Vamos por partes:
Um passaroco disse-me que têm existido conversações com o Pentágono sobre a possibilidade de, nos próximos três anos, virem 02 Arleigh Burke Flight I (ou Flight II) para substituir as VdG. Recorde-se que são navios que entraram ao serviço entre 1991 e 1998.
Os navio viriam de borla, mas teríamos que pagar o MLU para extender a vida útil dos 35 para os 45 anos (cerca de 200 milhões de euros por navio). Como parte da "doação", viriam SM-2MR Block IIIB, VL-ASROC e também Harpoons adicionais. Os ESSM Block 2 teriam que ser adquiridos novos por Portugal. Ao que parece os Burkes podem funcionar bem com guarnições de 250 a 270 elementos, pelo que a nível de pessoal não haveriam esforços adicionais.
Estamos a falar de dois navios com praticamente a mesma idade das VdG e gastarmos $400 milhões para lhes estender a vida útil, é isso? Navios já com 30 anos, super intensivos em termos de custos (cerca de $20 milhões/ano), com radares com tecnologia analógica e sem helicópteros... é isso? E os Américas, além disso, vão-nos doar SM2 e VL-ASROC suficientes para enchermos 180 células VLS (menos, eventualmente, as cerca de 4 células que vão ter ESSM, já que teríamos que pagar por eles), é isso? Não sei o que esse passaroco anda a fumar, mas também quero…

Vai na volta ainda oferecem um San Antonio junto porque ouviram dizer que estamos no mercado para um LPD...
Outra boa notícia é que um dos Wave está quase a caminho. O contrato deve ser assinado até final do ano (possivelmente depois de o Centeno sair).
Essa já acredito mais... só acredito a 100% quando vir, mas já acho possível…
Tenho que admitir que um Wave a reabastecer dois AB, um de cada lado, dava uma foto bem gira...
ab
João