Também só haverá fragatas devido ao SAFE, senão só seriam escolhidas em 2030, com vinda em 2038... Que era o que sempre esteve planeado. 
Mas sub, tu que andas por dentro, o modelo já foi escolhido ou ainda não? 
Já, o problema são as pressões de ultima hora, os jogos de bastidores, etc.
A Marinha quer a FREEM, mas poderá ter outra coisa... FDI ou mesmo F-110, mas é quase certo virem 2+1 FREEM EVO e daqui a uns anos provavelmente EPC ASW...
Cps
Muito triste os cambalachos dignos de um país do terceiro mundo
(O que só pode ser interpretado como tentativas de corrupção...)
Se está escolhido, fechava-se o processo e pronto
Por isso é que esta amostra de país nunca sairá da cepa torta
"Está escolhido mas..." 
Eu entendo bem a frustração de todos, eu próprio estou bastante frustrado com toda esta situação mas a verdade é que este tipo de negócios é muito mais do que simplesmente comprar esta ou aquela fragata. Há muita coisa em jogo, tanto em termos militares, geopolíticos, como financeiros....para o país e para as forças armadas. Se nos focarmos apenas na questão militar, então as FREMM EVO são claramente as preferidas da maioria das pessoas deste forum, eu incluido, mas não é assim que a classe politica deve olhar para este tipo de negócios. Tem que olhar para o negócio como um todo. Se o negócio (completo) das FDI for mais importante para Portugal, por muito que me custe, tenho que entender essa decisão. Aliás, se há dois meses atrás me dissessem que iamos comprar 3 FDI's eu não iria acreditar. É um avanço brutal para a nossa MGP. Mesmo assim preferia de longe as 3 FREMM EVO. Duas para mim já não consigo aceitar tão bem...
De qualquer das formas acho muito importante focarmo-nos no que é mais importante para o país, de forma a alavancarmos a economia e a industria militar portuguesa. Espero que seja isso que Portugal esteja a fazer neste momento e a aproveitar o facto de termos vários interessados para obter um melhor negócio. O problema é a falta de credibilidade desta classe política, que é pouca ou nenhuma... e isso leva a esta sensação de desconfiança e frustração. Ainda há uns dias li um artigo, que hoje não consegui encontrar, de alguém da idD a dizer que Portugal tem que deixar de querer cumprir os programas europeus à letra e focar-se mais no que é mais vantajoso para o país. Era isso que os outros países fazia...
A forma como investirmos hoje, em termos económicos e financeiros, garantirá os investimentos e crescimento das Forças Armadas Portuguesas.
mas que venham lá essas EVO...