Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

• 7739 Respostas
  • 1927304 Visualizações
*

Lampuka

• Investigador
  • 1755
  • Recebeu: 752 vez(es)
  • Enviou: 765 vez(es)
  • +439/-2056
João Pereira

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, LightningBolt

*

Drecas

• Investigador
  • 2672
  • Recebeu: 1229 vez(es)
  • Enviou: 214 vez(es)
  • +602/-256
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #7711 em: Dezembro 09, 2025, 06:44:50 pm »
Alguém conseguiu ter acesso à notícia do diário "Correio da Manhã" de dia 6 de Dezembro?

Contaram-me esta manhã que o texto refere igualmente a aquisição de 3 novos helicópteros (1 por fragata), mas não me conseguiram dar a certeza se estariam ou não a falar do NH90 Sea Lion, ou então do MH-60R que é o preferido pela Armada.
O texto não qualquer menção a números de helis a adquirir ou que versão

De certeza que foi nesse?

*

Duarte

• Investigador
  • 6254
  • Recebeu: 1218 vez(es)
  • Enviou: 2889 vez(es)
  • +3560/-1604
« Responder #7712 em: Dezembro 09, 2025, 06:49:15 pm »
Boa tarde

Antes de mais, manifesto o meu contentamento pela (aparente) escolha das FREEM Evo para substitutas das Vasco da Gama e, sobretudo por (aparentemente) virem a ser 3 e não 2+1 ou, pior ainda, apenas duas.

São claramente uma das melhores notícias que recebemos nos últimos tempos quanto à aquisição de novos equipamentos militares.

A minha questão prende-se com o seguinte.

Temos ouvido que a intenção da Marinha é/era a de aquirir 6 fragatas. (pode ser apenas um rumor ..pode ser wishfull thinking.. ou podia ser uma intenção quando se considerava que seriam 6 mas mais modestas em capacidades)

Com a aquisição destas 3, e prevendo-se a substituição das BD para mais tarde, quais as hipóteses que se colocam?

Não virem de facto a ser 6 mas apenas 5 .. trocando as 2 BD por outras duas
Essas 2 ou 3 ..poderiam ser FREEM (não Evo) em 2ª mão, compradas aos italianos à medida que eles fossem substituindo as suas FREEM por FREEM Evo? Não sei sequer se existiriam disponíveis.. seria uma possibilidade?

Ou tendo já adquirido 3 meios com elevadas capacidades, as outras 2 a 3 teriam mesmo de ser Corvetas EPC?

A serem Corvetas EPC (para completar o desejo das tais 6) 3 FREEM Evo + 3 EPC Full ..seria minimamente credível a aquisição de mais EPC's, mesmo que não na versão Full para a substituição dos NPO's da 1ª e 2ª série?

Cumprimentos

Já foi referido aqui pelo Subsea que a intenção será EPC/MMPC ASW...  a tal mistura High (FREMM EVO) e Low (EPC)
Para mim seria antes preferível mais 3 FREMM usadas, ou mesmo FDI (usadas ou novas) ou outra compra de oportunidade de fragatas usadas com 10 a 15 anos que espaçasse o ciclo de substituição das fragatas a três de 15 em 15 anos...  Assim ficávamos em cada década (12-15 anos)  com 5 anos (2 de avaliação e estudo e contratação e 3 anos para a construção das 3 fragatas. Um ciclo de vida de fragatas bem planeado.  :G-beer2:

Não se sabe também se além do desarmado PNM D. João II e um PNM/ crossover/ mini-LHD planeado, se haverá outros crossover de combate?

« Última modificação: Dezembro 09, 2025, 07:15:22 pm por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
https://www.paypal.com/donate?campaign_id=STAHVCFBSB66L

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, sefr81, LightningBolt

*

Duarte

• Investigador
  • 6254
  • +3560/-1604
слава Україна!
"L'union fait la force."

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LightningBolt

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 7467
  • Recebeu: 8663 vez(es)
  • Enviou: 5847 vez(es)
  • +10232/-2955
« Responder #7714 em: Dezembro 09, 2025, 07:19:08 pm »

Pois, não tenho a certeza, Drecas.  :-\
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

*

sefr81

• Membro
  • *
  • 67
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +2/-0
« Responder #7715 em: Dezembro 09, 2025, 07:27:48 pm »
Boa tarde

Antes de mais, manifesto o meu contentamento pela (aparente) escolha das FREEM Evo para substitutas das Vasco da Gama e, sobretudo por (aparentemente) virem a ser 3 e não 2+1 ou, pior ainda, apenas duas.

São claramente uma das melhores notícias que recebemos nos últimos tempos quanto à aquisição de novos equipamentos militares.

A minha questão prende-se com o seguinte.

Temos ouvido que a intenção da Marinha é/era a de aquirir 6 fragatas. (pode ser apenas um rumor ..pode ser wishfull thinking.. ou podia ser uma intenção quando se considerava que seriam 6 mas mais modestas em capacidades)

Com a aquisição destas 3, e prevendo-se a substituição das BD para mais tarde, quais as hipóteses que se colocam?

Não virem de facto a ser 6 mas apenas 5 .. trocando as 2 BD por outras duas
Essas 2 ou 3 ..poderiam ser FREEM (não Evo) em 2ª mão, compradas aos italianos à medida que eles fossem substituindo as suas FREEM por FREEM Evo? Não sei sequer se existiriam disponíveis.. seria uma possibilidade?

Ou tendo já adquirido 3 meios com elevadas capacidades, as outras 2 a 3 teriam mesmo de ser Corvetas EPC?

A serem Corvetas EPC (para completar o desejo das tais 6) 3 FREEM Evo + 3 EPC Full ..seria minimamente credível a aquisição de mais EPC's, mesmo que não na versão Full para a substituição dos NPO's da 1ª e 2ª série?

Cumprimentos

Já foi referido aqui pelo Subsea que a intenção será EPC/MMPC ASW...  a tal mistura High (FREMM EVO) e Low (EPC)
Para mim seria antes preferível mais 3 FREMM usadas, ou mesmo FDI (usadas ou novas) ou outra compra de oportunidade de fragatas usadas com 10 a 15 anos que espaçasse o ciclo de substituição das fragatas a três de 15 em 15 anos...

Sim, tinha ideia de ter lido aqui qualquer coisa desse tipo. Contudo a minha questão mantém-se:

A ideia será então ficar com?
3 FREEM Evo (High)
3 EPC/MMPC ASW (Low)
6 NPO 3ª Série
2 NRE
1 PNM (talvez + um segundo) - Também já li por aqui na possibilidade de aquisição de um LPD/LHD sul coreano. Honestamente faz-me mais sentido a aquisição de uma segunda unidade do PNM, preferencialmente mais militarizado e na versão de 9000t
2 SSK actuais + 2 (subs sul coreanos modelo a definir) (Relembrar aqui que o subsea7 também falou há uns tempos atrás de um rumor de venda dos nossos subs a Marrocos para se adquirirem 3 a 4 KSSIII)

Os NPO's de 1ª e 2ª série - seriam para manter? Substituir por mais EPC/MMPC?

Faltam aqui os NPC (o modelo futurista que a Marinha apresentou e ninguém se chegou à frente para construir ou outro já existente no mercado - que às vezes não é necessário re-inventar a roda)

Quanto a isto e, dado o problema de falta de efectivos para constituir guarnições ... pode ser uma ideia parva (por favor não me crucifixem) .. mas não faria mais sentido a Marinha abandonar a "responsabilidade" pela Patrulha Costeira, entregando-a à GNR que tem precisamente uma Unidade de Controlo COSTEIRO? Deixando essa função mais "policial" para a GNR ..uma espécie de Mini Guarda Costeira. Digo isto só porque a referida unidade já existe ..então se existe... Fala-se em Marinha de Duplo Uso ..ok ..aceito .. mas então não podemos ter funções duplicadas ..digo eu.

A Marinha ficava com a Patrulha Oceânica e com aquelas coisas que devem ser "responsabilidade" de uma Marinha de GUERRA.

*

Bubas

• Analista
  • 600
  • Recebeu: 180 vez(es)
  • Enviou: 622 vez(es)
  • +203/-91
« Responder #7716 em: Dezembro 09, 2025, 07:39:02 pm »
Ouvi em tempos que a atualização do mastro das BD as tinha transformado em bailarinas (liberdade literária). Este mastro deve ser mais fácil de lidar em mar revolto...

FREMM EVO

será assim a EVO? Eu tinha a ideia ao contrário.
Apesar do mastro nao parecer tao futurista como o da versao anterior, tenho a certeza que dará para fazeres um vídeo editado com a banda sonora da guerra das estrelas  :mrgreen:

*

P44

• Investigador
  • 22253
  • Recebeu: 7905 vez(es)
  • Enviou: 8960 vez(es)
  • +8182/-13985
« Responder #7717 em: Dezembro 09, 2025, 07:50:38 pm »
Ouvi em tempos que a atualização do mastro das BD as tinha transformado em bailarinas (liberdade literária). Este mastro deve ser mais fácil de lidar em mar revolto...

FREMM EVO

Apesar do mastro nao parecer tao futurista como o da versao anterior, tenho a certeza que dará para fazeres um vídeo editado com a banda sonora da guerra das estrelas  :mrgreen:

É possível porque as belgas e as holandesas também tiveram a ampliação do convés de vôo, e acho que li em tempos que isso ajudou a "reequilibrar" o navio devido ao mastro novo.

Ora como as nossas não tiveram tal alteração pode ser que se deva a isso  ???
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

LightningBolt

• Perito
  • **
  • 335
  • Recebeu: 135 vez(es)
  • Enviou: 1200 vez(es)
  • +56/-82
« Responder #7718 em: Dezembro 09, 2025, 07:51:08 pm »
Os franceses ainda não desistiram.
Até ao lavar dos cestos é vindima...

A sério?  ???

Carracentos

Como escreveu o Duarte, só se oferecerem 4 pelo preço de 3 :mrgreen:

Eu também mudo a minha opinião se oferecerem 4 por 3 mas na sua full capacity.

eu não! sou um leigo nestes assuntos mas... caramba estou apaixonado pelas FREMM EVO. E embora tenha concordado com o aspecto mais futurista do radar em esfera nas FREMM, acho que ali aqueles dois núcleos que encaixam nos radares da FREMM, dá um ar mais de couraçado mais de Destroyer... FUCKIN' ☠️ DESTROYER 💀  :N-icon-Axe: :G-bigun: :G-bigun: :G-bigun:  c56x1 :mrgreen:

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

P44

• Investigador
  • 22253
  • Recebeu: 7905 vez(es)
  • Enviou: 8960 vez(es)
  • +8182/-13985
« Responder #7719 em: Dezembro 09, 2025, 07:52:25 pm »

A sério?  ???

Carracentos

Como escreveu o Duarte, só se oferecerem 4 pelo preço de 3 :mrgreen:

Eu também mudo a minha opinião se oferecerem 4 por 3 mas na sua full capacity.

eu não! sou um leigo nestes assuntos mas... caramba estou apaixonado pelas FREMM EVO. E embora tenha concordado com o aspecto mais futurista do radar em esfera nas FREMM, acho que ali aqueles dois núcleos que encaixam nos radares da FREMM, dá um ar mais de couraçado mais de Destroyer... FUCKIN' ☠️ DESTROYER 💀  :N-icon-Axe: :G-bigun: :G-bigun: :G-bigun:  c56x1 :mrgreen:

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

Lampuka

• Investigador
  • 1755
  • Recebeu: 752 vez(es)
  • Enviou: 765 vez(es)
  • +439/-2056
« Responder #7720 em: Dezembro 09, 2025, 08:04:06 pm »
Pareces o Joe Fagundes... 🤣🤣
João Pereira

*

Duarte

• Investigador
  • 6254
  • +3560/-1604
« Responder #7721 em: Dezembro 09, 2025, 08:05:14 pm »
O ideal seriam mesmo 6 FREMM, 3 EVO e mais 3 novas ou usadas...  e acho que com o aumento do orçamento de defesa para 3,5% será possível, ou mesmo com um programa SAFE 2.0  :mrgreen:

"SALUS ET SPE"  c56x1
слава Україна!
"L'union fait la force."

*

LightningBolt

• Perito
  • **
  • 335
  • +56/-82
« Responder #7722 em: Dezembro 09, 2025, 08:17:09 pm »

Como assim? Se até o "hidrográfico" já veio congratular-se com a decisão de se optar pelas FREMM, onde é que vem escrito que os franceses continuam na corrida?  ???

As Fragatas FREMM
06 de dezembro de 2025 às 00:30

António Silva Ribeiro
Almirante ex-CEMGFA

A substituição das fragatas da classe Vasco da Gama por três fragatas FREMM é uma opção de enorme relevância estratégica porque, num contexto em que o Atlântico vê aumentar a presença de submarinos, mísseis e drones, Portugal tem de manter, nas próximas décadas, uma capacidade credível de escolta e projeção naval de alta intensidade.

https://www.cmjornal.pt/opiniao/colunistas/analise-estrategica/detalhe/as-fragatas-fremm

A decisão final não está tomada.

Se repararem,  não há comunicado oficial do Governo Português, nem da FINCANTIERI,  nem da NAVAL GROUP...
Ou seja, mesmo havendo supostas fugas de informação sobre eventuais preferências, não há oficialmente uma escolha.
Assim sendo, qualquer dos competidores mantém condições de poder apresentar propostas que possam eventualmente ser aceites.
A única certeza é que até Fevereiro tudo terá de estar definido...
Podemos fazer um paralelismo com a aquisição do novo caça.
Existe (supostamente) uma preferência. O F35.
No entanto não há uma escolha e o processo mantém-se aberto.
A única diferença em relação às fragatas é a data máxima para a tomada de decisão,  Fevereiro.
Pelo que encontrei por aí,  os franceses não dão o caso como fechado e mantém algumas expectativas sobre a possível venda das fragatas, o que para nós poderá até ser positivo,  facilitando as negociações com os italianos, que supostamente estarão na frente da corrida, mas ainda sem garantias.

ISSO a esta altura seria um GIGANTESCO BALDE DE ÁGUA FRIA! Sinceramente... seria para mim uma autêntica facada... acho que nem voltava mais ao forum...

*

LightningBolt

• Perito
  • **
  • 335
  • +56/-82
« Responder #7723 em: Dezembro 09, 2025, 08:51:51 pm »

FREMM EVO

Não sei se terá algo a ver com isso... mas li num dos links aqui colocados, não sei se pelo Duarte... julgo que foi o link de uma página polaca, que falava para recentrar o equilíbrio do navio com a introdução das novas estruturas de equipamentos de sensores, radares etc, que seria utilizado alumínio.
"Assim sendo, para compensar o aumento de peso do armamento e dos equipamentos eletrónicos, mantendo a flutuabilidade para futuras modernizações, está previsto o uso extensivo de  ligas de alumínio na construção da superestrutura ."

*

LightningBolt

• Perito
  • **
  • 335
  • +56/-82
« Responder #7724 em: Dezembro 09, 2025, 08:54:41 pm »
Alguém conseguiu ter acesso à notícia do diário "Correio da Manhã" de dia 6 de Dezembro?

Contaram-me esta manhã que o texto refere igualmente a aquisição de 3 novos helicópteros (1 por fragata), mas não me conseguiram dar a certeza se estariam ou não a falar do NH90 Sea Lion, ou então do MH-60R que é o preferido pela Armada.

Eu li algures nos "milhentos" artigos que já li que seria 1 helicóptero e que seriam os helicópteros orgânicos ou seja os que vêm com a FREMM EVO.