Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6795 em: Hoje às 11:16:42 am »
É daquelas situações - como é nosso habito aqui no Fórum, sempre positivos e optimistas :mrgreen: - o que vier vai ser bom; preferencias haverá sempre, mas 2 (ou 3) fragatas novas e "tier 1", recuperação do Arsenal... há uns 2 anos julgávamos um sonho poder ser decidido em 2025.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6796 em: Hoje às 11:18:44 am »
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6797 em: Hoje às 11:31:52 am »
Kôsa mailinda   8)

https://www.facebook.com/reel/852314837546714/

https://eco.sapo.pt/2025/11/25/naval-group-propoe-ao-governo-investir-dezenas-de-milhoes-no-arsenal-do-alfeite/

Tudo aponta para as FDI. Tenho lenços a mais no carro... kleenex. Não vão sobrar para ti e para mim 🥺😢

Com um pacotão desses duvido que os francius não levem, mas para quem nem pensava em fragatas novas até ao ano 2100, venham elas, quanto mais depressa melhor, e que sejam 3  :G-beer2:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6798 em: Hoje às 11:32:44 am »
É daquelas situações - como é nosso habito aqui no Fórum, sempre positivos e optimistas :mrgreen: - o que vier vai ser bom; preferencias haverá sempre, mas 2 (ou 3) fragatas novas e "tier 1", recuperação do Arsenal... há uns 2 anos julgávamos um sonho poder ser decidido em 2025.

2 anos? Nem há 2 meses... :G-beer2:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6799 em: Hoje às 11:34:40 am »
Sempre disse aqui (antes do SAFE);

Nào se bate na mesa 5.5Bi sem negociar.
E 3Bi tambem não.

As 3 fragatas em jogo...
E os 4 caças em jogo...

... em termos de negócio são exatamente a mesma coisa e devem ser tratadas como estamos a ver agora.
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6800 em: Hoje às 11:44:39 am »
Portanto e se o canal do costume no "X" estiver certo, vamos com 3 destas:



Technical specifications
Displacement: 4,500 tons class
Length: 122 meters
Width: 18 meters
Speed: 27 knots
Autonomy: 45 days
Accommodation: crew of 125 + 28 passengers

https://www.naval-group.com/en/first-defence-and-intervention-frigate-fdi-amiral-ronarch-begins-sea-trials

E uma destas:



Length overall 130.00 m
Beam moulded 20.00 m
Depth at sides 7.30 m
Draught max. 5.10 m

https://medialibrary.damen.com/m/307994d353e0ecf4/original/product-sheet-mpss-9000.pdf
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6801 em: Hoje às 11:50:48 am »
Nada mais fácil...
2 FREMM EVO SAFE + 1 opcional LPM
2 FDI SAFE + 1 opcional LPM
Os franceses exploram o A.A.
Os italianos exploram a LISNAVE.
Garantimos 4 fragatas TOP até 2032, com opção para mais 2 até 2035.
Queimamos 4B do SAFE na Marinha.
Resolvemos de uma acentada o problema dos estaleiros A.A. e LISNAVE.
É fazer a petição pública...
João Pereira
 

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6802 em: Hoje às 11:53:02 am »
https://cnnportugal.iol.pt/fragatas/franceses/franceses-prometem-investir-dezenas-de-milhoes-na-industria-se-a-marinha-portuguesa-comprar-fragatas/20251125/6924be9dd34e2bd5c6d45d45

Franceses prometem investir "dezenas de milhões" na indústria se a marinha portuguesa comprar fragatas

Se Portugal optar pelas fragatas francesas de nova geração, a construtora compromete-se a investir dezenas de milhões de euros na modernização do Arsenal do Alfeite e a canalizar uma fatia relevante do contrato diretamente para a economia e indústria nacional, exatamente uma das prioridades já assumidas pelo ministro da Defesa, Nuno Melo
Intensifica-se a "luta" entre empresas de defesa para fornecer a próxima geração de fragatas da marinha portuguesa. A empresa francesa Naval Group anunciou esta terça-feira um plano que promete transformar a indústria naval nacional com o investimento de "dezenas de milhões de euros" para criar um hub industrial no Alfeite, caso o governo português opter por comprar as fragatas de nova geração do fabricante francês.

"O Naval Group apresentou às autoridades portuguesas uma proposta para investir os montantes necessários, estimados em dezenas de milhões de euros, para modernizar o Arsenal do Alfeite e criar um polo industrial naval, reforçando as capacidades industriais navais de Portugal e o apoio a longo prazo à Marinha Portuguesa", revela o grupo através de um comunicado.

Na prática, o Naval Group propõe a criação de uma nova empresa, detida em conjunto com o Arsenal, que ficará responsável pela gestão e execução de todos os futuros contratos de manutenção da Marinha Portuguesa. O fabricante defende que o investimento representaria uma contribuição direta para a "soberania" e para a "autonomia estratégica" do país.

Numa altura em que o Governo continua a estudar as suas opções para a modernização da frota, o grupo francês aposta na cooperação económica para seduzir o executivo, um argumento que o ministro da Defesa, Nuno Melo, já admitiu ser uma das prioridades. O Naval Group afirma 20% do valor total investido na compra das fragatas será devolvido diretamente à economia nacional ao longo do ciclo de vida dos navios.

Atualmente, o governo português encontra-se a avaliar as várias opções para a modernização da armada, depois de a NATO ter revisto os "alvos capacitários" dos vários membros. O executivo português está a estudar a possibilidade de aquisição de duas ou três fragatas, num negócio que pode ascender aos três mil milhões de euros.

Segundo a proposta do grupo francês, a nova entidade a criar não serviria apenas os interesses nacionais. A ambição é transformar o estaleiro da margem sul do Tejo num polo competitivo capaz de atrair clientes internacionais e apoiar as próprias atividades globais do grupo francês, assegurando assim postos de trabalho qualificados e uma carga de trabalho sustentável que não dependa exclusivamente do Orçamento do Estado.

O anúncio desta terça-feira não surge por acaso. Ocorre na véspera de uma visita crucial da principal concorrência, os estaleiros Fincantieri. Os italianos preparam-se para realizar, já esta quarta-feira, o seu próprio "Industry Day" em Lisboa, onde apresentarão a fragata da classe FREMM e as suas propostas de parceria industrial.

A pressão sobre o Ministério da Defesa é máxima. Nuno Melo tem poucos dias até ao final de novembro para fechar o plano de investimento nacional que permitirá a Portugal aceder aos fundos europeus do programa SAFE. Se a aquisição das fragatas for incluída neste pacote, Portugal poderá beneficiar de condições de financiamento vantajosas, mas isso obriga a uma definição rápida sobre quem será o parceiro estratégico.

Para tentar ganhar vantagem na corrida e demonstrar que o compromisso com Portugal vai além das promessas, o Naval Group sublinha o histórico recente de cooperação, destacando a assinatura, a 6 de novembro, de um memorando de entendimento com o LASIGE, unidade de investigação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, para o desenvolvimento na área da defesa.

Além disso, o grupo francês revela que, na sequência de uns "Industry Days" realizados em outubro, já está a cooperar ativamente com 17 empresas portuguesas, de um universo de 45, com o objetivo de as integrar nas cadeias de valor europeias. Uma estratégia que visa provar ao Governo que o "navio" está pronto para zarpar, faltando apenas a "luz verde" para a compra das fragatas
Com uma proposta destas com este retorno para a economia e reabilitação completa do Alfeite com um plano contínuo de investimento e estratégia dificilmente não será a proposta escolhida pelo Governo.

Ou algum dos outros iguala a proposta ou dificilmente terá hipótese mesmo a FREMM e F-110 sendo superiores e preferências da Marinha, neste caso o pacote vai fazer pender a escolha pela FDI, não sendo o melhor das 3 é um salto qualitativo e tecnológico enorme, vamos ver o que acontece.
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6803 em: Hoje às 11:53:23 am »
Portanto e se o canal do costume no "X" estiver certo, vamos com 3 destas:



Technical specifications
Displacement: 4,500 tons class
Length: 122 meters
Width: 18 meters
Speed: 27 knots
Autonomy: 45 days
Accommodation: crew of 125 + 28 passengers

https://www.naval-group.com/en/first-defence-and-intervention-frigate-fdi-amiral-ronarch-begins-sea-trials



"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6804 em: Hoje às 11:53:53 am »
Pergunta para queijinho:

A concretizar-se - como tudo indica - a compra das novas fragatas faz sentido prosseguir com o MLU das VdG, caso seja contratualmente possível e economicamente sensato cancelar a modernização em curso?

Isto porque este MLU só estaria teoricamente terminado pouco antes da entrega das primeiras novas fragatas, creio. Não seria melhor fazer uma revisão profunda de duas fragatas da classe para aguentarem até à chegada dos novos meios?
E depois vendê-las, se ainda tivessem em condições mínimas e houvessem interessados, claro está
Cumprimentos,
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6805 em: Hoje às 11:58:17 am »
Eles andem aí 👀👀👀


Portugal perto de fechar compra de até €3 bilhões em fragatas; Itália e França na disputa
 Redação Forças de Defesa 
25 de novembro de 2025 

https://www.naval.com.br/blog/2025/11/25/portugal-perto-de-fechar-compra-de-ate-e3-bilhoes-em-fragatas-italia-e-franca-na-disputa/

A renovação da frota de escoltas da Marinha Portuguesa entrou em fase decisiva, com os grupos navais italianos e franceses travando uma disputa aberta pelo que pode ser o maior contrato militar de Portugal nos últimos anos. A aquisição prevista de duas ou três fragatas novas, estimada entre €2 e €3 bilhões, está em foco e já supera o valor tradicionalmente associado a programas de submarinos.

Fontes portuguesas confirmam que o italiano Fincantieri e o francês Naval Group são atualmente os dois principais candidatos à licitação. O Naval Group reforçou sua candidatura com uma parceria assinada em novembro com a unidade de pesquisa portuguesa LASIGE, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com o objetivo de desenvolver soluções de I&D em tecnologia naval para apoio à construção futura de fragatas em Portugal.

« Última modificação: Hoje às 11:59:56 am por P44 »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6806 em: Hoje às 11:59:57 am »
Nada mais fácil...
2 FREMM EVO SAFE + 1 opcional LPM
2 FDI SAFE + 1 opcional LPM
Os franceses exploram o A.A.
Os italianos exploram a LISNAVE.
Garantimos 4 fragatas TOP até 2032, com opção para mais 2 até 2035.
Queimamos 4B do SAFE na Marinha.
Resolvemos de uma acentada o problema dos estaleiros A.A. e LISNAVE.
É fazer a petição pública...

Excelente ideia.

Atenção que a LISNAVE não é um problema. É uma empresa próspera.
É um ativo valioso  -  para construir Constelations...

 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6807 em: Hoje às 12:02:46 pm »
Essas vão ser construídas integralmente nos EUA, SE forem realmente feitas.

 :arrow: https://en.wikipedia.org/wiki/Fincantieri_Marinette_Marine
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6808 em: Hoje às 12:05:16 pm »
A naval group não tem NPC no seu portifólio?
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6809 em: Hoje às 12:07:51 pm »
A naval group não tem NPC no seu portifólio?

Para quê? Já temos os NPO 3S a serem construídos em Viana.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...