá um significado especial: será o primeiro F-39E produzido integralmente na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP)...

https://www.cavok.com.br/mais-um-lote-de-gripen-para-fab-esta-proximo-de-ser-embarcado-na-suecia

Sds
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