A "European Patrol Corvette (EPC)" vai ter 2 variantes, inicialmente: a "Full Combat Multipurpose (FCM)" e a "Long Range Multipurpose (LRM)"; já se sabe as diferenças entre as duas versões? E - a razão principal da minha pergunta - ambas as versão vão ter a mesma capacidade para ASW?
O nome dado às variantes não é muito relevante, pois à partida podes configurar os diferentes navios.
Podes ter por exemplo uma versão Full com um radar mais barato, podes abdicar do canhão de 76mm por uma RWS ou canhão de 57mm. Podes ter uma versão "Full-" sem os SSM, etc.
Provavelmente poderás ter o inverso da moeda na versão LRM, em que colocas mais equipamento do que a versão LRM base.
Se a intenção final é ficar com 3 FREMM EVO mais um número ainda desconhecido de EPC, as EPC têm de ser Full. A versão LRM é mais lenta (pior para escoltar outros navios) e foca-se mais em endurance em missões de patrulha.
A configuração das nossas EPC Full parece-me clara, 76mm, VLS (talvez dê para 16, com base em alguns desenhos/maquetes), SSM, CIWS, suite ASW. Nem aue para isso se opte por um radar mais barato, tipo NS100.
Só um breve comentario. Pelo que eu percebi, uma EPC Full Combatant tem o mesmo deslocamento e armamento equivalente que uma BD modernizada. Uma EVO tem um deslocamento de 6500t! 3 EVO+4 EPC+4subs+2 reabastecedpres novos são um salto gigante em termos de capacidade da marinha. Vamos ficar felizes com isso? Por muito que eu quissesse mais , se for isto é retirar a MP da situação de quase irrelevância militar...
Deslocamento não diz nada. As EPC são mais lentas que as BD por exemplo. Em termos de armamento, não é difícil as EPC terem tanto quanto as BD, já que estas últimas são fraquinhas para os padrões actuais.
A questão é como vêm equipadas as EPC. Modelo do radar, do canhão, se têm ou não CIWS, modelo e quantidade de mísseis anti-navio, n⁰ de VLS, etc.
Imagina que as EPC vinham com 8 Harpoon ou 8 Exocet? Seriam um "sidegrade" face às BD. Imagina que vinham sem CIWS? Praticamente um downgrade. Imagina que vêm com apenas 8 VLS, 8 mísseis no total? Seria uma redução face aos 16 das BD.
O equipamento delas é que vai ditar se são ou não um substituto à altura das BD. Se vierem mal equipadas, FREMM IT em segunda sairiam mais baratas e era melhores.
No fim, temos que evitar é que as EPC sejam uma espécie de Tamandaré.