Integrar o CAMM-ER - mais fácil de convencer os fabricantes envolvidos no projcto do que Mk41e ESSM - era muito interessante, resolvia o problema da "quantidade"; agora como o fazer... aqui => https://www.secretprojects.co.uk/threads/fremm-evo.44660/ falam muito sobre os VLS e, pelo que eu vi, nada é certo.
O CAMM-ER só resolvia a quantidade, se fosse com outro lançador que não o Sylver. Até agora nada indica que realmente é possível fazer quad-pack dos ditos nos Sylver. Se é possível, não se percebe como é que tal não foi usado já como forma de marketing.
Nestas coisas a questão não é o caminho mais fácil. É o potencial de mercado para os italianos, se conseguirem demonstrar a capacidade de integração de outros sistemas de armamento (neste caso Mk-41 e ESSM) nos seus produtos.
Solução que mais gostava de ver nas "nossas" Fremm seria dois módulos Sylver A50 (8x2) para os Aster 30 e 4 módulos ExLS para os CAMM/CAMM ER. Com isso teríamos 16 misseis Aster 30 e 48 misseis CAMM/CAMM ER. Melhor é muito difícil!
Troca os A50 pelos A70, se quiseres um dia mais tarde lançar MdCN.