Hangar para Lynx e Spike, vocês já estão a viajar na maionese.
Para perceber o armamento dos NPO temos que olhar para os River e para os Holland. Os NPO foram fortemente influenciados pelos River, e ate ao Clyde, os NPO estavam melhor armados. Mesmo no Clyde a arma passou a ser do mesmo calibre dos NPO, mas foram adicionadas as MiniGuns para proteção contra swarms e convém lembrar que o Clyde foi feito a medida para operar nas Falklands.
Já os Holland foram feitos à medida para o combate a pirataria/operações em mar hostil, logo são muito mais armados e tem os seus tripulantes muito mais protegidos(armas operadas remotamente).
No caso dos próximos lotes dos NPO, se realmente forem para substituir as fragatas no combate a pirataria então devíamos seguir o caminho dos holandeses, mas acho que a utilização destes meios neste tipo de missões tem mais a ver com a incompetência da Marinha.
O que é mais importante para o próximo lote é garantir que os NPO vão ter sensores de OPV e não de traineira.
Os lynx são helis que nunca deverão/deveriam ser usados nos NPO.
A quantidade de lynx que possuimos obriga a que a sua utilização seja exclusiva das fragatas.
O tipo de heli que deveria ser utilizado deveria ser um que TAMBÉM permitisse a sua utilização em TO's terrestres, como meio aéreo de apoio ás FT's empenhadas.
Os tais helis de evakuação a serem adquiridos deveriam possuir essa polivalência, uso naval/terrestre, com capacidade de transporte de uma secção infª e também poderem ser equipados com armas anti navio, anti tanque por exemplo.
https://en.wikipedia.org/wiki/Eurocopter_AS565_Panther
https://en.wikipedia.org/wiki/Eurocopter_EC155
https://en.wikipedia.org/wiki/AgustaWestland_AW139
Abraços
Para operar os Lynx a partir dos NPO, era conveniente que houvesse capacidade de os embarcar. Se for apenas para aterrar lá, qualquer coisa serve, nem precisa de ser um heli "navalizado".
Mas se for para os embarcar, então o AW-139 não pode, tal como tantos outros modelos por falta de capacidade de dobrar a cauda, e mesmo as suas dimensões e peso, não sei se poderão ser um factor limitante para aterrar no NPO.
Isto deixa-nos entre mais Super Lynx, o Panther e alguma versão navalizada de algo como o AW-109. Estes dois últimos, estão numa classe idêntica ao Lynx, por isso compensava mais comprar Lynx extra.
Ainda assim, nenhum destes helis cumpre com todas as funções que se pedem aos futuros helis de evak, especialmente com um orçamento tão limitado.
dc, o facto de alguns modelos de helis não dobrarem a cauda, parte dela, não significa que não possam ser embarcados, existem vários modelos tais como o Panther que tem versões navalizadas.
O PMD do 139, é superior ao do Lynx em cerca de uma tonelada e meia, o que não impede que o um reforço do landing deck, não possa suprir esse aumento de peso.
Quanto a não dobrar a cauda isso nunca seria impeditivo de embarcar num NPO, desde que o hangar fosse telescópico, e com altura suficiente para proteger a parte mais elevada da cauda.
O NPO além disso possui espaço liberto á ré, que ser utilizado para aumentar o landing deck em quase quatro/cinco metros permitindo a operação até, de helis de maior porte e rotores com maior diametro.
Já quanto ao 109M, este heli, não está nem nunca estará, numa classe idêntica aos lynx, se estivesse então os kualitas também estavam, o seu PMD é de cerca 65% dos lynx.
https://www.leonardocompany.com/documents/20142/3159261/body_BROCHURE_AW109M_Mk217.pdf?t=1539937357041https://pt.wikipedia.org/wiki/Westland_LynxJá quanto ao orçamento, coisa que eu não aflorei, se houvesse vontade e saber, ao se adquirir um modelo de heli de 05/07 tons com verdadeira capacidade multifunção, naval e terrestre, várias situações de falta de meios aéreos ficavam solucionadas, de uma assentada.
Volto a referir, que uma opção, já por mim alvitrada anteriormente, seria a aquisição de mais lynx,
pelo menos mais cinco/seis, para serem utilizados tanto O/B como em terra, mas, para isso os CSAR que possuimos teriam de ser devidamente artilhados.
Abraços