Não é preciso ser especialista para perceber que a FREMM Evo tem várias vantagens técnicas face à FDI.
Então faz-me uma listazinha com quatro ou cinco por favor.
E não me venhas falar de quantidade de VLS. Porque ter 16 ou 32 é mais um fator comercial que técnico. O cliente escolhe e paga ou o fabricante oferce. Tipo os tapetes num carro novo.
CODLAG vs CODAD
Teseo Mk2 vs Exocet MM40 B3C
2 Heli medio vs 1 Heli medio
Dual Band Radar (bandas C e X) com oito antenas vs Single Band Radar (banda S) com quatro antenas
Além disso a Fragata Italiana é ligeiramente mais rápida, tem maior alcance e permite levar um maior complemento de Fuzileiros/Tropas Especiais.
Obrigado por ajudares o CJ.
O radar AESA das FDI permite Track-While Scan.
É para isso que servem os radares AESA - para fazer mais que uma cousa de cada vez.
As FDI podem desempenhar a missão de ABMD.
Se Teseo é bom porque faz Land Attack - nada me diz que a Marinha precisa de fazer Land Attack.
Land Attack pode ser invenção do Forum Defesa.
CODLAG é o motivo pelo qual a propulsão das FREMM deu problemas. Ás vezes estes problemas duram para sempre.
Foi por causa de misturas de propulsão que as TYPE45 deram merda.
Ser "A Ferrari das Fragatas" pode ser um aviso para não comprar.
A Marinha nunca na vida vai colocar dois helicópteros numa FREMM.
Poderá colocar um mais um drone - como na FDI.
Tu não fazes grande ideia do que estamos a discutir, não percebeste metade do que eu escrevi e o que respondeste não tem grande nexo.
A) Um AN/SPY-1 dos final dos anos oitenta já fazia "track while scan", qualquer radar de qualquer Fragata construida aos dias de hoje também o faz
B) todos os Navios apresentados a concurso utilizam radares AESA
C) Tanto a FDI como a EVO apresentam capacidades ABM bâsicas, provavelmente muito semelhantes
D) O CODLAG das FREMM Italianas jamais deu "problemas"
E) As T45 não utilizam CODLAG
F) O que deu "merda" na T45 é uma peça que não é utilizada nas FREMM
G) Propulsão CODLAG é utilizada com sucesso há decadas por multiplas classes de navios
H) Devia ser óbvio que a(s) vantagen(s) (são várias) que o Teseo apresenta sobre a versão mais recente do Exocet não é ter capacidade de ataque terrestre, todos os AShM Ocidentais em produção têm essa capacidade
Etc, etc, etc.
Se estiveres interessado numa conversa construtiva diz, posso descrever com pormenor as razões pelas quais considero que a lista que coloquei acima são reais vantagens técnicas por parte da EVO.
Se é para dares respostas tolas sobre assuntos que claramente não dominas, dispenso.
Vou ignorar a parte das respostas tolas.
Se tu és um especialista neste assunto, sabes mais que eu.
Mas eu sei o suficiente para discutir contigo.
E hoje em dia, se sabes tanto quanto eu sei, pesquisas o que quer que seja sobre um tema quase que em tempo real.
Esse tipo de discussão não interessa muito. No fim não se chega a lado nenhum.
Recapitulando a minha posição:
Se escolhermos FREMM; fico todo contente.
Se o NAVAL Group apresentar uma proposta melhorada - deve ser apreciada.
Do ponto de vista técnico (porque pode ser uma alteração técnica á fragata proposta).
E do ponto de vista económico/industrial, se tiver essa componente.
A FREMM não é suficiente boa para se ignorar essa proposta melhorada - se tal for possível dentro do SAFE.
Foi por aí que começou esta discussão que tu apanhaste já em andamento.
E se tu estás "por dentro de estes assunto", ou conheces quem está, eu faço-te (e/ou ao Subsea7 ou CharlieJaguar...) a seguinte pergunta:
Antes de esta fase so SAFE começar, de certeza que um qualquer grupo de trabalho tinha fornecido um parecer sobre qual a fragata que interessava mais á marinha.
Era a FREMM EVO?
Ou a escolha da FREMM EVO surgiu no decorrer das negociações que levaram até ao dia 30 de Novembro e possivelmente (?) continuam?
Porque é que se perdeu tempo a negociar com os espanhóis e se disse aqui que "estava bem encaminhado"?
Eu sou da opinião que são as negociações que levam á fragata escolhida.
E não a escolha antecipada da "Melhor Fragata"