O Reapetrechamento da Marinha

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Charlie Jaguar

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1965 em: Novembro 22, 2024, 09:11:09 am »
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Gouveia e Melo pode ficar uns meses como chefe da Armada e propõe dois submarinos ao Governo

21 novembro 2024    22:57

Em cima da mesa está a possibilidade de o almirante continuar à frente da Armada, mas só por algum tempo, sem cumprir um próximo mandato por completo, como aconteceu com o seu antecessor

Nem saída, nem recondução total por mais dois anos. O futuro imediato do almirante Gouveia e Melo como chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), a dias de ter de ser decidido, poderá passar por algo intermédio: recondução, mas apenas por alguns meses, segundo avançou ao Expresso fonte próxima do militar. Questionado sobre este cenário, o seu gabinete deu a resposta esperada: “Sobre este assunto, não há qualquer comentário a fazer.” Apesar de o ministro da Defesa ter sido fotografado com o almirante num bar esta semana, Nuno Melo também mantém o silêncio, enquanto fontes na hierarquia da Marinha dizem que a decisão está “blindada”. Fazem-se apostas em ambos os sentidos.

https://expresso.pt/politica/2024-11-21-gouveia-e-melo-pode-ficar-uns-meses-como-chefe-da-armada-e-propoe-dois-submarinos-ao-governo-d80cf1ea?utm_source=expresso&utm_medium=category&utm_campaign=WEB&utm_content=/politica/2024-11-21-gouveia-e-melo-pode-ficar-uns-meses-como-chefe-da-armada-e-propoe-dois-submarinos-ao-governo-d80cf1ea
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1966 em: Novembro 22, 2024, 11:41:36 am »
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Gouveia e Melo pode ficar uns meses como chefe da Armada e propõe dois submarinos ao Governo

21 novembro 2024    22:57

Em cima da mesa está a possibilidade de o almirante continuar à frente da Armada, mas só por algum tempo, sem cumprir um próximo mandato por completo, como aconteceu com o seu antecessor

Nem saída, nem recondução total por mais dois anos. O futuro imediato do almirante Gouveia e Melo como chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), a dias de ter de ser decidido, poderá passar por algo intermédio: recondução, mas apenas por alguns meses, segundo avançou ao Expresso fonte próxima do militar. Questionado sobre este cenário, o seu gabinete deu a resposta esperada: “Sobre este assunto, não há qualquer comentário a fazer.” Apesar de o ministro da Defesa ter sido fotografado com o almirante num bar esta semana, Nuno Melo também mantém o silêncio, enquanto fontes na hierarquia da Marinha dizem que a decisão está “blindada”. Fazem-se apostas em ambos os sentidos.

https://expresso.pt/politica/2024-11-21-gouveia-e-melo-pode-ficar-uns-meses-como-chefe-da-armada-e-propoe-dois-submarinos-ao-governo-d80cf1ea?utm_source=expresso&utm_medium=category&utm_campaign=WEB&utm_content=/politica/2024-11-21-gouveia-e-melo-pode-ficar-uns-meses-como-chefe-da-armada-e-propoe-dois-submarinos-ao-governo-d80cf1ea
800 tons? Sem me querer gabar, gostaria de lembrar que fui o primeiro a sugerir, em Julho, que o Fincantieri S800 poderia ser uma opção…  c56x1 :mrgreen:
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1967 em: Novembro 22, 2024, 12:57:49 pm »
Mas os S800s a modos que ainda não existem. Além de ser questionável em que medida é têm sinergia com os 209PN.
Quer dizer, quase qualquer coisa é melhor do que ficar só com os 2, mas ter duas classes de 2 cada é pouco eficiente.
 

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JohnM

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1968 em: Novembro 22, 2024, 01:18:35 pm »
Mas os S800s a modos que ainda não existem. Além de ser questionável em que medida é têm sinergia com os 209PN.
Quer dizer, quase qualquer coisa é melhor do que ficar só com os 2, mas ter duas classes de 2 cada é pouco eficiente.
O S800 é baseado no U212, que é uma evolução do U214, por isso será de esperar um grau elevado de como alidade ao nível de sistemas… também não acho ideal um modelo de submarino tão pequeno, mas aparentemente é o que a Marinha quer… sempre mergulha até 250m e tem um mês de autonomia… e é uma excelente plataforma para operação de tropas especiais… como dizes, é melhor que nada
 

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mafets

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1969 em: Novembro 22, 2024, 01:30:18 pm »
Acho o modelo interessente, já o  preço...  ::)

https://www.strategypage.com/htmw/htsub/articles/20230407.aspx#gsc.tab=0

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Each S800 costs about a billion dollars, depending on options selected. There are some high-end electronic options for S800



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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1970 em: Novembro 22, 2024, 01:40:47 pm »
Acho o modelo interessente, já o  preço...  ::)

https://www.strategypage.com/htmw/htsub/articles/20230407.aspx#gsc.tab=0

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Each S800 costs about a billion dollars, depending on options selected. There are some high-end electronic options for S800



Saudações
Tenho alguma dificuldade em acreditar nesses números, não sei onde a Strategy Page os foi buscar… cada U212CD custa cerca de 650 milhões, se não estou enganado, e o S800 custa mais 50%? Tenho as minhas dúvidas… a última geração de U209, com baterias de iões lítio, custa 400 milhões, e nem um Scórpene de última geração, também com baterias de iões de lítio, custa mil milhões… eu diria que é bem mais realista um preço por volta dos 300-400 milhões, dependendo das opções… senão não vendem, é simples…
 

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mafets

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1971 em: Novembro 22, 2024, 02:16:50 pm »
Provavelmente basearam-se no preço dos S1000. Na oferta que o consorcio chegou a fazer aos Indianos, eram mais de 8 mil milhões por 6 unidades (perto de 1400 milhões por submarino). Por isso não foram construídos e em vez disso pagou-se 500 milhões por unidade dos Scorpene.  ;)

https://en.wikipedia.org/wiki/S1000-class_submarine

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Both Fincantieri and Rubin gave a joint presentation to the Indian Navy offering to build six S1000 boats for $8.1 billion



Saudações

P.S. O S80 estava 2020 com o preço de 977 milhões a unidade.  ;)

https://en.wikipedia.org/wiki/S-80_Plus-class_submarine


« Última modificação: Novembro 22, 2024, 02:21:07 pm por mafets »
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1972 em: Novembro 22, 2024, 06:39:34 pm »
Duvido que o Gouveia e Melo a ter "autorização" para comprar mais 2 Sub vá (tenha ideia) para um nesses valores, isto depois dele usar o argumento repetidamente de um sub ser mais barato do que uma fragata.

O que foi falado por ele é que seria um sub de uma classe pequena e mais barato que uma fragata, não sei se isso ia incluir o sistema AIP, se a bateria de "litio" ou sem nenhum destes sistemas (que acho errado pois tira toda a vantagem que um submarino deste tem em relação a tudo)
 

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1973 em: Novembro 22, 2024, 07:59:58 pm »
Duvido que o Gouveia e Melo a ter "autorização" para comprar mais 2 Sub vá (tenha ideia) para um nesses valores, isto depois dele usar o argumento repetidamente de um sub ser mais barato do que uma fragata.

O que foi falado por ele é que seria um sub de uma classe pequena e mais barato que uma fragata, não sei se isso ia incluir o sistema AIP, se a bateria de "litio" ou sem nenhum destes sistemas (que acho errado pois tira toda a vantagem que um submarino deste tem em relação a tudo)

Nesse ponto o S800 é uma maquina de topo porque por exemplo vem com AIP. Resta saber o preço final. 

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The S800 has been developed to meet all main requirements for mission in the littoral environment, and at the same time provide comparable performance of conventional submarines operating in blue waters to more than 250 meters depth.

According to Fincantieri the introduction of an AIP plant on small underwater platforms allows a ‘very high submerged endurance’ by means of conventional diesel-electric propulsion, as well as reducing to zero the indiscretion ratio; the estimated endurance is seven days of submerged patrol, while at the same time the extremely quiet operation of the Fuel Cells system guarantees keeping the acoustic signature at minimum.

A very low signature was reached by the optimization of the acoustic and non-acoustic signature to avoid ASW detection. With an operational depth of 250 meters and a maximum submerged speed of over 15 knots, the underwater endurance on batteries at 4.5 knots and AIP at the same operating speed is indicated respectively in over 200 and 700 nm, while autonomy reaches the 4,500 nm with snorkel and batteries, and overall endurance is respectively of 30 and approximately 7 days, in the latter case with AIP.

https://www.edrmagazine.eu/fincantieri-takes-a-model-of-the-s800-light-submarine-at-idex-navdex-2023

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1974 em: Novembro 22, 2024, 08:08:09 pm »
Ah sonhadores do catano!
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1975 em: Novembro 22, 2024, 08:08:33 pm »
Duvido que o Gouveia e Melo a ter "autorização" para comprar mais 2 Sub vá (tenha ideia) para um nesses valores, isto depois dele usar o argumento repetidamente de um sub ser mais barato do que uma fragata.

O que foi falado por ele é que seria um sub de uma classe pequena e mais barato que uma fragata, não sei se isso ia incluir o sistema AIP, se a bateria de "litio" ou sem nenhum destes sistemas (que acho errado pois tira toda a vantagem que um submarino deste tem em relação a tudo)

Nesse ponto o S800 é uma maquina de topo porque por exemplo vem com AIP. Resta saber o preço final. 

Citar
The S800 has been developed to meet all main requirements for mission in the littoral environment, and at the same time provide comparable performance of conventional submarines operating in blue waters to more than 250 meters depth.

According to Fincantieri the introduction of an AIP plant on small underwater platforms allows a ‘very high submerged endurance’ by means of conventional diesel-electric propulsion, as well as reducing to zero the indiscretion ratio; the estimated endurance is seven days of submerged patrol, while at the same time the extremely quiet operation of the Fuel Cells system guarantees keeping the acoustic signature at minimum.

A very low signature was reached by the optimization of the acoustic and non-acoustic signature to avoid ASW detection. With an operational depth of 250 meters and a maximum submerged speed of over 15 knots, the underwater endurance on batteries at 4.5 knots and AIP at the same operating speed is indicated respectively in over 200 and 700 nm, while autonomy reaches the 4,500 nm with snorkel and batteries, and overall endurance is respectively of 30 and approximately 7 days, in the latter case with AIP.

https://www.edrmagazine.eu/fincantieri-takes-a-model-of-the-s800-light-submarine-at-idex-navdex-2023

Saudações
Esse link foi aqui postado por mim em Julho, no tópico dos novos SSK, onde sugeri, e continuo a achar, que seria a opção ideal de entre os possíveis submarinos costeiros menores. No meu mundo encantado dos brinquedos, entraríamos num acordo com o governo italiano e a Fincantieri para dois destes e quatro FREMM ASW usadas (mas com mais 16 células Sylver, para um total de 32). 2 Bi EUR dava para isso tudo...
« Última modificação: Novembro 22, 2024, 08:09:49 pm por JohnM »
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1976 em: Novembro 22, 2024, 10:12:17 pm »
Duvido que o Gouveia e Melo a ter "autorização" para comprar mais 2 Sub vá (tenha ideia) para um nesses valores, isto depois dele usar o argumento repetidamente de um sub ser mais barato do que uma fragata.

O que foi falado por ele é que seria um sub de uma classe pequena e mais barato que uma fragata, não sei se isso ia incluir o sistema AIP, se a bateria de "litio" ou sem nenhum destes sistemas (que acho errado pois tira toda a vantagem que um submarino deste tem em relação a tudo)

Nesse ponto o S800 é uma maquina de topo porque por exemplo vem com AIP. Resta saber o preço final. 

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The S800 has been developed to meet all main requirements for mission in the littoral environment, and at the same time provide comparable performance of conventional submarines operating in blue waters to more than 250 meters depth.

According to Fincantieri the introduction of an AIP plant on small underwater platforms allows a ‘very high submerged endurance’ by means of conventional diesel-electric propulsion, as well as reducing to zero the indiscretion ratio; the estimated endurance is seven days of submerged patrol, while at the same time the extremely quiet operation of the Fuel Cells system guarantees keeping the acoustic signature at minimum.

A very low signature was reached by the optimization of the acoustic and non-acoustic signature to avoid ASW detection. With an operational depth of 250 meters and a maximum submerged speed of over 15 knots, the underwater endurance on batteries at 4.5 knots and AIP at the same operating speed is indicated respectively in over 200 and 700 nm, while autonomy reaches the 4,500 nm with snorkel and batteries, and overall endurance is respectively of 30 and approximately 7 days, in the latter case with AIP.

https://www.edrmagazine.eu/fincantieri-takes-a-model-of-the-s800-light-submarine-at-idex-navdex-2023

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Esse link foi aqui postado por mim em Julho, no tópico dos novos SSK, onde sugeri, e continuo a achar, que seria a opção ideal de entre os possíveis submarinos costeiros menores. No meu mundo encantado dos brinquedos, entraríamos num acordo com o governo italiano e a Fincantieri para dois destes e quatro FREMM ASW usadas (mas com mais 16 células Sylver, para um total de 32). 2 Bi EUR dava para isso tudo...

Alguém faça um printscreen deste comentário e entregue e dê conhecimento ao Nuno Melo
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1977 em: Novembro 23, 2024, 12:16:38 am »
 

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1978 em: Novembro 23, 2024, 08:54:53 pm »
Segundo o Observador, o CEMA já terá informado o Governo que não quer ser reconduzido à frente da Armada, ficando assim livre para supostamente poder concorrer às eleições presidenciais de 2026.

https://observador.pt/2024/11/23/gouveia-e-melo-nao-quer-ser-reconduzido-e-ja-informou-governo-fica-livre-para-ser-candidato-a-belem/
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1979 em: Novembro 23, 2024, 09:18:35 pm »
Segundo o Observador, o CEMA já terá informado o Governo que não quer ser reconduzido à frente da Armada, ficando assim livre para supostamente poder concorrer às eleições presidenciais de 2026.

https://observador.pt/2024/11/23/gouveia-e-melo-nao-quer-ser-reconduzido-e-ja-informou-governo-fica-livre-para-ser-candidato-a-belem/
Previsível.
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